O suflê de bacalhau é uma receita de origem portuguesa que costuma ficar em alta nas épocas próximas ou quando chega a páscoa. Entretanto, não é preciso esperar uma data especial para fazer um delicioso prato como esse, não mesmo?
Confira a seguir o passo a passo do suflê de bacalhau e, em seguida, algumas informações que podem fazer a diferença durante a preparação da sua receita.
Portanto, veja a seguir:
Suflê de bacalhau
Ingredientes
- 500 g de bacalhau já cozido e desfiado
- 1 kg de batata inglesa picada em cubos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 unidade de cebola picada em tiras
- 200 ml de leite de coco
- Azeitonas pretas a gosto
- 2 unidades de ovos com gema e clara já separadas
- 240 ml de requeijão cremoso
- 100 g de queijo ralado
- Azeite de oliva a gosto
- Sal a gosto
- Salsa a gosto
Modo de preparo
- Em uma panela de tamanho médio, adicione água, as batatas em cubos e o sal. Deixe cozinhando até que fiquem bem macias.1 kg de batata inglesa
- Após cozinhar as batatas, escorra a água e amasse-as, formando um purê.
- Assim que estiver homogêneo, vá acrescentando farinha, leite e manteiga aos poucos. Continue misturando até que fique com consistência mais suave. Reserve, ao final.3 colheres de sopa de farinha de trigo, 200 ml de leite de coco, 2 colheres de sopa de manteiga
- Regue azeite em uma frigideira e refogue a cebola por 2 minutos. Em seguida, acrescente o bacalhau, a salsa e as azeitonas, misturando aos poucos.Sal, 500 g de bacalhau, 1 unidade de cebola, Salsa, Azeitonas pretas
- Separe um refratário de vidro e unte com azeite. Acrescente uma camada de purê de batata, na sequência.Azeite de oliva
- Adicione o requeijão por cima e o conteúdo da frigideira com o bacalhau, espalhando de forma homogênea.240 ml de requeijão cremoso
- Em seguida, em um recipiente, bata as claras em neve. Quando estiver pronto, acrescente as gemas e misture de forma cuidadosa.2 unidades de ovos
- Cubra o refratário de vidro que está com o bacalhau com o conteúdo do recipiente anterior e adicione queijo ralado por cima.100 g de queijo ralado
- Leve ao forno para gratinar e deixe até que o queijo fique com aspecto dourado.
- Bom apetite!
Dúvidas frequentes relacionadas ao suflê de bacalhau
Quando você estiver refogando o bacalhau, para ter certeza de que o peixe está no ponto, basta observar se ele começou a soltar ”lasquinhas”. Decerto, se sim, é bem provável que esteja!
Para que seu suflê de bacalhau não seja prejudicado com a textura dura, é preciso deixar o bacalhau hidratando em água, lembrando que a água é melhor que o leite para isso.
A princípio, existem vários benefícios do bacalhau. Entre eles estão, a proteção da pele, a manutenção da saúde cardiovascular e a diminuição de risco de alguns tipos de doenças que acompanham o envelhecimento, de modo geral.
Confira alguns dos melhores acompanhamentos para o suflê de bacalhau
Arroz basmati: o arroz basmati é um tipo de cereal de grão longo, tendo sabor e cheiro diferenciados do arroz convencional. A propósito, pode acompanhar o suflê de bacalhau.
Salada de berinjela cozida: opções de acompanhamento constituídas por salada são escolhas ”coringas” que dificilmente dão errado.
Molhos saudáveis para a salada: que tal deixar os molhos industrializados e ricos em sódio um pouco de lado? Então, teste estes molhos saudáveis e sirva com as saladas acompanhando seu suflê de bacalhau.
Curiosidades sobre a origem do bacalhau
Você já deve imaginar que o bacalhau está presente na humanidade há seculos, não é verdade? Aqui, no Brasil, costumamos relacionar frequentemente o peixe com a culinária portuguesa.
Entretanto, antes de fazer parte do leste europeu, o bacalhau já estava enraizado desde o século IX nas regiões onde hoje conhecemos como Islândia e Noruega. Na época, inclusive, os Vikings foram um dos primeiros povos a fazer a descoberta.
Conte sua opinião aqui embaixo e continue nos acompanhando!
Agora é sua vez de participar! Deixe um comentário aqui embaixo dizendo o que achou do passo a passo de suflê de bacalhau de hoje.
E, se você quiser conferir mais receitas como essa, veja o tópico peixes e frutos-do-mar aqui do Casa e Culinária. Por fim, nos siga no Instagram @casaeculinariaoficial e fique por dentro de todos os novos tutoriais aqui da página.
Até mais!