Molho de pimenta em potinho de vidro com limão ao lado

O molho de pimenta é o tempero queridinho dos brasileiros e não pode faltar em todas as refeições. Seja o molho com gosto mais adocicado ou aquele com gosto bem picante, não há quem não goste desse toque especial que deixa os pratos muito mais saborosos.

Além do sabor marcante, preparar um molho de pimenta caseiro é uma ótima opção para quem deseja manter uma alimentação mais saudável e livre de conservantes e outros itens industrializados que não fazem bem para a saúde.

Além disso, você pode dar aquele toque especial do chefe, acrescentando especiarias e temperos para deixar o molho com a sua identidade e ainda mais sabor.

Então, para te ajudar nessa missão, nós do Casa e Culinária preparamos este conteúdo com uma dica fácil e rápida para preparar um molho de pimento caseiro muito gostoso e que vai deixar os seus pratos com um gostinho especial. Então, venha com a gente e confira os ingredientes necessários e como fazer.

5 de 1 avaliação

Molho de pimenta caseiro

O molho de pimenta é o tempero queridinho dos brasileiros e não pode faltar em todas as refeições. Então, veja agora como preparar em casa.
Porções 8 porções
Tempo de preparo 5 minutes
Tempo total 5 minutes

Ingredientes

  • 50 g de pimenta dedo de moça
  • 1 colher de café de sal
  • Suco de um limão
  • 3 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo

  • Lave bem as pimentas dedo de moça sob água corrente. Retire as sementes e as partes internas brancas, que são as partes mais picantes da pimenta. Essas partes podem ser reservadas caso você queira que o molho fique mais ardido. Pique as pimentas em pedaços menores para facilitar a trituração no liquidificador.
  • Descasque e amasse os dentes de alho para liberar seus sabores.
  • No liquidificador, adicione os pedaços de pimenta dedo de moça picados, os dentes de alho amassados e o sal.
    50 g de pimenta, 3 dentes de alho, 1 colher de café de sal
  • Inicie o liquidificador em uma velocidade baixa para que os ingredientes comecem a se misturar. Caso tenha optado por usar as sementes e partes internas brancas das pimentas, você pode adicioná-las nesta etapa.
  • Com o liquidificador ainda funcionando, adicione gradualmente o azeite de oliva. Isso ajudará a criar uma textura mais suave e homogênea para o molho.
    3 colheres de sopa de azeite
  • Em seguida, esprema o suco de um limão diretamente no liquidificador. O suco de limão adiciona um toque cítrico que realça os sabores e ajuda a conservar o molho.
    Suco de um limão
  • Aumente gradualmente a velocidade do liquidificador para obter uma mistura bem homogênea. Continue misturando até que todos os ingredientes estejam completamente triturados e incorporados.
  • Se desejar um molho mais espesso, acrescente uma colher de sopa de farinha de trigo ao liquidificador. Isso ajudará a engrossar o molho enquanto o mistura novamente até que a farinha esteja bem incorporada.
  • Prove o molho e ajuste o tempero conforme necessário. Se preferir um molho mais picante, você pode adicionar mais pimenta dedo de moça. Se preferir mais suave, pode adicionar um pouco mais de azeite ou até mesmo um toque extra de suco de limão.
  • Transfira o molho de pimenta caseiro para um recipiente de vidro esterilizado. Guarde-o na geladeira, onde ele pode ser mantido por algumas semanas.
Autor: Larissa Domingos
Calorias: 60kcal
Custo: R$ 20,00
Refeição: Molho
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: molho, molho apimentado, molho caseiro, molho de pimenta, pimenta

Como conservar o molho de pimenta caseiro

O molho de pimenta é um dos temperos mais fáceis de preparar e leva menos de cinco minutos para ficar pronto. Então, se você gosta de molhos sempre novos e frescos, essa é uma ótima opção para preparar mesmo nos dias mais corridos.

Porém, mesmo assim é importante saber como conservar o molho e aumentar a sua durabilidade. Para isso, coloque-o em potes de vidro com tampa e mantenha em ambiente fresco e arejado.

Além disso, para evitar contaminações, evite o contato direto com a pele e use sempre uma colher para consumir. Assim, o molho pode durar até duas semanas sem perder o sabor, aroma ou nutrientes.

Como deixar o molho de pimenta menos picante

Quando o assunto é molho de pimenta, tem intensidade para todos os gostos, desde aqueles que gostam do molho mais forte, até aqueles mais sensíveis ao ardor.

Então, se você gosta de um leve ardidinho na boca, saiba que tem como deixar o seu molho mais fraco sem perder o sabor delicioso desse tempero. Para isso, misture ao molho meio tomate e bata até misturar bem. Experimente e veja se agradou o seu paladar.

Além disso, você também pode acrescentar na receita uma colher de chá de mel e dar um toque especial adocicado no seu molho. Essa combinação fica uma delícia com pratos a base de carne.

Experimente essa delícia

Você já aprendeu várias dicas para preparar o molho de pimenta ou ainda deixá-lo com um gostinho especial, para dar aquele toque nos seus pratos. Portanto, chegou a hora de experimentar e nos contar o que achou das nossas dicas.

E para acompanhar o molho de pimenta, veja também nossas dicas de pasta de alho e molho rosé. Essas combinações podem deixar o seu churrasco, saladas, massas e pães ainda mais saborosos e completos.