Caldo de mocotó com pedaços de torrada ao lado

Para aqueles que amam comidas temperadas e repletas de muito sabor, o caldo de mocotó tradicional é a opção perfeita! A receita é feita com mocotó de boi e diferentes tipos de temperos. Uma maravilhosa especialidade da culinária do Brasil!

O caldo de mocotó de boteco é uma delícia típica da culinária brasileira, que traz todo o sabor e tradição dos bares e botecos. Feito com mocotó de boi e temperos incríveis, esse caldo é perfeito para aquecer nos dias mais frios e ainda acompanhar uma cervejinha gelada.

Com um toque especial, o caldo de mocotó de boteco é a pedida certa para os amantes da gastronomia de boteco e das comidas temperadas, garantindo uma experiência completa e repleta de sabores marcantes.

Assim, que tal aprender a preparar um caldo de mocotó? Nós do Casa e Culinária vamos te ajudar. Veja abaixo:

5 de 1 avaliação

Caldo de mocotó

Sabe aquele caldo super delicioso para esquentar os dias frios? Esse é o caldo de mocotó. Aprenda agora mesmo essa receita deliciosa!
Porções 6 porções
Tempo de preparo 1 hour
Tempo total 1 hour

Ingredientes

  • 1 mocotó picado ou em rodelas
  • 2 folhas de Louro
  • Cominho
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 cebola media ralada
  • 1 ramo de coentro pequeno
  • Pimenta-do-reino à gosto
  • Açafrão à gosto
  • Óleo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Primeiramente, cozinhe o mocotó na panela de pressão por 40 minutos juntamente com o louro e o coentro. Retire os ossos que se soltaram e descarte-os, desosse os pedaços que, por ventura, ainda estejam com osso.
    1 mocotó, 2 folhas de Louro, 1 ramo de coentro
  • Separe 1/5 da carne do mocoto e pique-a em pedados pequenos. Bata o restante da carne no mocotó no liquidificador com a própria água até formar um caldo grosso. Volte tudo para a panela.
    Cominho, 4 dentes de alho, 1 cebola, Pimenta-do-reino, Açafrão à gosto, Sal a gosto, Óleo
  • Em uma frigideira, frite o alho no azeite e depois adicione a cebola e refogue. Adicione o refogado na panela com o caldo juntamente com o cominho, sal e pimenta. Coloque uma pitata de açafrão apenas para corar o tom pálido do caldo. Deixe ferver o caldo por 5 ou 10 minutos.
  • Veja como o caldo ficará grosso sem a necessidade de adicionar farinha ou outro espessante.
Autor: Clarisse Diniz
Calorias: 100kcal
Custo: R$ 65,00
Refeição: Almoço, Jantar
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: caldo de mocotó, mocotó, receita de caldo de mocotó, sopas e caldos

Benefícios do caldo de mocotó

O mocotó consiste na região da canela e do pé do boi, afinal é reconhecido como uma das refeições mais saudáveis e nutritivas globalmente. 

Essa porção inclui cartilagens, tendões e o tutano, que é onde se concentram a maior parte das proteínas, vitaminas e minerais. Essas partes são notavelmente robustas, uma vez que sustentam todo o corpo do boi.

Através do caldo de mocotó é possível obter um alto valor de colágeno. Esse tipo de proteína oferece diversos aminoácidos para nosso organismo, além de também oferecer benefícios para retardar o envelhecimento da pele.

Além disso, o mocotó ajuda a aumentar a imunidade, saúde dos cabelos, unhas, articulações e muito mais. 

Já o tutano, também presente no meio do mocotó, oferece para o organismo diversas vitaminas como A, D, E e K. Ou seja, rico em vitaminas antioxidantes. São muitos benefícios!

Acompanhamentos para o caldo de mocotó

O caldo de mocotó por si próprio já é delicioso. Porém, o que você acha de deixar a receita ainda mais saborosa com alguns acompanhamentos? Veja as opções que separamos:

  • Pedaços de bacon: Se você é aquela pessoa que adora carnes, o bacon é perfeito. Para deixar o caldo ainda mais saboroso, basta fritar uns pedaços pequenos de bacon e espalhar por cima.
  • Croutons: Um tipo de acompanhamento comum em caldos e sopas são os croutons. Ou seja, pedacinhos de pão com manteiga e orégano super crocantes.
  • Farofas: Uma opção para trazer muito sabor nos caldos é a farofa. Separe um pouco e em seguida coloque por cima e surpreenda-se!
  • Torradas: Sabe aqueles pães velhos guardados em casa? Basta jogar um pouco de azeite e orégano e colocar na airfryer ou forno. Então, você terá excelentes torradas para comer junto com o caldo. Vale super a pena fazer em casa!
  • Torresmo: Encontrado no supermercado, basta escolher alguns pedaços e fritar no óleo por alguns minutos. Com toda certeza, a combinação fica deliciosa!
  • Queijos: Os queijos sempre trazem um sabor especial a qualquer tipo de alimento e, no caldo não poderia deixar de fazer o mesmo. Por exemplo, opções raladas são ideais para acompanhar esse tipo de receita. Em seguida, basta colocar por cima do caldo.

O caldo de mocotó engorda?

O caldo de mocotó é uma receita rica em proteínas e vitaminas, mas também pode conter uma quantidade significativa de gordura, dependendo da forma como é preparado.

Se adicionado, por exemplo, bacon, torresmo ou queijos na receita, ele pode se tornar mais calórico e contribuir para o ganho de peso se consumido em excesso.

No entanto, se preparado com moderação e acompanhado de uma dieta equilibrada, o caldo de mocotó pode fazer parte de uma alimentação saudável sem causar ganho excessivo de peso.

O que achou dessa receita deliciosa?

Agora que você já sabe como fazer um caldo de mocotó irresistível, nós queremos saber o que você e seus amigos e família acharam dessa receita incrível. Então, nos conte nos comentários como foi sua experiência e o que usou para incrementar o caldo. Nós adoramos saber a opinião dos nossos leitores.

Quer aprender essa e outras receitas deliciosas, além de curiosidades? No nosso site, você encontra diversas receitas de salgados, doces, sobremesas, saladas, pães e até mesmo curiosidades sobre o mundo da culinária. Vale a pena conferir nosso Instagram também.