sopa de capeletti e frango servida em prato fundo de porcelana branco.

Para os amantes de massa, a sopa de capeletti de frango é uma receita perfeita. Além de ser muito simples de fazer, este prato pode ser feito com várias opções de sabores e combinações. Certamente, todos vão adorar!

A sopa de capeletti é uma receita tradicional da Itália e o seu nome possui um significado interessante. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa história?

De onde surgiu a sopa de capeletti?

Embora a sopa de capeletti seja muito famosa e conhecida atualmente, a primeira vez que a massa foi feita foi no século XII, na Itália. 

O termo capeletti significa “chapéu pequeno” que parecia muito com os “capellos”, famosos chapéus medievais italianos. Assim, a massa recebeu esse nome por seu formato ser muito semelhantes a esses acessórios usados na Itália na época

Existem pessoas que dizem que o capeletti surgiu como uma versão diferente dos famosos raviolis. Naquela época, o ravioli era muito conhecido e consumido tanto pelos mais nobres quanto pelos plebeus. E geralmente, a massa desses raviolis era recheada com queijo ou carne.

Logo depois, a receita foi se espalhando por vários países e ganhando novos recheios e versões personalizadas por cada região. Atualmente, a sopa de capeletti é muito famosa no Brasil, principalmente na região sul, por marcar presença no período mais frio do ano nesta região e nas festas juninas.

Além disso, existem os mais variados recheios e sabores para experimentar e se surpreender. Então, que tal aprender agora a fazer uma sopa de capeletti de frango deliciosa? Confira abaixo.

5 de 1 avaliação

Sopa de capeletti de frango

 Aprenda agora mesmo a fazer uma sopa de capeletti simples e cheia de sabor. Surpreenda-se com essa receita maravilhosa!
Porções 8 porções
Tempo de preparo 1 hour 30 minutes
Tempo total 1 hour 30 minutes

Ingredientes

  • 300 gramas de capeletti
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 1 unidade de peito de frango
  • 1 litro de água
  • 2 folhas de louro
  • Cebolinha verde a gosto
  • Sal a gosto
  • Queijo ralado (opcional)

Modo de preparo

  • Em uma panela de pressão, coloque a água, o peito de frango, o louro, o caldo de galinha e sal a gosto.
    2 tabletes de caldo de galinha, 1 unidade de peito de frango, 1 litro de água, 2 folhas de louro, Sal a gosto
  • Deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora
  • A seguir, retire o peito de frango da panela e cozinhe o capeletti na mesma água
    300 gramas de capeletti
  • Desfie o peito de frango cozido anteriormente e adicione ao capeletti cozido no caldo. Misture bem e está pronto.
  • Sirva quente e, se gostar, adicione queijo ralado e cebolinha por cima para dar mais sabor.
    Queijo ralado, Cebolinha verde
Autor: Clarisse Diniz
Calorias: 360kcal
Custo: R$25
Refeição: Almoço, Jantar
Cozinha: Italiana
Palavra-chave: capeletti, receita de sopa de capeletti, sopa de capeletti

Perguntas frequentes sobre a sopa de capeletti

Qual a diferença entre capeletti e ravioli?

Capeletti e ravioli são massas, de origem italiana, porém a diferença entre as duas está no formato da massa e do recheio. A massa do capeletti possui o formato de um chapéu estilo capello. E historicamente falando, ravioli não pode ter carne em seu recheio e capeletti não pode ter queijo, além disso, a massa de capeletti é sempre servida em um caldo.

Existem outras receitas de sopa de capeletti?

A sopa de capeletti possui diversas outras opções maravilhosas para você experimentar e se encantar. Por exemplo, existe capeletti de barriga de porco, carne na manteiga, filé de frango, carne moída, queijo parmesão, requeijão, legumes e muito mais. Ou seja, um tipo de capeletti recheado para cada tipo de gosto.

Só existe um tipo de massa para fazer capeletti?

A resposta é não. Existem receitas de capeletti com outros tipos de massa e recheio. Por exemplo, é possível encontrar:

  • Tradicional: Esse tipo de capeletti não contém recheio, é apenas a massa.
  • Recheado: O capeletti recheado pode ser de frango, carne moída, legumes e outros.
  • Massa de micro ondas: Nesse exemplo, você pode comprar a massa nos supermercados e ao invés de cozinhar em água, pode fazê-los no micro ondas, conforme indicação do fabricante. Fica super sequinho!
  • Massa de pastel: Essa opção é para aqueles que gostam de uma forma mais prática de fazer a receita. Basta comprar a massa de pastel e modelar no formato do capeletti.

Quanto tempo dura um capeletti congelado?

Geralmente, o capeletti congelado, seja ele artesanal ou industrializado, pode ficar até 6 meses congelado e manter uma boa qualidade. Porém, é bom evitar ficar congelando e descongelando com frequência, pois pode fazer com que a massa fique com sabor diferente e estrague rapidamente.

Gostou dessa receita?

A sopa de capeletti é realmente uma receita muito saborosa e versátil. São diversos tipos de opções com esta massa para conhecer e se encantar!

Além dessa receita, no nosso site você encontra outras opções de receitas deliciosas como caldo de mocotó, mandioca, caranguejo e muito mais. Ou seja, aqui você encontra receitas novas e deliciosas para trazer um novo menu todos os dias.

Em nossas redes sociais, instagram, facebook e pinterest, você também encontra diversas dicas e receitas diariamente, não deixe de nos acompanhar por lá.

Vale lembrar também que adoramos saber a opinião e experiências de nosso público. Nos conte nos comentários como ficou sua sopa de capeletti e quais as outras variações desta receita que você já fez.