O pistache tem se tornado febre na cozinha brasileira, mas, afinal, o que dá para fazer com essa semente? A semente seca pode ser ingrediente para vários pratos, incluindo uma receita de pudim de pistache e caramelo, que iremos lhe ensinar hoje, mas também sorvetes e até receitas salgadas.
O diferencial do pistache é que seu sabor é único, mas se assemelha com vários sabores de forma isolada. Por isso vai bem em risotos, brigadeiros, cremes e até curry. No entanto, hoje nosso foco é para a receita de pudim de pistache, que não tem como não gostar.
Veja como fazer:
Pudim de pistache
Ingredientes
- 300 ml de leite bem quente
- 200 g de pistache sem casca
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 6 colheres de sopa de óleo
- ½ lata de leite condensado
- ½ xícara de chá de açúcar
- 25 g de pasta de pistache
- 6 gemas
- 1 colher de sopa de água
Modo de preparo
- Primeiro, é necessário preparar uma pasta de pistache.25 g de pasta de pistache
- Misture em um liquidificador o óleo, 200g do pistache sem casca e duas colheres de açúcar.200 g de pistache, 2 colheres de sopa de açúcar, 6 colheres de sopa de óleo
- Deixe bater bem até formar uma pastinha.
- Em seguida, adicione em um recipiente 25g desta pasta com o leite e o leite condensado.300 ml de leite bem quente, 1/2 lata de leite condensado, 25 g de pasta de pistache
- Depois, com um batedor misture tudo muito bem, adicione as gemas e continue misturando.6 gemas
- Agora peneire a mistura e reserve.
- Logo após, leve uma panela em fogo médio para derreter meia xícara do açúcar para fazer o caramelo.1/2 xícara de chá de açúcar
- Quando a cor do açúcar ficar em tom caramelo adicione uma colher de água.1 colher de sopa de água
- Depois desligue o fogo e despeje o caramelo na forma de pudim.
- Adicione a mistura do pistache e leve ao forno em banho-maria.
- Por fim, asse em 180 graus por 50 minutos.
- Deixe esfriar para desenformar e servir.
Que sabor tem esse pudim?
Além do gosto tradicional da calda de pudim, a pasta de pistache com os demais ingredientes vão deixar a receita com um toque doce e terroso. Com um fundo de nozes e um toque salgado, quase difícil de perceber.
Contudo, não se engane, assim como qualquer pudim de geladeira, essa receita vai conquistar seu paladar, principalmente, se você gosta de inovar na cozinha.
Dúvidas comuns sobre a receita de pudim de pistache
Essa semente envolve uma combinação de doce e salgado, que conta com um sabor doce e ao mesmo tempo com um leve amargor. Isso torna o pistache um diferencial em vários estilos de refeições, como o pudim de pistache com caramelo.
Na verdade, o valor dessa semente é elevado por conta de sua disponibilidade. No Brasil, para que o consumo seja possível, o pistache deve ser importado de outros países. Isso porque o clima torna sua produção local quase impossível.
O processo é bem simples, porém depende de muita atenção. Então, ao colocar o pistache na frigideira, mantenha o fogo baixo e mexa sempre que necessário, até torrar. Para o pudim de pistache, a semente pode estar fresca.
Conheça outras receitas de pudim
Todo mundo gosta de pudim, pois é difícil essa receita não encantar qualquer paladar. No entanto, a mesma comida às vezes enjoa. E, por isso, aqui e acompanhando nossas redes sociais, você encontra vários tipos de pudins para saborerar e variar.
Por exemplo, além dessa receita de pudim de pistache, confira também o passo a passo do pudim de claras ou experimente o delicioso pudim de chocolate e até mesmo o bolo de pudim.
Aproveite para nos contar qual o seu favorito nos comentários abaixo e o que você achou da sobremesa de pudim de pistache. O seu feedback é o que nos ajuda a continuar trazendo as melhores receitas.
Bom apetite!
1 Comentários