Enroladinho de salsicha em mesa de madeira

Se você quer surpreender a sua família com um lanche delicioso, experimente fazer enroladinho de salsicha! Com essa receita prática e rápida, você pode preparar um petisco que agrada a todos. Aprenda como fazer agora mesmo!

Antes de mais nada, quem aí nunca foi a um aniversário infantil das antigas e tinha esse salgado? Pois é, acho que todo mundo! Claro, claro, hoje em dia também tem, mas naquela época era ainda mais presente, não era?!

Então, o enroladinho de salsicha é basicamente uma massa salgada, enrolada em uma salsicha cortada ao meio, e assada no forno, é simplesmente uma delícia.

Porém ele não surgiu do nada. Acredita-se que ele se originou na Alemanha, e em 1800 foi levada para os Estados Unidos por imigrantes alemães. Contudo, mesmo sendo muito popular, cada cultura tem sua própria versão da receita.

Além disso, é algo super simples de se fazer e combina perfeitamente para um lanche da tarde diferente, ainda mais se você tem filhos, com certeza eles irão pirar, que criança não gosta de salsicha, afinal?

Se você está com água na boca, vamos logo para a receita!

Ingredientes

  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
  • 1 xícara de chá de leite morno
  • 1/4 xícara de chá de óleo
  • 2 ovos
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 20 unidades de salsichas cortadas ao meio
  • Gemas de ovo para pincelar a massa

Como fazer enroladinho de salsicha

  1. Primeiramente, em uma tigela dissolva o fermento e o açúcar até virar uma mistura líquida.
  2. Após isso, junte o leite, o ovo, o óleo, o sal e a farinha de trigo.
  3. Em seguida, sove (amasse bem) a massa até que fique lisa e homogênea.
  4. Após isso, divida a massa em duas porções iguais e cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
  5. Após a massa ter descansado, com a ajuda de um rolo abra ela e corte em rodelas.
  6. Feito isso, corte as salsichas ao meio e enrole-as na massa.
  7. Por fim, unte uma forma com margarina e pincele os enroladinhos com a gema do ovo.
  8. Então, leve para assar até dourar e seus enroladinhos estarão prontos.

Forno e tempo de cozimento

Para garantir que seus enroladinhos de salsicha fiquem perfeitos, é importante prestar atenção no tempo de cozimento e na temperatura do forno. O ideal é pré-aquecer o forno a 180°C e deixar os enroladinhos assando por cerca de 20 minutos, ou até que fiquem dourados. Fique de olho para não deixar passar do ponto e ressecar a massa. Com essas dicas, seu lanche da tarde será um sucesso!

Dicas para deixar o enroladinho ainda mais saboroso

Além da receita básica de enroladinho de salsicha, existem algumas dicas para deixar o seu lanche ainda mais saboroso. Você pode adicionar queijo ralado por cima dos enroladinhos antes de levá-los ao forno, ou até mesmo colocar um pouco de molho de tomate ou mostarda na massa antes de enrolar. Outra opção é trocar a salsicha por linguiça ou presunto, para variar o sabor. Experimente essas dicas e surpreenda a sua família com um lanche delicioso!

Dúvidas mais frequentes sobre o enroladinho de salsicha

Como fazer para o enroladinho de salsicha não abrir?

Para evitar que o enroladinho de salsicha abra durante o preparo, existem algumas dicas importantes a serem seguidas. Primeiramente, enrole bem a massa ao redor da salsicha, garantindo que fique bem fechadinho.

Além disso, ao dispor os enroladinhos em uma assadeira, deixe uma pequena distância entre eles, permitindo que cresçam uniformemente.

Outra dica é pincelar a massa com gema de ovo antes de assar, o que ajuda a selar e dar um aspecto dourado e apetitoso. Ao seguir essas orientações, você terá enroladinhos de salsicha perfeitamente fechados e irresistíveis.

Qual a validade do enroladinho de salsicha?

Em geral, quando armazenado em temperatura ambiente, recomenda-se consumir o enroladinho em até 24 horas após o preparo. Se desejar prolongar a validade, é possível refrigerar os enroladinhos em um recipiente fechado por até 3 dias.

Caso prefira congelar, embrulhe-os individualmente em papel alumínio ou plástico filme e coloque-os em um saco plástico para freezer. Dessa forma, poderão ser mantidos no freezer por até 3 meses.

Ao consumir, basta aquecê-los no forno pré-aquecido por alguns minutos até ficarem quentes e crocantes novamente.

Pode substituir o fermento fresco pelo fermento seco?

Sim, é possível substituir o fermento biológico fresco pelo fermento biológico seco. Para essa troca, utilize 1/3 da quantidade indicada de fermento fresco. Por exemplo, se a receita pede 2 tabletes de fermento fresco, você pode utilizar cerca de 10 gramas de fermento biológico seco.

Lembre-se de dissolver o fermento seco em um pouco de água morna ou leite morno antes de adicionar aos demais ingredientes da massa. Essa substituição permitirá chegar a resultados similares na textura e sabor dos enroladinhos de salsicha.

Sugestões e acompanhamentos

Agora que você já sabe como fazer a receita de enroladinho de salsicha, que tal você testar, além dela em sua versão original, um enroladinho de salsicha diferente?

Você pode acrescentar outros tipos de farinha na massa, ou até mesmo fazer com farinha sem glúten, pode também colocar fatias de queijo em fatias ou queijo cremoso no meio da salsicha para ficar ainda mais gostoso, imagina só aquele queijinho derretido….uhnnnnn dá água na boca, não é?!

Além disso, essa receita de enroladinho de salsicha, ficaria perfeita com um molho rosé em uma festa de aniversário ou uma recepção entre amigos. Imagine só uma mesa com enroladinhos de salsicha, junto com pão de queijo, quiche de diferentes sabores, uma deliciosa esfiha e aquela coxinha que não pode faltar! Se for fazer, nos convide hein?!

Você gostou da nossa receita de enroladinho de salsicha?

Por fim, nos conte aqui nos comentários o que você achou da nossa receita de enroladinho de salsicha e se você já o fez assim ou com algum tipo de variação e qual variação foi essa.

5 de 3 avaliações

Enroladinho de salsicha

Procurando um lanche delicioso? Experimente esta receita perfeita de enroladinho de salsicha! Fácil de fazer e perfeito para qualquer ocasião
Porções 40 porções
Tempo de preparo 35 minutes
Tempo total 35 minutes

Ingredientes

  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
  • 1 xícara de chá de leite morno
  • ¼ xícara de chá de óleo
  • 2 ovos
  • 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 20 unidades de salsichas cortadas ao meio
  • Gemas de ovo para pincelar a massa

Modo de preparo

  • Primeiramente, em uma tigela dissolva o fermento e o açúcar até virar uma mistura líquida.
    2 tabletes de fermento biológico, 1 colher de sopa de açúcar
  • Após isso, junte o leite, o ovo, o óleo, o sal e a farinha de trigo.
    1 colher de café de sal, 1 xícara de chá de leite morno, 1/4 xícara de chá de óleo, 2 ovos, 4 xícaras de chá de farinha de trigo
  • Em seguida, sove (amasse bem) a massa até que fique lisa e homogênea.
  • Após isso, divida a massa em duas porções iguais e cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
  • Após a massa ter descansado, com a ajuda de um rolo abra-a e corte em rodelas.
  • Feito isso, corte as salsichas ao meio e enrole-as na massa.
    20 unidades de salsichas
  • Por fim, unte uma forma com margarina e pincele os enroladinhos com a gema do ovo.
    Gemas de ovo
  • Então, leve para assar até dourar e seus enroladinhos estarão prontos.
Autor: Gabriella Gonzalez
Calorias: 70kcal
Custo: R$ 25,00
Refeição: Lanche, Snack
Cozinha: Alemã
Palavra-chave: enroladinho, enroladinho de salsicha para festa, enroladinho para festa, receita com pão, receita com salsicha, salgado de salsicha, salsicha