Carne de cupim com molho e cebola.

O cupim na panela de pressão é uma deliciosa opção que pode ser servida sempre que desejar. O prato combina muito bem com diversos ingredientes, e vamos dar dicas de opções para acompanhar a refeição.

Além disso, sua preparação é simples e rápida, o que o torna ainda mais atrativo. Mesmo para aqueles que não se sentem tão à vontade na cozinha, essa receita é uma ótima escolha, já que o processo é descomplicado.

Em seguida, veja como fazer!

5 de 1 avaliação

Cupim na panela de pressão

Delicioso e suculento, o cupim na panela de pressão é a escolha perfeita para refeições irresistíveis e práticas. Venha saber como prepará-lo!
Porções 4 pessoas
Tempo de preparo 20 minutes
Tempo de fogo 1 hour
Tempo total 1 hour 20 minutes

Ingredientes

  • 1,5 a 2 kg de uma peça de cupim
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 unidade de cebola grande e picada
  • 4 dentes de alho muito bem picados
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto
  • 2 copos de água fervente

Modo de preparo

  • Comece perfurando a peça de cupim com uma faca para facilitar a absorção do tempero.
    1,5 a 2 kg de uma peça de cupim
  • Logo após, tempere o cupim com pimenta-do-reino e sal a gosto.
    Pimenta-do-reino a gosto, Sal a gosto
  • Em uma panela de pressão, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e adicione uma cebola picada e os dentes de alho.
    2 colheres de sopa de azeite, 1 unidade de cebola, 4 dentes de alho
  • Em seguida, quando a cebola e o alho estiverem dourados, adicione a peça de cupim para selar.
  • Assim que o cupim começar a dourar, acrescente a água fervente, tampe a panela e cozinhe por 40 a 45 minutos em fogo médio após a pressão se formar.
    2 copos de água fervente
  • Após o tempo, retire a pressão e verifique se o cupim está macio; se sim, desligue o fogo.
  • Geralmente, fica um pouco de caldo no fundo da panela, cozinhe em fogo baixo com o cupim sem tampa, até que o caldo evapore, virando a peça para uniformizar os sabores.
Autor: Helen Batista
Calorias: 309kcal
Custo: R$ 65,00
Refeição: Almoço, Jantar
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: carne, carne bovina, como fazer cupim na panela de pressão, cupim, cupim macio, cupim na panela de pressão, cupim suculento, prato com carnes

Dúvidas sobre o preparo do cupim na panela de pressão

Sempre que vamos preparar uma receita é normal surgirem dúvidas, principalmente, se for a primeira vez que estamos fazendo. E para ter um suculento cupim na panela de pressão, é bom ficar atento a algumas questões que vamos responder.

Como escolher a peça de cupim ideal para preparar na panela de pressão?

Para fazer o cupim na panela de pressão, a escolha da peça certa é fundamental para garantir um prato deliciosamente suculento e cheio de sabor. Em seguida, veja algumas dicas:

  • Opte por uma peça fresca e de cor avermelhada.
  • Escolha uma peça com marmoreio, ou seja, gordura entremeada na carne.
  • Evite peças com excesso de gordura externa ou partes muito magras.
  • Escolha um tamanho adequado para caber na sua panela de pressão.
  • Ao tocar a carne, ela deve estar firme, mas ceder ligeiramente para indicar sua maciez.

Qual é o tempo correto de cozimento do cupim na panela de pressão?

Saber o tempo adequado de cozimento do cupim na panela de pressão é essencial para atingir a textura perfeita que derrete na boca. 

Então, após selar o cupim, e quando começar a pressão da panela, o tempo correto e ideal de cozimento do cupim na panela de pressão é de 40 a 45 minutos. Além disso, mantenha o fogo médio ou baixo, não tenha pressa, o fogo alto pode secar a água mais rápido do que queremos.

Lembre-se, cada peça pode variar, então, para assegurar a maciez ideal, é aconselhável verificar se o cupim está macio ao toque antes de seguir para a próxima etapa. Caso não esteja, deixe na pressão por mais 10 minutos. Essa paciência vale a pena quando você se deparar com a carne perfeitamente cozida.

Posso variar os temperos ao cozinhar cupim na pressão?

Quando você está cozinhando cupim na panela de pressão, tem a liberdade de brincar com os temperos e escolher de acordo com seu gosto. Em seguida, veja alguns que combinam muito bem com o cupim:

  • Páprica
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Manjericão
  • Canela
  • Cominho
  • Mostarda em grãos

Como garantir que o caldo na panela não evapore totalmente durante o cozimento?

Aquele caldo que fica após o cozimento do cupim é necessário para servi-lo bem molhadinho caso você não vá acrescentar outro molho.

Então, basta seguir o modo de preparo, pois os dois copos de água fervente indicados na receita são o suficiente. No entanto, caso seja necessário, basta acrescentar um pouco mais de água e ajustar os temperos. 

Existem alternativas à panela de pressão para preparar o cupim?

O cupim até pode ser cozido em uma panela comum, de ferro fundido ou de barro, no entanto, o tempo é bem maior e para ele ficar macio, você vai precisar deixar por cerca de 4 horas. 

Além disso, você também tem a opção de assá-lo, como, por exemplo, no forno convencional com papel alumínio em temperatura baixa, regando ocasionalmente. Você também pode fazer um cupim suculento na churrasqueira em fogo indireto, utilizando lenha ou carvão.

Molhos que combinam com cupim na panela de pressão

Em seguida, você vai ver cinco molhos que combinam perfeitamente bem com o cupim na panela de pressão:

  1. Molho de Alho: O molho de alho acrescenta um sabor intenso e aromático à carne, ideal para realçar o sabor natural do cupim.
  2. Molho de Pimenta: Com um toque picante, o molho de pimenta oferece um contraste emocionante e caloroso à suculência do cupim.
  3. Molho Bechamel: O molho bechamel, com sua cremosidade suave, confere uma textura aveludada ao cupim, proporcionando uma combinação irresistível.
  4. Molho de Iogurte com Mostarda: A mistura de iogurte e mostarda cria um equilíbrio entre a suavidade do iogurte e o toque picante da mostarda, harmonizando perfeitamente com o cupim.
  5. Molho Caesar: Com sua base de maionese, parmesão e anchovas, o molho Caesar adiciona um sabor rico e complexo, tornando o cupim uma experiência sofisticada.

Sirva no almoço!

Enfim, essa receita deliciosa de cupim na panela de pressão é perfeita para ser servida no almoço com arroz branco e um dos deliciosos molhos que indicamos acima.

Agora que você já sabe como preparar essa receita, curta, compartilhe em suas redes sociais e marque nosso site e Instagram @casaeculinariaoficial.

Tenho certeza que seus amigos vão amar!

E conta para a gente nos comentários como foi a sua experiência preparando a receita, se você gostou e utilizou algum dos molhos que recomendamos. Sua opinião é muito importante para nós.

Até a próxima!