É bem sem graça servir torradinhas e pães sem um patêzinho para acompanhar, não é? Por isso, decidimos hoje te ensinar como preparar um patê de gorgonzola, um queijo levemente controverso, pois quem ama o defende, mas quem odeia não quer nem papo!
Se você nunca experimentou o gorgonzola, saiba que ele tem um gosto forte e picante, com um toque salgado (dependendo do tipo e do tempo de maturação), portanto, se você não gosta de sabores mais marcantes, tente preparar um patê de frango, por exemplo, pois será mais fácil de agradá-lo.
Sem mais delongas, confira a receita:
Ingredientes
- 50 g de gorgonzola
- ¼ de caixa de creme de leite (aproximadamente 50 ml)
- 2 colheres de sopa de requeijão
- Ervas finas a gosto
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Como fazer um patê de gorgonzola
- Primeiramente, amasse o gorgonzola com um garfo até que fique bem desfeito.
- Logo em seguida, adicione o creme de leite ao gorgonzola amassado e misture bem até que fique homogêneo.
- Então, adicione o requeijão à mistura e continue mexendo até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.
- Se necessário, ajuste a textura do patê adicionando um pouco mais de creme de leite ou requeijão, dependendo da consistência desejada.
- Transfira o patê para um recipiente apropriado e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir para que os sabores se misturem bem.
- Após 30 minutos, você já pode servir seu patê acompanhado por pães ou torradas. E se desejar, você pode adicionar ervas finas ou uma pitada de pimenta-do-reino.
Patê de gorgonzola
Ingredientes
- 50 g de gorgonzola
- ¼ de caixa de creme de leite (aproximadamente 50 ml)
- 2 colheres de sopa de requeijão
- Ervas finas a gosto
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Primeiramente, amasse o gorgonzola com um garfo até que fique bem desfeito.50 g de gorgonzola
- Logo em seguida, adicione o creme de leite ao gorgonzola amassado e misture bem até que fique homogêneo.1/4 de caixa de creme de leite
- Então, adicione o requeijão à mistura e continue mexendo até que todos os ingredientes estejam bem incorporados.2 colheres de sopa de requeijão
- Se necessário, ajuste a textura do patê adicionando um pouco mais de creme de leite ou requeijão, dependendo da consistência desejada.
- Transfira o patê para um recipiente apropriado e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de servir para que os sabores se misturem bem.
- Após 30 minutos, você já pode servir seu patê acompanhado por pães ou torradas. E se desejar, você pode adicionar ervas finas ou uma pitada de pimenta-do-reino.Ervas finas, 1 pitada de pimenta-do-reino
Dúvidas comuns sobre o patê de gorgonzola
Embora o gorgonzola forneça proteínas e cálcio, seu alto teor de gordura saturada e sódio deve ser levado em conta. Portanto, não é um prato tão saudável assim, o certo é equilibrá-lo e não consumí-lo em excesso.
Sim, o queijo gorgonzola pode ser consumido cru. Ele é frequentemente apreciado em saladas, servido com frutas ou pães, e utilizado em tábuas de queijos.
Algumas frutas que combinam com o patê são: pera, maçã, uva e figo. Se você for servir o patê em uma tábua de frios, experimente colocar em volta essas frutas.
Prepare outros patês para servir na sua mesa mais opções!
Além do patê de gorgonzola de hoje, o Casa e Culinária também separou outros sabores de patês para você servir de entradinha ou na sua tábua de frios, que também ensinamos a montar. Confira:
- Atum: a receita de patê de atum é uma excelente forma de tornar seus lanches ainda mais saborosos e saudáveis. Além de ser uma ótima combinação para torradas, também serve para o preparo de sanduíches e fazer o patê de atum é muito simples!
- Peito de peru: sua preparação é fácil, já que conta com ingredientes básicos da cozinha. Além disso, este patê oferece uma alternativa leve e saudável para alimentação. Experimente preparar esse patê para a sua tábua de frios.
- Azeitona: Simples e delicioso, o patê de azeitona é uma receita fácil e bem querida. Embora muitas pessoas não gostem de azeitona, ainda sim vale a pena experimentar o patê, pois ele traz uma consistência bem diferente.
- Alho: Preparar um patê de alho caseiro pode ser uma ótima opção para incrementar seus pratos e petiscos. Que tal experimentar?
- Camarão e salmão com catupiry: o patê de camarão e salmão com catupiry, é uma combinação ousada, mas deliciosa. Além de poder ser usado em torradinhas e pães (os mais comuns), ele também combina com diversos pratos, ou seja, desde aquele canapé coringa nas entradas das refeições, até mesmo em saladas e recheios de tortas. Não é um máximo?
O que achou da receita de hoje?
Agora, gostaríamos de saber o que você achou da receita de patê de gorgonzola que compartilhamos hoje. Foi fácil de fazer? Ou sentiu alguma dificuldade? Além disso, decidiu preparar algum outro sabor de patê? Conta tudo!
E também, se você tem outras dicas de como servir esse delicioso patê, compartilhe conosco, inclusive, comenta lá no Instagram @casaeculinariaoficial.
Ah, e não esqueça de enviar essa receita para suas redes sociais, afinal, o que é bom precisa ser compartilhado, não é?
Até a próxima receita!
1 Comentários