molho chimichurri

O chimichurri, famoso molho argentino, é conhecido por seu sabor marcante e bem picante. O molho é bastante usado em churrascos, porém, quem já experimentou usa em diversos outros alimentos que vão desde legumes até ovos mexidos. 

Na receita de hoje você vai saber como fazer o tradicional molho chimichurri em casa. Aliás, esse molho pode adicionar um toque especial aos seus pratos favoritos. Um fato curioso é que a história do chimichurri é envolvida em mistérios, mas uma das versões mais populares diz que um comerciante inglês chamado Jimmy Curry, durante o século XIX, o teria inventado enquanto estava na Argentina comprando carne para o Reino Unido. 

Por isso, curiosamente, o nome “chimichurri” pode ser uma variação do nome de Jimmy Curry.

Em seguida, confira os ingredientes e como fazer o molho argentino.

5 de 1 avaliação

Molho chimichurri

Você conhece o molho chimichurri? Sabe onde usar e quais são seus benefícios para a saúde? Confira aqui e faça em casa, é muito fácil!
Porções 10 porções
Tempo de preparo 20 minutes
Tempo total 20 minutes

Ingredientes

  • 1 maço de salsinha bem picada
  • 3 dentes de alho bem picados
  • 2 cebolas bem picadas
  • 1 colher de sopa de orégano
  • ½ colher de sopa de pimenta calabresa
  • ½ colher de sopa de páprica
  • 2 limões apenas o sumo
  • Raspas de 1/2 limão
  • ½ copo de azeite de oliva
  • 2 colheres de óleo girassol ou milho
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  • Primeiramente, em uma tigela funda, misture todos os ingredientes da receita.
    1 maço de salsinha, 3 dentes de alho, 2 cebolas, 1 colher de sopa de orégano, ½ colher de sopa de pimenta calabresa, ½ colher de sopa de páprica, 2 limões, Raspas de 1/2 limão, ½ copo de azeite, 2 colheres de óleo, Sal e pimenta-do-reino
  • Em seguida, leve o molho à geladeira e deixe curtir por pelo menos 1 hora antes de servir.
  • Está pronto. Simples assim!
Autor: Helen Batista
Calorias: 9.1kcal
Custo: R$ 45,00
Refeição: Acompanhamento, Almoço, Salada
Cozinha: Argentina, Uruguaia
Palavra-chave: chimichurri, molho, molho caseiro, molho chimichurri, receita argentina

Dúvidas sobre o molho chimichurri

Apesar de ser um molho bem fácil de fazer, sempre surgem algumas dúvidas a seu respeito. Em seguida, vamos saná-las para que seu molho chimichurri seja um coringa em sua cozinha.

Quando devo usar chimichurri?

O molho chimichurri é um condimento versátil que não requer cozimento. Essencialmente, ele consiste em uma combinação de ervas, limão, azeite e alho, podendo também incluir pimenta e páprica, dependendo da versão. 

A versão que compartilhamos hoje é a tradicional Argentina, então, ele é bem picante. Vale ressaltar que a principal finalidade do tempero chimichurri é realçar o sabor e proporcionar um aroma especial a uma variedade de pratos e ingredientes.

Usa-se o molho para realçar o sabor de churrascos, legumes, filés de frango, carne de porco, peixes e frutos-do-mar. Ele também é ótimo para dar um sabor extra a ovos mexidos, molhos de salada, além de realçar o gosto de pães. 

Quem inventou o molho chimichurri?

Conforme mencionamos no início, a origem exata do molho chimichurri não é muito clara, e há diferentes histórias sobre quem o inventou. Uma delas diz que um comerciante inglês chamado Jimmy Curry, no século 19, criou o molho enquanto estava na Argentina comprando carne para o Reino Unido. O nome “chimichurri” pode ter vindo do nome de Jimmy Curry, mas não há certeza.

Outras versões sugerem que soldados argentinos ou imigrantes europeus podem ter desenvolvido o molho. De qualquer maneira, o chimichurri é agora um condimento popular na culinária argentina, sendo usado em todo o mundo para dar sabor a diversas comidas.

Como conservar molho chimichurri?

Conservar o molho chimichurri é simples! Basta colocá-lo em um pote hermético e guardá-lo na geladeira. Dessa forma, ele pode ser mantido com segurança por até 10 dias. 

Isso ajuda a manter o seu sabor fresco e delicioso para que você possa usá-lo em suas refeições sempre que quiser. Certifique-se de fechar bem o pote para evitar que o ar entre e prejudique o molho. 

Você também pode, do mesmo modo, congelar o molho. Nesse caso, ele dura até 2 meses no freezer.

Quais são os benefícios do chimichurri?

O chimichurri é um tempero delicioso e, além de dar sabor às suas refeições, também pode oferecer alguns benefícios à saúde. Embora não seja um superalimento, ele contém ingredientes que podem ser bons para você. Veja, em seguida, alguns benefícios do chimichurri:

  • Antioxidantes: o alho e as ervas presentes no chimichurri são ricos em antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.
  • Anti-inflamatório: algumas ervas do chimichurri, como o alecrim e o orégano, têm propriedades anti-inflamatórias que podem ser benéficas para a saúde.
  • Aumento do sabor: o chimichurri pode incentivar o consumo de vegetais, carnes magras e outros alimentos saudáveis, tornando as refeições mais saborosas e agradáveis.

Dicas e sugestões para servir o molho chimichurri

Em seguida, você vai ver apenas algumas ideias e sugestões para servir o molho, no entanto, o chimichurri é versátil, então, use de muitas maneiras criativas na cozinha. Confira:

  • Churrasco: o chimichurri é um acompanhamento clássico para churrascos de carne vermelha. Ele adiciona um toque fresco e picante às carnes grelhadas, como bife, picanha e costelas.
  • Frango assado: experimente regar frangos inteiros ou pedaços de frango com chimichurri antes de assar. O tempero dará um sabor incrível e uma cor vibrante à carne de frango.
  • Peixe grelhado: use o chimichurri como molho para peixes grelhados, como salmão, tilápia ou camarões. O contraste entre o sabor do marisco e o tempero picante é delicioso.
  • Saladas: misture o chimichurri com azeite de oliva e use como molho para saladas verdes ou de legumes. É uma maneira saudável de dar sabor às suas saladas.
  • No feijão: experimente adicionar uma colher de chimichurri ao feijão, misturar e se deliciar com pedaços de pão ou torrada. 

Mas é tempero ou molho?

Os dois! O chimichurri pode ser usado como um tempero antes de assar carne, frango ou peixe, mas também um molho quando estes ingredientes estão prontos. Por isso, falamos que ele é bem versátil. 

E o que o torna assim é sua combinação de ervas frescas, alho, cebola, limão, e outros ingredientes picantes. Mas claro que se desejar, você não precisa colocar a pimenta calabresa e manter o molho menos ardido.

Então, agora que já conhece o segredo do chimichurri, não hesite em experimentar e descobrir como ele pode transformar suas refeições. Conte esse segredo culinário para amigos e familiares compartilhando nossa receita e seguindo nosso Instagram @casaeculinariaoficial.