Requeijão caseiro cremoso e fácil de fazer

2

O requeijão caseiro cremoso é muito fácil de fazer e, além de tudo, é uma opção extremamente econômica. Por exemplo: em uma receita que rende cerca de 200g (3 porções) você não gastará mais que R$5!

Ao final, você ainda descobrirá quais as melhores receitas para acompanhar seu requeijão caseiro, além de tirar todas as suas dúvidas sobre rendimento, consumo e benefícios à saúde. Quer saber os detalhes por trás dessa receita?

Confira a seguir:

5 de 1 avaliação

Requeijão caseiro

O requeijão caseiro tem etapas muito simples de preparo e fica com consistência cremosa e sabor suave e delicioso. Veja o passo a passo.
Porções 4 porções
Tempo de preparo 2 hours 30 minutes
Tempo de fogo 20 minutes
Tempo total 2 hours 50 minutes

Ingredientes

  • 1 L de leite integral
  • 2 colheres de sopa de caldo de limão
  • 1 ½ colher de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • ½ colher de chá de sal

Modo de preparo

  • Separe uma panela e coloque o leite em fogo alto. Quando ferver, reserve cerca de 120 ml de leite. Em seguida, desligue o fogo.
    1 L de leite integral
  • No leite da panela, acrescente o caldo de limão e misture. Espere 5 minutos até que o leite talhe (formação de grumos). Caso demore a talhar, ligue o fogo até ferver, desligue, mexa e aguarde até talhar.
    2 colheres de sopa de caldo de limão
  • Separe uma tigela funda e coloque uma peneira forrada com pano de algodão por cima. Na sequência, despeje o conteúdo da panela. Com a ajuda de uma colher ou espátula, vá pressionando a mistura.
  • Em seguida, acrescente o conteúdo da tigela em um liquidificador. Junte os 120ml de leite reservado, a manteiga e o sal. Bata até que a consistência fique cremosa.
    ½ colher de chá de sal, 1 ½ colher de sopa de manteiga
  • Por fim, coloque o requeijão em um pote de vidro e espere esfriar para tampar. Leve à geladeira por 2 horas.
  • Pronto! Agora basta servir seu delicioso requeijão caseiro cremoso.
Autor: Gabriel Souza
Calorias: 82kcal
Custo: R$5,00
Refeição: Acompanhamento, Aperitivo, Café da manhã
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: receita com requeijão, receita de requeijão, requeijão, requeijão caseiro

Dúvidas frequentes sobre a receita de requeijão caseiro

Quantos litros de leite são necessários para fazer 1kg de requeijão?

Para fazer 1kg de requeijão caseiro cremoso, você precisará de 5L de leite integral. Mas lembre-se que devemos consumi-lo em até 5 dias após o preparo.

O que faz menos mal: manteiga ou requeijão?

Em relação aos nutrientes, pode-se dizer que o requeijão faz menos mal à saúde. Entretanto, lembre-se de consultar seu médico e/ou nutricionista para determinar as porções adequadas para o seu organismo.

Quem tem gastrite e refluxo pode comer requeijão?

Em geral, o requeijão não afeta distúrbios gastrointestinais. Porém, sempre consulte seu médico e/ou nutricionista para recomendações mais adequadas.

Qual o benefício do requeijão caseiro?

Fazer requeijão caseiro oferece diversos benefícios em comparação com a versão industrializada. A receita proposta, que utiliza apenas leite integral, caldo de limão, manteiga e sal, proporciona um controle total sobre os ingredientes utilizados. Isso é especialmente relevante para aqueles que buscam evitar aditivos, conservantes ou outros componentes muitas vezes presentes em produtos processados.

Melhores receitas para acompanhar requeijão caseiro

Pão caseiro fofinho e fácil: se você sempre quis aprender a fazer um pão fofinho e realmente saboroso, essa é a receita ideal! Além disso, combina muito com o requeijão cremoso.

Pão de queijo fit: pão de queijo já uma receita consagrada que é popular em praticamente todo território brasileiro. Mas você já pensou em fazer uma versão fit, tornando-a ainda mais saudável? Confira aqui no Casa e Culinária.

Pão italiano caseiro original: a receita de pão italiano com certeza agrada no quesito sabor, mas também chama atenção pela beleza e uniformidade. Veja o passo a passo e experimente acompanhado do requeijão caseiro.

Nos diga o que achou e confira outras receitas!

Então, agora está na hora de experimentar seu requeijão caseiro! Conte aqui embaixo nos comentários o que achou dessa receita.

Além disso, não se esqueça de nos acompanhar no Instagram @casaeculinariaoficial para não perder mais nenhum passo a passo.

Até a próxima!

Junte-se à conversa

  1. 5 stars
    Muito gostoso e facil de fazer é melhor do que comprar no supermercado, parabens pela receita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da receita




Like
Close
Casa e Culinária feito com . © Copyright 2023-2024. Todos os direitos reservados.
Close