Pão australiano.

É apaixonado por pão? Está sempre disposto a experimentar uma receita caseira? Pois, o pão australiano é algo que você realmente não pode perder!

Conhecido por seu sabor adocicado e sua maciez extrema, esse pão combina com os mais diversos acompanhamentos que iremos lhe indicar mais para frente.

E, talvez você já tenha ouvido falar ou experimentado o pão australiano por conta do Outback, certo? Porém, essa receita caseira não fica nada para trás em relação ao famosinho pãozinho de entrada. Assim, se desejar uma experiência parecida com o restaurante, basta acrescentar uma manteiga ghee e saborear.

Está pronto para conferir essa receita sensacional? Então, acompanhe o passo a passo agora mesmo:

5 de 1 avaliação

Pão australiano

Uma receita perfeita para combinar com o jantar especial.
Porções 2 pães
Tempo de preparo 25 minutes
Tempo de fogo 30 minutes
Fermentação 3 hours
Tempo total 3 hours 55 minutes

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de chá de farinha de centeio
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco (10 g)
  • 50 g de manteiga em ponto de pomada
  • ¼ xícara de chá de melado de cana
  • 1 xícara de chá de água morna
  • Fubá para polvilhar

Modo de preparo

  • Em um recipiente espaçoso, adicione as farinhas, cacau, açúcar e sal. Logo em seguida, misture até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Reserve.
    2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 xícara de chá de farinha de trigo integral, 1 xícara de chá de farinha de centeio, 1 colher de sopa de cacau em pó, 1 colher de chá de sal, 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • Em uma jarra, adicione a água morna e o fermento, misture até dissolver. (Note que a água não deve estar muito quente).
    1 colher de sopa de fermento biológico seco, 1 xícara de chá de água morna
  • Em seguida, jogue o liquido, de uma só vez, nos secos e então comece a misturar até que os ingredientes incorporem.
  • Adicione o melado de cana e então misture até agregar, a massa é bastante pesada, não se preocupe com sua textura.
    ¼ xícara de chá de melado de cana
  • Por último, adicione a manteiga aos poucos, mexendo bem até que ela incorpore completamente.
    50 g de manteiga
  • Sove a massa por cerca de 15 minutos com movimentos contínuos de vai e vem até que ela fique macia. Note que o trabalho deve ser efetuado sem a adição de mais farinha.
  • Forme um bola com a massa e então deixe descansar em uma vasilha coberta por um pano úmido ou plástico filme por cerca de 2 horas, ou até dobrar de tamanho.
  • Passado o pão, passe para um bancada polvilhada com fubá e divida a massa em duas partes, dê o formato desejado e então passe para um forma (é importante deixar espaço entre os pães). Deixe descansar por mais 1 hora.
    Fubá
  • Passado o tempo leve para assar em forno preaquecido a 180° por cerca de 30 minutos ou até ficarem bem dourados.
  • Sirva em seguida!
Autor: Aline Martins
Calorias: 130kcal
Custo: R$ 30,00
Refeição: Brunch, Café da manhã, Café da tarde, Jantar, Lanche
Cozinha: Australiana
Palavra-chave: como fazer pão caseiro, pão australiano, pão caseiro
Quem faz dieta pode comer pão australiano?

Pessoas que estão de dieta podem incluir pão australiano em moderação. Pois, é importante considerar a quantidade consumida e como isso se encaixa nas metas calóricas e nutricionais individuais. Optar por versões integrais e controlar o tamanho das porções pode tornar o pão australiano uma escolha razoável dentro de uma dieta equilibrada.

Por que se chama pão australiano?

Não se sabe ao certo, no entanto algumas pessoas acreditam que o pão ganhou esse nome devido a rede de restaurantes da Australia que popularizou o prato.

Qual a diferença do pão brioche para o australiano?

O pão brioche é uma receita francesa conhecida por sua riqueza em manteiga e ovos, resultando em uma textura macia e sabor levemente adocicado. Por outro lado, o pão australiano é feito com uma mistura de farinhas e sementes, como centeio e trigo integral proporcionando um sabor mais robusto e uma textura densa. Enquanto o brioche é mais indulgente e rico em gordura, o australiano tende a ser mais nutritivo e com menos gordura.

Qual é a origem do pão australiano?

O nome já deixa bem claro: A receita é australiana, criada por uma rede de restaurantes para acompanhar sopas.

No Brasil, uma rede de restaurantes bastante conhecida, o Outback, introduziu o prato há 15 anos. Aqui ele ganhou notas adocicadas e em vez de acompanhar sopas, passou a acompanhar carnes e grelhados no geral, por isso é super comum ver hamburgers com esse pão.

Curiosamente, é mais fácil encontrar pão australiano no Brasil do que na Austrália, a receita que encontramos por aqui é única em diversos aspectos.

Sua opinião é valiosa para nós!

Você gostou dessa receita de pão australiano? Vai fazer em sua cozinha? Conta tudo para gente nos comentários logo abaixo! Além disso, aproveita que ainda está por aqui e confira outras receitas de pães que já trouxemos por aqui!

Se você é do tipo super atento a redes sociais, não deixa de nos curtir por lá! No Instagram você encontra nossas dicas e receitas na palma de sua mão, sem enrolações.

Enfim, até próxima e bom apetite!