Hoje trouxemos a receita de falafel, um prato delicioso do Oriente Médio que conquista a todos com sua mistura de grão-de-bico, ervas frescas e uma variedade de temperos.
Embora pareça complicado, fazer falafel é mais simples do que você imagina, mas requer um pouco de planejamento, como deixar o grão-de-bico de molho na noite anterior.
A receita de hoje é bem tradicional, mas a melhor parte é que você pode personalizar sua receita com diferentes temperos para atender ao seu gosto.
Em seguida, veja os ingredientes e como fazer os bolinhos de grão-de-bico.
Falafel
Ingredientes
- ½ kg de grão-de-bico
- 3 dentes de alho
- 1 unidade de cebola picada
- 1 xícara de chá de salsa picada
- 1 xícara de chá de coentro picado
- 2 colheres de sopa de cominho em pó
- ½ colher de chá de páprica
- 1 colher de chá de sal
Modo de preparo
- Primeiramente, coloque o grão-de-bico em uma tigela e cubra-o com o dobro de água fria. Deixe repousar por 12 horas.½ kg de grão-de-bico
- Então, escorra o grão-de-bico após o tempo de repouso.
- Em um processador de alimentos, misture o grão-de-bico com a salsa, o coentro, a cebola e o alho até obter uma pasta firme, úmida, mas com textura.½ kg de grão-de-bico, 1 unidade de cebola, 1 xícara de chá de salsa, 1 xícara de chá de coentro, 3 dentes de alho
- Em seguida, remova a mistura do processador e adicione os condimentos.2 colheres de sopa de cominho, 1/2 colher de chá de páprica, 1 colher de chá de sal
- Logo após, deixe a massa na geladeira por uma hora para firmar e pegar o gosto dos temperos.
- Então, modele bolinhos com aproximadamente 5 cm de diâmetro, umedecendo as mãos.
- Aqueça o óleo em uma frigideira funda e frite os bolinhos até dourarem, o que deve levar cerca de três minutos.
- Logo após a fritura, escorra os bolinhos em um escorredor de metal.
- Sirva e aproveite seus bolinhos de grão-de-bico!
Dúvidas sobre o falafel
Em seguida, você vai desvendar um pouco sobre a história do falafel e sanar algumas dúvidas em relação a sua preparação e mais. Confira!
Qual é a história do falafel?
A história do falafel envolve muitas culturas do Oriente Médio. O nome vem do verbo árabe “falfala,” que significa “tempero,” uma referência aos condimentos usados na receita.
No entanto, a origem do prato é disputada por várias culturas da região, como Síria, Israel, Palestina, Egito, Iêmen e Líbano. Cada país reivindica sua própria versão e tradição de falafel, tornando-o um prato muito querido e diversificado.
Além disso, os judeus iemenitas têm uma contribuição importante, introduzindo o falafel na Palestina no século 20, mostrando como a culinária pode ser influenciada por diferentes culturas ao longo do tempo.
Qual é a diferença entre usar grão-de-bico e fava na receita de falafel?
A principal diferença entre usar grão-de-bico e fava na receita de falafel está no sabor e na textura do prato final. Ambos os ingredientes são leguminosas e podem ser usados para fazer falafel, mas eles proporcionam resultados ligeiramente diferentes:
Grão-de-bico: usar grão-de-bico resulta em um falafel mais leve e macio por dentro, com uma textura mais delicada. O sabor tende a ser mais suave e neutro, permitindo que os temperos e especiarias se destaquem, além disso, o falafel de grão-de-bico é o mais comum.
Fava: usar fava na receita de falafel produz um bolinho com uma textura mais densa e uma cor mais escura. O sabor é geralmente mais terroso e forte em comparação com o grão-de-bico. O falafel de fava é menos comum, mas ainda é apreciado em algumas regiões do Oriente Médio.
Inclusive, algumas receitas usam ambos os ingredientes, sendo, 250 gramas de cada. Assim, a escolha entre grão-de-bico e fava depende do gosto pessoal e da tradição culinária da região, do mesmo modo, ambos são deliciosos, desde que sejam bem preparados com os temperos que mencionamos.
Posso assar o falafel em vez de fritar?
Sim, é possível assar o falafel em vez de fritá-lo. Assar o falafel é uma opção mais saudável, pois reduz a quantidade de óleo utilizada no preparo.
O modo de fazer é bem simples, basta seguir a receita, preaquecer o forno a uma temperatura de 200° C. Em seguida, forme os bolinhos de grão-de-bico, forre a assadeira com papel manteiga, e coloque-os com uma pequena distância.
Então, asse os bolinhos por cerca de 20 minutos, virando-os na metade do tempo, até que fiquem dourados e cozidos por dentro. Vale ressaltar que eles ficarão com uma textura ligeiramente diferente em comparação com os falafels fritos, mas ainda são saborosos e mais saudáveis.
Posso congelar os bolinhos de grão-de-bico para consumo posterior?
Congelar o falafel é uma ótima ideia para ter uma refeição rápida e saborosa à mão. Primeiramente, deixe os bolinhos de grão-de-bico já cozidos esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, coloque-os em um recipiente hermético ou saco para congelamento, garantindo que não fiquem grudados.
É sempre bom etiquetar com a data do congelamento, pois a duração quando congelados é de três meses. Então, quando quiser comê-los, retire do congelador e deixe descongelar na geladeira durante a noite. Depois, você pode aquecê-los no forno, no micro-ondas ou em uma frigideira até que fiquem quentes e crocantes novamente.
Dicas e sugestões para servir o falafel
O falafel é uma deliciosa opção vegetariana do Oriente Médio e você pode servi-lo de diversas maneiras. Em seguida, veja algumas dicas e sugestões:
- Uma maneira tradicional de servir a iguaria é recheando pães sírios ou pitas com os bolinhos, adicionando vegetais frescos, como tomate, pepino e alface, e regando com molhos saborosos.
- Os molhos podem dar um toque especial ao seu falafel. Experimente acompanhá-lo com molho chimichurri, molho de pimenta caseiro ou uma pasta de alho cremosa.
- Sirva o falafel em cima de uma salada fresca de folhas verdes, tomate, pepino e cebola. Regue com azeite de oliva e suco de limão para um toque refrescante.
- Sirva os bolinhos de grão-de-bico com arroz, homus (pasta de grão-de-bico) e tabule (salada de trigo bulgur).
Experimente essa delícia!
Com essas dicas você pode fazer um saboroso falafel de grão-de-bico ou de fava. Na hora de servir, seja em um sanduíche recheado, acompanhado de molhos irresistíveis, ou como parte de uma refeição completa, o bolinho de grão-de-bico é uma opção versátil que agrada e surpreende a todos.
Assim que fizer a receita, volta aqui e comenta como ficou, tenho certeza que você vai amar incluir uma nova refeição em sua rotina alimentar. Aproveita e compartilha em suas redes sociais. Não esqueça de seguir a gente no Instagram @casaeculinariaoficial.
1 Comentários