Feijoada servida em uma travessa de barro

A feijoada é um show gastronômico do Brasil! É um prato que todo mundo adora, fácil de fazer e cheio de sabor. A combinação clássica de feijão preto, carnes e temperos é simplesmente divina. Além disso, é um ótimo motivo para reunir toda a família em um domingo!

Uma opção para quem prefere uma feijoada mais leve é a versão simplificada do prato, utilizando apenas linguiça paio, bacon e carne seca. Assim, é possível reduzir o peso do prato sem sacrificar o sabor característico da feijoada.

Para aqueles que têm restrições alimentares, a feijoada vegana ou vegetariana é uma ótima escolha. Essas receitas são nutritivas, saborosas e dispensam as carnes tradicionais, sendo ideais para quem está de dieta também. Experimente!

A seguir, veja como preparar a tradicional feijoada da gastronomia brasileira e surpreenda a todos com seu talento culinário.

Ingredientes

  • 1,1 kg de costela de porco salgada
  • 600 g de lombo de porco salgado
  • 800 g de carne seca
  • 1 kg de feijão preto
  • 1/4 de xícara de chá de azeite
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 500 g de paio
  • 3 folhas de louro
  • 3 cebolas
  • 5 dentes de alho

Como fazer feijoada

Para preparar as carnes

  1. Primeiramente, comece a preparar a feijoada um dia antes para dessalgar as carnes e posteriormente descartar o excesso de gordura delas.
  2. Corte o lombo e a carne-seca em cubos médios de aproximadamente 3 cm, em seguida corte a carne da costelinha, separando-a das ripas.
  3. Em seguida, coloque cada tipo de carne em um recipiente grande e logo após, cubra com bastante água e leve à geladeira.
  4. Deixe as carnes de molho por 24 horas na geladeira para dessalgar e de preferência, troque a água a cada 3 horas.

Para preparar a feijoada

  1. Comece colocando o feijão em uma peneira e lave-o sob água corrente. Em seguida, transfira para um recipiente grande e cubra com 2,5 litros de água.
  2. Em seguida, cubra com um prato e deixe descansar por 30 minutos. Não deixe o feijão de molho por muito tempo, pois pode perder a cor e desmanchar durante o cozimento. Inicie o pré-cozimento das carnes.
  3. Escorra a água das carnes e transfira para uma panela grande, com capacidade para 11 litros.
  4. Cubra com água e leve ao fogo alto. A quantidade exata de água pode variar de acordo com o tamanho da panela.
  5. Deixe as carnes cozinharem em fogo alto por 10 minutos após a fervura, para eliminar o excesso de gordura e sal das carnes.
  6. Enquanto isso, descasque e pique as cebolas e os dentes de alho em pedaços pequenos. Retire a pele dos paios e, por fim, escorra a água do feijão.
  7. Após os 10 minutos, retire as carnes pré-cozidas com uma escumadeira e transfira para uma tigela grande.
  8. Em seguida, devolva a panela ao fogo alto. Assim que estiver quente, adicione o azeite juntamente com a cebola, temperando com uma pitada de sal. Refogue por aproximadamente 8 minutos, até que comece a dourar.
  9. Acrescente o alho, o cominho, bem como as folhas de louro, depois mexa por 1 minuto.
  10. Adicione o feijão e misture. Em seguida, acrescente 6 litros de água. Assim que ferver, adicione a carne-seca e a costelinha pré-cozidas, reduza o fogo e deixe cozinhar por 2 horas, mexendo ocasionalmente.
  11. Depois das primeiras 2 horas de cozimento, adicione o lombo pré-cozido e os paios inteiros. Deixe cozinhando em fogo baixo por mais 3 horas, mexendo ocasionalmente, com cuidado para não desmanchar os grãos de feijão.
  12. 30 minutos antes do final do cozimento, retire os paios e corte-os em fatias diagonais de 1 cm.
  13. Devolva-os à panela e continue cozinhando até completar 5 horas de cozimento, ou até que as carnes fiquem bem macias e o caldo da feijoada comece a encorpar.
  14. Em seguida, sirva a feijoada com os acompanhamentos de sua referência.

Acompanhamentos para feijoada

A feijoada é um prato tradicional da culinária brasileira, que é geralmente acompanhado por uma série de acompanhamentos deliciosos. Aqui estão cinco opções de acompanhamentos para uma feijoada:

  1. Arroz branco: O arroz branco é um acompanhamento clássico para a feijoada. Ele é simples, mas complementa perfeitamente o sabor rico e salgado do prato.
  2. Couve refogada: A couve refogada é uma opção tradicional, mas deliciosa para acompanhar a feijoada. Ela adiciona um sabor levemente amargo que combina perfeitamente com o prato.
  3. Farofa de banana: A farofa de banana é um acompanhamento versátil que pode ser feito com uma variedade de ingredientes, como farinha de mandioca, manteiga, cebola, alho, banana entre outros. Ela adiciona uma textura crocante e complementa o sabor da feijoada.
  4. Laranja: A laranja é um acompanhamento clássico para a feijoada. Ela ajuda a limpar o paladar entre as garfadas e adiciona um sabor refrescante e cítrico ao prato.
  5. Vinagrete: O vinagrete é uma opção fresca e saborosa para acompanhar a feijoada. Ele é feito com tomate, cebola, pimentão, vinagre e azeite, e adiciona uma acidez que contrasta com o sabor salgado da feijoada.

Espero que essas sugestões tenham sido úteis e que você possa desfrutar de uma deliciosa feijoada com esses acompanhamentos incríveis!

Como a feijoada surgiu?

Que a feijoada é um prato típico da culinária brasileira, nós já sabemos, ela é conhecida por sua combinação de feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha, verduras e legumes. Apesar de comumente atribuída aos africanos escravizados, sua verdadeira origem é tema de debate.

No entanto, a feijoada é um prato único e com uma história interessante na culinária brasileira. Por exemplo, o feijão preto tem origem na América do Sul e era conhecido pelos guaranis como comaná. A farinha de mandioca, também de origem americana, tornou-se um componente básico da alimentação de africanos e europeus no Brasil.

Além disso, o cultivo de feijão e mandioca em espaços domésticos era comum entre as classes populares da época. Enfim, poucas pessoas têm conhecimento dessa história. Interessante, não?

Gostou da nossa receita e dicas? Compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários qual é a sua receita preferida!

5 de 1 avaliação

Feijoada

Aprenda a fazer feijoada em casa! Este prato é perfeito para reunir a família e amigos em um almoço delicioso.
Porções 8 porções
Tempo de preparo 1 hour
Tempo de fogo 8 hours
Tempo total 9 hours

Ingredientes

  • 1,1 kg de costela de porco salgada
  • 600 g de lombo de porco salgado
  • 800 g de carne seca
  • 1 kg de feijão preto
  • ¼ xícara de azeite
  • 1 colher de chá de cominho em pó
  • 500 g de paio
  • 3 folhas de louro
  • 3 cebolas
  • 5 dentes de alho

Modo de preparo

Para preparar as carnes

  • Primeiramente, comece a preparar a feijoada um dia antes para dessalgar as carnes e posteriormente descartar o excesso de gordura delas.
  • Corte o lombo e a carne-seca em cubos médios de aproximadamente 3 cm, em seguida corte a carne da costelinha, separando-a das ripas.
    600 g de lombo de porco, 800 g de carne seca, 1,1 kg de costela de porco
  • Em seguida, coloque cada tipo de carne em um recipiente grande e logo após, cubra com bastante água e leve à geladeira.
  • Deixe as carnes de molho por 24 horas na geladeira para dessalgar e de preferência, troque a água a cada 3 horas.

Para preparar a feijoada

  • Comece colocando o feijão em uma peneira e lave-o sob água corrente. Em seguida, transfira para um recipiente grande e cubra com 2,5 litros de água.
    1 kg de feijão preto
  • Em seguida, cubra com um prato e deixe descansar por 30 minutos. Não deixe o feijão de molho por muito tempo, pois pode perder a cor e desmanchar durante o cozimento. Inicie o pré-cozimento das carnes.
  • Escorra a água das carnes e transfira para uma panela grande, com capacidade para 11 litros.
  • Cubra com água e leve ao fogo alto. A quantidade exata de água pode variar de acordo com o tamanho da panela.
  • Deixe as carnes cozinharem em fogo alto por 10 minutos após a fervura, para eliminar o excesso de gordura e sal das carnes.
  • Enquanto isso, descasque e pique as cebolas e os dentes de alho em pedaços pequenos. Retire a pele dos paios e, por fim, escorra a água do feijão.
    3 cebolas, 5 dentes de alho, 500 g de paio
  • Após os 10 minutos, retire as carnes pré-cozidas com uma escumadeira e transfira para uma tigela grande.
  • Em seguida, devolva a panela ao fogo alto. Assim que estiver quente, adicione o azeite juntamente com a cebola, temperando com uma pitada de sal. Refogue por aproximadamente 8 minutos, até que comece a dourar.
    1/4 xícara de azeite, 3 cebolas
  • Acrescente o alho, o cominho, bem como as folhas de louro, depois mexa por 1 minuto.
    1 colher de chá de cominho em pó, 5 dentes de alho, 3 folhas de louro
  • Adicione o feijão e misture. Em seguida, acrescente 6 litros de água. Assim que ferver, adicione a carne-seca e a costelinha pré-cozidas, reduza o fogo e deixe cozinhar por 2 horas, mexendo ocasionalmente.
    800 g de carne seca, 1 kg de feijão preto, 1,1 kg de costela de porco
  • Depois das primeiras 2 horas de cozimento, adicione o lombo pré-cozido e os paios inteiros. Deixe cozinhando em fogo baixo por mais 3 horas, mexendo ocasionalmente, com cuidado para não desmanchar os grãos de feijão.
    600 g de lombo de porco
  • 30 minutos antes do final do cozimento, retire os paios e corte-os em fatias diagonais de 1 cm.
    500 g de paio
  • Devolva-os à panela e continue cozinhando até completar 5 horas de cozimento, ou até que as carnes fiquem bem macias e o caldo da feijoada comece a encorpar.
  • Em seguida, sirva a feijoada com os acompanhamentos de sua referência.
Autor: Larissa de Abreu
Calorias: 375kcal
Custo: R$ 40,00
Refeição: Almoço
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: comida típica, feijão preto, feijoada, receita com feijão, receita com feijão preto