Frango na panela de pressão

Esse frango na panela de pressão é um acompanhamento simples, mas completamente delicioso e uma ótima opção de proteína. Aliás, quando precisamos de um prato rápido sempre recorremos à panela de pressão, afinal, ela ajuda demais na cozinha.

Claro que, apesar de útil, é preciso ter cuidado com o utensílio, por isso, além das dicas e dúvidas sobre o preparo do frango na panela de pressão, também vamos focar nos cuidados que devemos ter com ela.

Em seguida, veja como é simples preparar essa receita e logo após, confira algumas dicas para incrementar e deixar o frango ainda mais saboroso.

5 de 1 avaliação

Frango na panela de pressão

O frango na panela de pressão é uma proteína saborosa que pode ser preparado com diversos acompanhamentos, confira aqui a receita!
Porções 6 pedaços
Tempo de preparo 10 minutes
Tempo de fogo 20 minutes
Tempo total 30 minutes

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 unidades de cebolas grandes, em pedaços
  • 1 kg de coxa e sobrecoxa
  • 4 unidades de tomates sem pele e sem sementes cortados
  • 2 colheres de sopa de azeitonas picadas
  • 1 colher de sopa de colorau
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 3 colheres de sopa de cheiro-verde

Modo de preparo

  • Primeiro, aqueça o azeite em uma panela de pressão e refogue o alho e a cebola.
    1 colher de sopa de azeite, 2 dentes de alho, 2 unidades de cebolas
  • Em seguida, adicione o frango e deixe dourar completamente.
    1 kg de coxa e sobrecoxa
  • Acrescente os tomates, o colorau, a azeitona e o caldo de galinha.
    4 unidades de tomates, 2 colheres de sopa de azeitonas, 1 colher de sopa de colorau, 2 tabletes de caldo de galinha
  • Então, despeje meia xícara de água na panela.
  • Em seguida, tampe a panela de pressão e cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos após o início da pressão.
  • Logo após liberar a pressão, abra a panela e continue cozinhando por mais 5 minutos em fogo baixo.
  • Finalize adicionando o cheiro-verde, misture bem e sirva em seguida!
    3 colheres de sopa de cheiro-verde
Autor: Helen Batista
Calorias: 110kcal
Custo: R$ 55,00
Refeição: Almoço, Jantar
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: frango, frango na panela de pressão, frango rápido na panela de pressão, frango simples na panela de pressão, receitas de frango

Dúvidas sobre o frango na panela de pressão

Apesar de simples, sempre surgem algumas dúvidas sobre o preparo do frango na panela de pressão. Um exemplo é saber diferenciar o frango da galinha quando for comprar. Além disso, será que podemos cozinhar o frango congelado?

Em seguida, vamos sanar suas dúvidas, confira!

Qual o tempo ideal para cozinhar o frango sem ele desmanchar?

O tempo de cozimento ideal para o frango pode variar dependendo do corte e da forma de preparo escolhida. Na panela de pressão, para o peito de frango, geralmente, é recomendado cerca de 15 minutos em fogo médio. 

No entanto, quando se trata de coxas e sobrecoxas, o ideal é deixar 20 minutos em fogo médio após o início da pressão. Decorrido esse tempo, após tirar a pressão, enfie um garfo em um dos pedaços de frango. Se ele sair com facilidade, sem desmanchar, o frango está no ponto ideal.

Lembre-se que ainda vamos refogar para pegar o gosto dos temperos por cerca de 5 minutos, então, não ultrapasse esse tempo.

Além disso, é importante evitar cozinhar o frango em fogo muito alto, pois isso pode resultar na perda de sua textura e no desmanche da carne. Por isso, não tenha pressa e mantenha o fogo médio para um cozimento brando, assim, você preserva o sabor e suculência do frango.

Posso cozinhar o frango congelado na panela de pressão?

Embora o ideal seja descongelar o frango, você pode cozinhá-lo congelado na panela de pressão, mas é importante fazê-lo de maneira segura para garantir que o frango seja cozido de forma uniforme.

Uma dica, caso queira cozinhar o frango congelado, é cortá-lo em pedaços menores, especialmente se você estiver lidando com peças grandes. Isso permite um cozimento mais uniforme e rápido.

Quando congelado, o tempo de cozimento pode variar e você deve deixá-los na pressão por 30 minutos em fogo médio.

Qual a diferença entre frango e galinha?

A diferença entre frango e galinha está relacionada à fase de vida das aves. Assim, o termo frango refere-se a uma ave jovem, sendo que sua carne é mais macia e fácil de cozinhar. Quando o frango vira um galo, ele não é tão procurado para o consumo.

Por outro lado, as galinhas, especialmente as versões caipiras criadas de maneira mais rústica, são apreciadas mesmo na fase adulta. Já as galinhas criadas em cativeiro costumam ter a carne mais dura.

Em nossa receita, o ideal é usar frangos jovens, para aproveitar uma refeição macia e suculenta.

Cuidados ao usar a panela de pressão

Utilizar a panela de pressão com segurança é fundamental, por isso, antes de tudo, confira a vedação para evitar vazamentos de vapor. Além disso, não encha a panela até a borda, deixe espaço seguro para o vapor. 

Siga rigorosamente os tempos de cozimento indicados nas receitas e logo após o cozimento, aguarde a liberação natural da pressão, evitando abrir a panela prematuramente. 

Realize a manutenção regular da panela, trocando a vedação e verificando a válvula de segurança conforme as instruções do fabricante. Com esses cuidados simples, você aproveitará os benefícios da panela de pressão de forma segura na sua cozinha.

Dicas e sugestões para servir e incrementar o frango na panela de pressão

O frango feito na panela de pressão é uma opção deliciosa e prática para as refeições do dia a dia. Porém, você pode dar um toque ao prato unindo com outras receitas. Veja em seguida:

  • Arroz soltinho: o clássico arroz combina perfeitamente com o frango. Prepare um arroz branco soltinho ou opte por uma versão mais elaborada, como um risoto de cogumelos.
  • Legumes gratinados: para um toque saudável, prepare legumes gratinados no forno. Abobrinha, cenoura e brócolis são ótimas opções. 
  • Incrementar com milho e ervilha: adicione milho e ervilha ao frango enquanto cozinha na panela de pressão. Eles darão uma textura crocante e um sabor adocicado ao prato.
  • Molho chimichurri: o molho chimichurri é uma opção picante e deliciosa. Sirva o frango com esse molho à base de ervas, alho e especiarias para um toque argentino.
  • Macarrão de abobrinha: para uma versão low carb, substitua o macarrão tradicional por macarrão de abobrinha. É uma maneira saudável e deliciosa de acompanhar o frango.

Receita simples com várias possibilidades

O frango na panela de pressão oferece uma infinidade de possibilidades para criar refeições saborosas e versáteis. Desde o tradicional acompanhamento de arroz até opções mais criativas, como legumes gratinados, o frango pode ser o protagonista de refeições deliciosas em qualquer ocasião. 

A adição de milho, ervilha e molho chimichurri eleva o sabor a um novo patamar, enquanto o macarrão de abobrinha oferece uma alternativa saudável e de baixo carboidrato. Portanto, não importa qual combinação você escolha, o frango na panela de pressão sempre será uma escolha acertada para saciar seu apetite e agradar ao paladar de todos. 

Agora que você já sabe como preparar um frango na panela de pressão perfeito, em seguida, compartilhe essa receita e marque a gente @casaeculinariaoficial.