Se você já experimentou a banoffee sabe o quanto a torta de banana com doce de leite é deliciosa. Mas você conhece a receita de morangoffe? Do mesmo modo, é uma torta de morango com doce de leite e regada de chantilly.

Aposto que deu água na boca, não é mesmo? Hoje você vai saber mais sobre a morangoffee, como surgiu a receita e algumas dicas e sugestões para deixar a sobremesa ainda mais gostosa.

Vale ressaltar que a sobremesa leva em torno de duas horas para ficar pronta, então, não tenha pressa, inclusive, você pode fazer em um dia para servir no outro. Em seguida, confira os ingredientes e como fazer essa delícia!

5 de 1 avaliação

Morangoffee

Saiba como fazer morangoffee, a torta de morango com doce de leite, uma versão deliciosa da torta banoffee!
Porções 4 pedaços
Tempo de preparo 30 minutes
Tempo de fogo 1 hour 30 minutes
Tempo total 2 hours

Ingredientes

  • 1 pacote de biscoito de maisena
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal e derretida
  • 350 g de doce de leite cremoso pode ser o leite condensado cozido
  • 300 g de chantilly batido sendo 200 gramas para cobrir a morangoffee e 100 gramas para misturar com o doce de leite
  • 2 pacotes de gelatina incolor sem sabor, dissolvida conforme instruções da embalagem
  • 1 caixa de morangos cortados ao meio na vertical
  • 6 colheres de geleia de morango
  • 1 colher de chá de maisena amido de milho
  • 1 colher de sopa do suco de um limão
  • Cacau a gosto para polvilhar
  • Morangos para decorar

Modo de preparo

  • Primeiramente, pré-aqueça o forno a 200º C.
  • Enquanto isso, triture os biscoitos no liquidificador até obter uma farofa.
    1 pacote de biscoito de maisena
  • Então, adicione a manteiga derretida à farofa de biscoito e bata até formar uma mistura úmida.
    3 colheres de sopa de manteiga
  • Logo após, transfira a mistura para uma forma com fundo removível e leve ao forno por 20 minutos.
  • Decorrido o tempo, retire e aguarde esfriar completamente.
  • Então, organize os morangos lado a lado no tabuleiro, com a parte interna voltada para fora.
    1 caixa de morangos
  • Em uma tigela, misture o doce de leite, 100 gramas do chantilly e a gelatina incolor de forma delicada.
    350 g de doce de leite cremoso, 300 g de chantilly batido, 2 pacotes de gelatina
  • Espalhe essa mistura por cima da base da torta e leve à geladeira por 40 minutos para firmar.
  • Enquanto isso, dissolva o amido no suco de limão.
    1 colher de chá de maisena, 1 colher de sopa do suco de um limão
  • Em uma panela, misture a geleia de morango e o amido dissolvido no limão, cozinhe por 7 minutos até que engrosse, mexendo constantemente.
    6 colheres de geleia de morango
  • Espere esfriar e depois espalhe a geleia de morango por cima da camada de doce de leite.
    6 colheres de geleia de morango
  • Leve à geladeira por mais 1 hora.
  • Em seguida, desenforme a morangoffe, acrescente o restante do chantilly batido por cima e polvilhe cacau para servir ou decore com morangos.
    300 g de chantilly batido, Cacau, Morangos
Autor: Helen Batista
Calorias: 357kcal
Custo: R$ 55,00
Refeição: Doce, Lanche, Sobremesa
Cozinha: Inglesa
Palavra-chave: banoffee, morango, morangoffe, receita com morango, receita de torta, torta de morango, torta de morango com doce de leite

Dúvidas sobre a morangoffee

A receita que compartilhamos de morangoffee, é bem parecida com a banoffee, por isso, usamos o doce de leite. No entanto, existem outras versões que levam cremes ao invés do doce de leite. Em seguida, além das dúvidas que vamos responder, você também vai ter algumas sugestões sobre a sobremesa. Confira!

Como surgiu a morangoffee?

A morangoffee nada mais é que uma variação da banoffee, ou seja, da torta de banana com doce de leite. Já a banoffee surgiu na Inglaterra, a Banoffee Pie, em 1974 no “The Hungry Monk Restaurant,” criada pelo dono Nigel Mackenzie e pelo chef Ian Dowding.

Eles se inspiraram na sobremesa americana “Blum’s Coffee Toffee Pie,” que usava caramelo. Após diversas tentativas, incluindo maçã e outras frutas, Mackenzie teve a ideia de adicionar bananas, o que resultou na banoffee. 

A combinação de textura e sabor entre as bananas e o caramelo de doce de leite encantou os clientes e logo se tornou um prato essencial no cardápio do restaurante. E o nome é uma junção de banana e toffee.

Como a banoffee surgiu no Brasil?

Não se sabe ao certo quem trouxe a banoffee para o Brasil, no entanto, desde que chegou aqui a sobremesa tem feito muito sucesso. E como adoramos incrementar as receitas culinárias, logo surgiu a morangoffee.

Além disso, a banana é uma fruta muito popular no Brasil e muitas das receitas que fazem mais sucesso aqui usam a fruta.

É possível congelar a morangoffee?

Sim, é possível congelar a morangoffee, sendo mais simples que a banoffee, pois não caramelizamos os morangos. Então, lembre-se de usar um recipiente apropriado para o congelamento.

Não ultrapasse 30 dias para que a sobremesa não perca sua crocância e sabor. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro. Não aqueça e não congele novamente.

Agora, em geladeira, a morangoffee dura no máximo 5 dias, decorrido esse tempo, corre o risco de o chantilly azedar.

Dicas e sugestões para incrementar a morangoffee

Como amantes da culinária, estamos sempre em busca de maneiras criativas de incrementar nossas receitas. Por isso, aqui estão algumas dicas e sugestões que podem transformar sua morangoffee.

  • Creme de leite Ninho: uma maneira de dar um toque especial à sua morangoffee é substituir o doce de leite por um delicioso creme de leite Ninho. Essa troca trará uma textura mais leve e um sabor mais suave. 
  • Use suspiros na decoração: que tal trocar o cacau em pó por pequenos suspiros? Os suspiros adicionam uma textura crocante à sua sobremesa. Além disso, eles dão um aspecto mais elegante à morangoffee.
  • Massa de Negresco: em vez da tradicional massa de bolacha de maisena, experimente utilizar bolachas Negresco. A textura e o sabor intensos dessas bolachas harmonizam perfeitamente com o recheio de creme de leite Ninho e morangos. 

Essas são pequenas alterações simples que podem fazer uma grande diferença na sobremesa. Desse modo, cada vez que você preparar a morangoffee, poderá desfrutar de uma experiência única e deliciosa. Bom apetite!

Use outras frutas

E que tal experimentar fazer a banoffee ou a morangoffee com outras frutas? As que podem fazer o mesmo sucesso são a manga, o abacaxi, a maçã e até mesmo os kiwis. Essas variações trarão novos sabores e texturas para a sobremesa, tornando-a ainda mais versátil e diferenciada. 

Além disso, você pode personalizar a receita de acordo com suas preferências, então, solte a criatividade na cozinha e divirta-se explorando novas versões da banoffee ou morangoffee com as frutas de sua escolha.

Seja qual for a sua decisão, comenta aqui se gostou da receita e se fez uma versão diferente. Compartilhe e siga a gente no Instagram @casaeculinariaoficial.