Acarajé da Bahia em travessa preta

A receita de hoje é para você que está querendo sentir o gosto do tempero da Bahia direto da cozinha da sua casa. Vamos te ensinar de forma muito prática a fazer o famoso Acarajé, que também é característico da gastronomia africana, e claro, especialidade da culinária afro-brasileira.

Portanto, separa o papel e a caneta, presta atenção nas dicas e certamente você fará o melhor Acarajé da sua vida!

Ingredientes

  • 1/2 kg de feijão fradinho quebrado
  • 2l de água
  • 1 cebola grande cortada em 4 pedaços
  • Sal a gosto
  • 1 l de azeite de dendê (para fritar)

Como fazer acarajé

  1. Antes de tudo, é extremamente importante que o feijão fradinho fique de molho por 12 horas em uma vasilha com 2 litros de água. Enquanto isso, esfregue bem os caroços para que as cascas se desprendam.
  2. Se for necessário, retire e coloque mais água, até que as cascas e os pontinhos pretos saíam totalmente. Após o processo, escorra e reserve.
  3. No liquidificador, coloque o feijão, a cebola e o sal e bata, aos poucos, até perceber que a massa está fina e macia
  4. Coloque na geladeira por 1 hora. Depois, bata a massa com uma colher de pau, por cerca de 10 min, até ficar com aspecto fofo e leve
  5. Em uma panela, pré-aqueça o azeite de dendê em fogo médio. Forme bolinhos redondos com a ajuda de uma colher de sopa e uma de pau. Frite até dourar.
  6. Por fim, é só servir quentinho, e se quiser que fique bem parecido com o prato da Bahia, acompanhe de vatapá, caruru, salada e camarão.

Principais dúvidas sobre o Acarajé

Origem cultural do acarajé

Sucesso em todo país, principalmente nas cidades turísticas baianas, o acarajé vai além de ser apenas uma comida típica, ainda é uma forma de sustento para várias famílias, que são majoritariamente chefiadas por mulheres, e claro, é um traço de ancestralidade e cultura.

A fórmula é dos africanos ocidentais, que na época chegaram no Brasil como escravos. Hoje, apesar de ser popular no comércio de rua, ainda é um marco forte na cultura e religião afro-brasileira.

Porque o acarajé tem esse nome?

O nome “acarajé” vem da palavra iorubá “akara”, que significa “bola de fogo”. Isso se deve à aparência do prato, que é um bolinho de feijão-fradinho frito em azeite de dendê. O acarajé é uma comida típica da Bahia, no Brasil, e é feito com feijão-fradinho, cebola, sal e azeite de dendê. Ele é servido com camarão seco, vatapá, caruru e pimenta. O acarajé é uma comida muito popular na Bahia e é vendido em muitos lugares, como mercados, barracas de rua e restaurantes.

Como se come um acarajé?

Para comer um acarajé, você deve primeiro cortá-lo ao meio. Em seguida, você pode adicionar os recheios que desejar. Os recheios mais comuns são camarão seco, vatapá, caruru e pimenta. Você também pode adicionar outros recheios, como carne de sol, queijo coalho e vinagrete.

Depois de adicionar os recheios, você deve embrulhar o acarajé em uma folha de bananeira. O embrulho ajuda a manter o acarajé quente e evita que os recheios caiam.

O acarajé pode ser comido com as mãos ou com um garfo e faca. Se você escolher comê-lo com as mãos, é importante usar os dedos para pegar o acarajé e evitar que os recheios caiam.

Acompanhamentos para o acarajé

O ponto chefe do acarajé é a massa de feijão fradinho e azeite de dendê. Geralmente vem acompanhado de vatapá, assim como de caruru, salada, camarão e para os apaixonados por pimenta, um molho muito picante que faz qualquer um ir às alturas!

Por fim, não podemos esquecer da coca cola bem gelada, bebida predominantemente escolhida pela maioria das pessoas fascinadas pelo prato.

Com certeza é uma ótima opção para servir em uma reunião entre amigos no final de semana ou até mesmo se você está pensando em tirar uma graninha extra no final do mês.

Não esqueça de depois comentar a sua experiência com a receita e continuar acompanhando as nossas sugestões aqui no site.

Aproveita e já deixa fala também quais outras especiarias baianas ou até de outros lugares você quer a gente te ensine! Será um prazer!

Como sempre, desejamos um bom apetite e que a sua experiência seja sensacional!

5 de 2 avaliações

Acarajé da Bahia

Aprenda a fazer um delicioso acarajé de forma bem simples e leve o gosto do dendê da Bahia para a cozinha da sua casa.
Porções 5 porções
Tempo de preparo 30 minutes
Tempo total 30 minutes

Ingredientes

  • ½ kg de feijão fradinho quebrado
  • 2 l de água
  • 1 cebola grande
  • Sal a gosto
  • 1 l de azeite de dendê para fritar

Modo de preparo

  • Antes de tudo, é extremamente importante que o feijão fradinho fique de molho por 12 horas em uma vasilha com 2 litros de água. Enquanto isso, esfregue bem os caroços para que as cascas se desprendam.
    2 l de água
  • Se for necessário, retire e coloque mais água, até que as cascas e os pontinhos pretos saíam totalmente. Após o processo, escorra e reserve.
  • No liquidificador, coloque o feijão, a cebola e o sal e bata, aos poucos, até perceber que a massa está fina e macia
    1/2 kg de feijão fradinho, 1 cebola, Sal
  • Coloque na geladeira por 1 hora. Depois, bata a massa com uma colher de pau, por cerca de 10 min, até ficar com aspecto fofo e leve
  • Em uma panela, pré-aqueça o azeite de dendê em fogo médio. Forme bolinhos redondos com a ajuda de uma colher de sopa e uma de pau. Frite até dourar.
    1 l de azeite de dendê
  • Para finalizar, é só servir quentinho, e se quiser que fique bem parecido com o prato da Bahia, acompanhe de vatapá, caruru, salada e camarão.
Autor: Cássia Silva
Calorias: 250kcal
Custo: R$ 15,00
Refeição: Jantar, Lanche
Cozinha: Africana, Brasileira
Palavra-chave: bahia, comida apimentada, comida baiana, comida da bahia