A receita do Casa e Culinária de hoje vai te ensinar a preparar um caldo de kenga, com ingredientes econômicos e que, juntos formam esse delicioso prato.
O prato surgiu em Minas Gerais, na região de Salinas, que é conhecida por suas famosas cachaças e aguardentes. Afinal, o caldo de kenga é um ótimo prato para ajudar a fortalecer o corpo nos dias que você beber além da conta – quando está com a famosa ressaca.
O nome exótico e diferente chama a atenção e causam risos dentre os mais cômicos. No entanto, kenga, nada mais é, que o sinônimo de galinha ou frango, sendo a forma carinhosa que os mineiros apelidaram os bichinhos. Assim, o caldo de kenga é o mesmo que caldo de galinha, com outros ingredientes que deixam o sabor ainda mais marcante e especial.
Além de super saboroso, esse caldo cai muito bem em dias frios e o preparo é simples e fácil de fazer.
Agora, siga a sua leitura e veja como fazer!
A receita de caldo de kenga de hoje tem como principais ingredientes a kenga, ou frango desfiado, mandioca e mandioquinha. Portanto, pelos ingredientes base já deu para perceber que é um prato tradicional e muito delicioso, não é mesmo?
E então, vamos começar? Veja a seguir quais ingredientes você irá usar e como preparar!
Ingredientes
- 1 peito de frango
- 1/2 kg de mandioca
- ½ de mandioquinha
- ½ de cenoura ralada
- 3 colheres de cheiro-verde picado
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho
- 2 pimentas de cheiro
- Pimenta do reino a gosto
- Páprica a gosto
- Sal a gosto
- Óleo a gosto
Como fazer caldo de kenga
- Para preparar o caldo de kenga, acrescente óleo e uma cebola picada em uma panela de pressão e leve ao fogo médio.
- Em seguida, jogue o peito de frango picados em pedaços pequenos ou já desfiado, acrescente a mandioquinha, a cenoura, a mandioca e todos os temperos na quantidade que você preferir, exceto o alho.
- Adicione água suficiente para cobrir todos os ingredientes e deixe cozinhar por cerca de meia hora.
- Em seguida, desligue o fogo e deixe que a pressão da panela saia sozinha.
- Retire o peito de frango da panela. Caso você tenha optado pela forma em pedaços, aperte os pedaços com a ajuda de um garfo até desfiar. Enquanto isso, bata o restante dos ingredientes no liquidificador usando a água do cozimento.
- Em outra panela doure a outra cebola com os dentes de alho e coloque o frango já desfiado para dar uma leve dourada, despeje o creme do liquidificado na panela e deixe apurar por alguns minutos.
- Finalize com cheiro verde e, simples assim, já está pronto o caldo de kenga.
Veja como servir
Para os amantes de caldos e ensopados, o caldo de kenga é uma bela opção quando posto à mesa. Além de muito delicioso, o caldo possui um aspecto grosso, com coloração amarelada, que realça, até mesmo, os outros pratos de acompanhamento.
Aliás, para acompanhar você pode fazer torradas de pão amanhecido, cortando-os em fatias. Banhe no azeite, salpique orégano por cima. Em seguida, leve ao forno até dourar e você já tem um novo prato para servir junto ao caldo de kenga. Fica uma delícia e você vai encantar o seu paladar e o dos seus convidados!
Assim, para beber, experimente a cachaça tradicional das Salinas ou outra aguardente de sua preferência. Então, o caldo combina também com cerveja, bebidas de dose como whisky, drinks com gin, vodka ou, até mesmo, drinks sem álcool. Além disso, para os que preferem um bom suco, combine o caldo de kenga com saboroso e leve suco de abacaxi com hortelã e aproveite a combinação de sabores.
Já para a sobremesa, você combinar o caldo de kenga com a nossa receita de bolo de flocão de milho de cremoso. Confira.
Variações do caldo de kenga
Você já aprendeu a preparar o caldo de kenga, mas que tal deixar o seu prato ainda mais gostoso? O que não falta é criatividade quando pensamos em incrementar a receita. Então, para isso, você pode acrescentar no preparo 300 gramas de bacon e 300 gramas de calabresa, picados em pedaços pequenos. E não se esqueça de fritar bem, antes de acrescentar no restante da receita.
Já para os que gostam de pratos mais saudáveis, acrescente uma beterraba e uma batata picadas em pequenos cubos, deixe cozinhar até amaciar e acrescente junto ao liquidificador, até misturar bem com os demais ingredientes. Assim, seu caldo vai ficar mais forte e saudável.
Então, agora que você já sabe tudo sobre a receita, comente o que achou e não deixe de compartilhar as fotos do caldo de kenga em sua mesa.
Aproveite e nos siga nas redes sociais @casaeculinariaoficial para aprender outras receitas e deixar as suas refeições cada vez mais diferentes.
Caldo de kenga
Ingredientes
- 1 peito de frango
- ½ kg de mandioca
- ½ kg de mandioquinha
- ½ kg cenoura ralada
- 3 colheres de sopa de cheiro verde
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho
- 2 pimentas de cheiro
- a gosto pimenta do reino
- a gosto páprica
- a gosto sal
Modo de preparo
- Acrescente óleo e uma cebola picada em uma panela de pressão e leve ao fogo médio2 cebolas
- Jogue o peito de frango picados em pedaços pequenos ou já desfiado, acrescente a mandioquinha, a cenoura, a mandioca e todos os temperos na quantidade que você preferir, exceto o alho1 peito de frango, 1/2 kg de mandioca, 1/2 kg de mandioquinha, 1/2 kg cenoura, a gosto páprica, a gosto sal, a gosto pimenta do reino
- Adicione água suficiente para cobrir todos os ingredientes e deixe cozinhar por cerca de meia hora.
- Desligue o fogo e deixe que a pressão da panela saia sozinha.
- Caso você tenha optado pela forma em pedaços, aperte os pedaços com a ajuda de um garfo até desfiar.
- Bata o restante dos ingredientes no liquidificador usando a água do cozimento.2 dentes de alho, 2 pimentas de cheiro
- Em outra panela doure a outra cebola com os dentes de alho e coloque o frango já desfiado para dar uma leve dourada, despeje o creme do liquidificado na panela e deixe apurar por alguns minutos.
- Finalize com cheiro verde e, simples assim, já está pronto o caldo de kenga.3 colheres de sopa de cheiro verde
1 Comentários