Pudim de chocolate servido em suporte de vidro

Olá, querido leitor! Bem-vindo de volta ao nosso espaço chamado Casa e Culinária. Hoje, estamos muito animados em compartilhar uma receita que combina duas das nossas maiores paixões na culinária: chocolate e pudim! 

Dessa forma, sim, vamos ensinar você a fazer um Pudim de Chocolate delicioso e irresistível.

Sendo assim, a origem do pudim remonta à Europa, mais especificamente à Inglaterra. Historicamente, o pudim era uma comida doce ou salgada envolta em uma massa cozida. Com o tempo, o conceito evoluiu e hoje associamos o pudim à sobremesa cremosa que conhecemos e amamos. 

Portanto, a combinação do pudim com chocolate é relativamente recente e não poderia ser mais perfeita!

Então, sem mais delongas, vamos começar!

Ingredientes

Pudim

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida)
  • 3 ovos
  • 200g de chocolate meio amargo

Calda

  • 1 xícara de chá de açúcar para a calda
  • 1/2 xícara de chá de água quente

Como fazer pudim de chocolate

  1. Inicialmente, comece preparando a calda. Em uma panela, derreta o açúcar até ficar com cor de caramelo e jogue a água quente mexendo até ficar homogêneo. Despeje a calda em uma forma de pudim e reserve.
  2. Em seguida, em uma panela em banho-maria, derreta o chocolate. Uma dica: sempre opte por chocolate de boa qualidade. Ele é o protagonista da nossa receita e fará toda a diferença no resultado final.
  3. Então, no liquidificador, bata o leite condensado, o leite e os ovos até que estejam bem misturados. Em seguida, adicione o chocolate derretido e bata por mais alguns minutos até obter uma mistura homogênea.
  4. Assim, despeje a mistura na forma com a calda de caramelo e leve ao forno preaquecido a 180°C em banho-maria por cerca de 1 hora e 30 minutos. Verifique a cozedura inserindo um palito no centro do pudim. Se sair limpo, está pronto.
  5. Por fim, deixe esfriar completamente antes de desenformar. Para desenformar facilmente, passe uma faca ao redor das bordas do pudim e vire a fôrma sobre um prato.

Está pronto o seu pudim de chocolate

E pronto! Um Pudim de Chocolate maravilhosamente rico e cremoso para adoçar a sua vida. Nós amamos servir este pudim com uma generosa porção de chantilly ou com uma bola de sorvete de baunilha. 

Desse modo, a cremosidade fria do sorvete contrasta muito bem com o pudim e a baunilha complementa perfeitamente o chocolate.

Assim, esperamos que você tenha se divertido fazendo essa receita tanto quanto nós. O pudim de chocolate é um doce que impressiona pela simplicidade e pelo sabor intenso e confortante. Uma sobremesa perfeita para um jantar especial ou simplesmente para adoçar um dia comum.

Calorias do pudim de chocolate

Uma porção de pudim de chocolate tem em média cerca de 300 calorias. Isso pode variar dependendo dos ingredientes utilizados na receita, mas é importante lembrar que essa é uma sobremesa que normalmente possui um valor calórico um pouco mais elevado.

Se você está de olho na sua ingestão calórica, é bom saborear o pudim com moderação. Afinal, equilíbrio é a chave para uma alimentação saudável.

Agora, se você está procurando um doce incrível para se deliciar, o pudim de chocolate é uma ótima opção. O sabor rico do chocolate combinado com a textura cremosa do pudim é uma verdadeira tentação. Aproveite com consciência e se dê esse prazer de vez em quando.

Deixe o seu comentário

Portanto, agora é com você! Experimente fazer o Pudim de Chocolate em casa e conte para nós como ficou! Não esqueça de compartilhar as suas fotos e nos marque! 

Assim, queremos saber se você adicionou algo extra ou fez alguma modificação na receita. O importante é fazer da cozinha um lugar de criatividade e experimentação.

Por último, mas não menos importante, gostaríamos de dizer que a sua participação aqui no nosso blog é muito importante. É através dos seus comentários e partilhas que conseguimos criar uma comunidade apaixonada pela culinária.

Então, vamos lá! Peguem os aventais, liguem o forno e mãos à obra! 

Até a próxima receita, querido leitor. Continue cozinhando, explorando e, acima de tudo, saboreando a vida. Afinal, no final das contas, é disso que se trata a culinária: criar momentos de alegria e sabor.

Bom apetite e até a próxima!

5 de 1 avaliação

Pudim de chocolate

Essa receita de pudim de chocolate irá deixar todos com água na boca! Confira o passo a passo e veja como é simples fazer.
Porções 10 porções
Tempo de preparo 20 minutes
Tempo de fogo 1 hour 30 minutes
Tempo total 1 hour 50 minutes

Ingredientes

Pudim

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (use a lata de leite condensado como medida)
  • 3 ovos
  • 200 g de chocolate meio amargo

Calda

  • 1 xícara de chá de açúcar para a calda
  • ½ xícara de chá de água quente

Modo de preparo

  • Inicialmente, comece preparando a calda. Em uma panela, derreta o açúcar até ficar com cor de caramelo e jogue a água quente mexendo até ficar homogêneo. Despeje a calda em uma forma de pudim e reserve.
    1/2 xícara de chá de água, 1 xícara de chá de açúcar
  • Em seguida, em uma panela em banho-maria, derreta o chocolate. Uma dica: sempre opte por chocolate de boa qualidade. Ele é o protagonista da nossa receita e fará toda a diferença no resultado final.
    200 g de chocolate
  • Então, no liquidificador, bata o leite condensado, o leite e os ovos até que estejam bem misturados. Em seguida, adicione o chocolate derretido e bata por mais alguns minutos até obter uma mistura homogênea.
    1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 3 ovos
  • Assim, despeje a mistura na forma com a calda de caramelo e leve ao forno preaquecido a 180°C em banho-maria por cerca de 1 hora e 30 minutos. Verifique a cozedura inserindo um palito no centro do pudim. Se sair limpo, está pronto.
  • Por fim, deixe esfriar completamente antes de desenformar. Para desenformar facilmente, passe uma faca ao redor das bordas do pudim e vire a fôrma sobre um prato.
Autor: Bruna Brum
Calorias: 300kcal
Custo: R$ 15,00
Refeição: Doce, Sobremesa
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: chocolate, como fazer pudim, pudim, pudim com chocolate, pudim com ovo, pudim de chocolate, sobremesa de chocolate