Você já fez ou comeu o famoso arroz de tomate? Este prato é um exemplo clássico da culinária portuguesa e é daqueles que nos fazem desejar comê-lo todos os dias. E você pode, já que ele é leve e pode ser servido com qualquer tipo de acompanhamento.
Claro que servir arroz de tomate com um delicioso filé de peixe grelhado vai levar sua refeição a outro patamar, porém, nada impede que você o sirva com bife de carne ou filé de frango.
Em seguida, veja os ingredientes e como fazer esse prato tipicamente português. Após a receita, confira algumas das dúvidas mais frequentes sobre a refeição. Desse modo, seu arroz vai ficar perfeito!
Arroz de tomate
Ingredientes
- 2 xícaras de arroz Carolino (tradicional da receita)
- 300 g de tomate fresco picado sem a casca
- 1 pimentão vermelho picado (opcional)
- 1 cebola picada
- 5 xícaras de água
- 2 folhas de louro
- 2 colheres de sopa de azeite
- Pimenta-preta a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Primeiramente, aqueça uma panela e adicione o azeite.2 colheres de sopa de azeite
- Em seguida, refogue a cebola até que ela fique transparente e comece a murchar.1 cebola
- Então, junte o tomate e o pimentão picado em pedaços finos.300 g de tomate fresco, 1 pimentão vermelho
- Cozinhe até que amoleça e a cebola comece a dourar.
- Adicione o arroz à panela.2 xícaras de arroz Carolino
- Misture bem para garantir que o arroz esteja completamente envolto no azeite.
- Em seguida, coloque a água, o sal, as folhas de louro e a pimenta-preta.5 xícaras de água, 2 folhas de louro, Sal a gosto, Pimenta-preta a gosto
- Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo.
- Quando as bolhinhas do arroz começarem a sumir, desligue o fogo e tampe por 10 minutos.
- Sirva em seguida!
Dúvidas sobre o arroz de tomate
O arroz de tomate é um prato bem simples de fazer, mas é preciso ficar atento ao momento certo de desligar o fogo, pois ele deve ficar mais cremoso do que o arroz habitual que fazemos no dia a dia. Em seguida, veja algumas dúvidas comuns sobre a refeição.
Qual tipo de tomate devo usar para fazer o arroz de tomate?
Na verdade, você pode usar qualquer tipo de tomate para fazer o arroz de tomate, então, use seu preferido ou o tiver à mão. No entanto, vamos dar duas opções mais comuns para preparar sua refeição:
- Tomate fresco: se escolher essa opção, lembre-se de que eles devem estar bem maduros.
- Tomate enlatado: os tomates enlatados também podem ser usados, afinal, basta abrir a lata, escorrer o líquido, picar e adicionar os tomates no arroz.
Por que usar o arroz Carolino?
Para seguir a receita tradicional, é importante usar o arroz Carolino, já que ele tem mais goma que os outros. Ele também possui outras diferenças, como, por exemplo:
- O arroz Carolino possui grãos curtos, arredondados e mais largos em comparação com o arroz de grão longo ou médio, sendo mais finos e compridos.
- Sua textura é mais cremosa e pegajosa quando cozido. Isso o torna ideal para pratos que exigem uma consistência mais espessa, como risotos.
- O arroz Carolino tem uma alta capacidade de absorção de líquido, o que o torna perfeito para absorver o sabor de caldos e molhos, criando pratos mais saborosos.
- Ele também tem um teor de amido mais elevado em comparação com outras variedades de arroz, o que contribui para sua textura cremosa.
Posso usar outro tipo de arroz?
Apesar de o arroz Carolino ser o tradicional do arroz de tomate, você pode usar outros tipos de arroz, como, por exemplo: o agulhinha, o arbóreo, o parboilizado e até mesmo o arroz integral.
Qual a origem do arroz de tomate?
A origem exata arroz de tomate é incerta. Embora seja um prato popular em Portugal e em outras regiões de influência portuguesa, sua história e origem não são documentadas.
Dicas e sugestões para servir o arroz de tomate
O arroz de tomate é um ótimo acompanhamento para peixes grelhados ou assados. Sirva-o ao lado de um filé de salmão, robalo, linguado, tilápia ou qualquer outro peixe de sua preferência.
Ele também combina muito bem com filés de frango grelhados. Inclusive, você pode adicionar um toque de queijo parmesão ralado por cima para um sabor extra.
E embora o arroz de tomate seja mais tradicionalmente servido com frutos-do-mar e proteínas leves, você pode certamente acompanhá-lo com carne também. Por exemplo, um bife grelhado ou costeletas de porco são boas opções.
Sirva em ocasiões especiais
Embora seja um prato leve, você também pode servir arroz de tomate em ocasiões especiais. Tenho certeza que será uma refeição bastante apreciada. Além disso, se adicionar algumas ervas frescas, como coentro, salsa ou manjericão, terá um toque de frescor e vai diferenciar a refeição.
Agora que você já sabe como fazer essa delícia, aproveite e veja outras receitas em nosso portal. Compartilha nossa publicação e siga nosso Instagram @casaeculinariaoficial. E não esquece de comentar contando a sua experiência fazendo esse prato!
1 Comentários