Farofa de cuscuz servida em prato de cor escura

Você está pronto para descobrir uma deliciosa e tradicional receita nordestina? A farofa de cuscuz é um prato incrível, fácil de preparar e cheio de sabor. Com apenas alguns ingredientes muito simples, você será capaz de se deliciar com um prato único.

Neste post, vamos compartilhar com você como preparar uma extraordinária farofa de cuscuz. Para qualquer ocasião – seja no almoço, jantar ou até mesmo no café da manhã -, esta receita mostrará como transformar uma refeição simples em um momento verdadeiramente especial.

Continue lendo para descobrir todos os detalhes da minha receita irresistível!

5 de 1 avaliação

Farofa de cuscuz

Gosta de receitas com milho? Então você vai amar fazer essa receita de farofa de cuscuz, prática e saborosa para as refeições do dia a dia.
Porções 4 pessoas
Tempo de preparo 15 minutes
Tempo de fogo 20 minutes
Tempo total 35 minutes

Ingredientes

Cuscuz

  • 250 g de flocão de milho
  • 1 xícara de chá de água
  • Sal à gosto

Complementos para a farofa

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 150 g de bacon ou linguiça calabresa picada
  • 1 cebola picada
  • 3 tomates picados
  • 4 ovos fritos opcionais
  • Sal à gosto
  • Cebolinha à gosto

Modo de preparo

  • Vamos iniciar o preparo colocando o flocão de milho em um recipiente
    250 g de flocão de milho, 1 xícara de chá de água, Sal
  • O próximo passo é adicionar sal a gosto e em seguida adicionar a água, misturar e deixar hidratar por 10 a 20 minutos
  • Enquanto o cuscuz hidrata, organize os outros ingredientes para a montagem da farofa.
  • Passados os 10 a 20 minutos, coloque o cuscuz hidratado em uma panela de cozimento a vapor ou cuscuzeira e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que os flocos estejam bem fofinhos. E reserve.
  • Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e refogue a cebola até que fique levemente dourada, em seguida adicione os tomates em cubos, deixe refogar um pouco e reserve
    2 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola, 3 tomates
  • Em uma outra frigideira, adicione o azeite e refogue o bacon ou linguiça calabresa e adicione à mistura de cebola e tomates refogados.
    1 colher de sopa de azeite, 150 g de bacon
  • Logo depois, na mistura da frigideira, adicione o cuscuz, sal à gosto e misture bem, até que a massa absorva todo o sabor dos ingredientes refogados.
    Sal
  • Por fim, caso você goste, adicione os ovos fritos e cebolinha à mistura.
    4 ovos fritos, Cebolinha
Autor: Ana Queiroga
Calorias: 150kcal
Custo: R$ 20,00
Refeição: Café da manhã, Café da tarde, Jantar
Cozinha: Brasileira, Nordestina
Palavra-chave: cuscuz, cuscuz nordestino, farofa com cuscuz, farofa de cuscuz, receita facil para o café da manhã, receita facil para o jantar

Sua farofa de cuscuz está pronta para ser servida! Certamente foi muito fácil fazê-la!

Além disso, essa farofa também combina perfeitamente como acompanhamento de uma carne de sol na nata incrível. Entretanto, fique sabendo que fica ainda melhor quando servida junto com porções de feijão verde e arroz branco em um almoço ou jantar incrível.

Assim, sirva-a quente e aproveite esse sabor único, que foi intensamente aprimorado pela culinária nordestina, diretamente em sua mesa.

Qual a diferença entre cuscuz e flocão de milho?

O prato conhecido como cuscuz teve origem na África, onde as pessoas o preparavam a partir de uma farinha resultante do processamento de sêmola de cereais, sendo o trigo um dos principais ingredientes.

No entanto, no Brasil, o cuscuz é preparado com uma variedade de ingredientes, sendo um deles os flocos grossos de milho, mais conhecidos como flocão de milho.

Por isso, o flocão de milho possui o papel de ingrediente principal no preparo do cuscuz brasileiro. Desta forma, a diferença entre o cuscuz e o flocão de milho é que o flocão de milho é um tipo de farinha de flocos grossos e o cuscuz é o resultado de uma receita que tem o flocão como ingrediente principal.

Como hidratar o flocão de milho para fazer farofa de cuscuz?

O processo de hidratar o flocão de milho para fazer a farofa de cuscuz é uma etapa importante para qualquer receita com este ingrediente. Pois um flocão bem hidratado vai resultar em uma farofinha fofinha e de consistência macia, que é o segredo para o sucesso do prato.

Portanto, para hidratar seu flocão, basta que você coloque a porção desejada em um recipiente e adicione água aos poucos, até que toda a massa esteja levemente molhada, mas sem enxarcar.

Feito isto, é só aguardar de 10 a 20 minutos, para que os grãos absorvam bem a água. E, desta maneira, o seu flocão ficará completamente hidratado.

Qual a diferença entre fubá e flocão de milho?

O fubá e o flocão de milho são farinhas feitas a partir dos grãos de milho. Portanto, a diferença entre eles está no modo de preparo dos grãos.

Dessa forma, o flocão de milho é uma farinha obtida através dos grãos de milho hidratados, triturados em flocos grossos e depois torrados. Em contrapartida, o fubá é um tipo de farinha de milho, bem mais triturada do que o flocão e que absorve mais água no preparo das suas receitas.

Por isso, o fubá é muito utilizado em receitas de bolo, mingau, broas, polentas e cremes de milho. Em contrapartida, o flocão é mais utilizado para o preparo do cuscuz, farofa de cuscuz e alguns tipos de bolo.

Aprecie sua farofa de cuscuz

O que você achou da nossa receita exclusiva de farofa de cuscuz? Muito fácil não é mesmo?

Então aproveite e se delicie com esse prato incrível que te ensinamos hoje. E quando fizer não esqueça de marcar o @casaeculinariaoficial nas suas postagens das redes sociais. Ficaremos felizes em repostar suas receitas.

Ademais, deixe aqui seu comentário sobre a nossa receita de farofa de cuscuz e como você costuma fazer em sua casa, nós vamos adorar saber.