Como cozinhar beterraba: aprenda de uma vez por todas!

0

A beterraba é um super alimento que possui: nitrato, carboidrato, fibras, magnésio, ferro, potássio, vitamina C e muito mais! Sendo assim, é de suma importância saber como cozinhar a beterraba de forma correta para não perder seus nutrientes na hora do preparo.

Além disso, você sabia que ela é capaz de melhorar a musculatura, retardar a fadiga e ainda ajuda na sua capacidade cardiorrespiratória? Ou seja, é o vegetal perfeito para consumir antes ou depois de fazer atividade física.

E melhor ainda, existe mais de um jeito de cozinhar beterraba de maneira eficiente. Por isso, aqui iremos te ensinar três formas: no vapor, na panela de pressão e no micro-ondas.

Então, vamos aprendê-las?

No vapor

Caso você deseje manter o máximo de nutrientes possíveis da beterraba, essa é a melhor maneira de cozinhá-la. Aqui está um guia simples para cozinhar beterrabas no vapor.

O que você precisa:

  • Panela a vapor ou cesto de vapor
  • Panela grande com tampa
  • Beterrabas frescas
  • Água

Passo a passo:

  1. Primeiramente, lave bem as beterrabas para remover qualquer sujeira.
  2. Logo em seguida, descasque as beterrabas usando um descascador de legumes, se desejar. A pele é comestível, mas muitas pessoas preferem removê-la.
  3. Logo após, corte as beterrabas em cubos pequenos ou fatias finas, se preferir cozinhar pedaços menores para acelerar o processo de cozimento.
  4. Encha a panela grande com água até abaixo do nível da grade do cesto a vapor. Depois, coloque a panela a vapor ou cesto de vapor na panela grande.
  5. Então, distribua uniformemente as beterrabas no cesto a vapor.
  6. Leve a água na panela grande para ferver em fogo médio-alto.
  7. Assim que a água estiver fervendo, coloque o cesto a vapor com as beterrabas sobre a panela.
  8. Tampe a panela para manter o vapor dentro.
  9. Cozinhe por cerca de 15 a 25 minutos, dependendo do tamanho e da espessura das beterrabas. Verifique a maciez com um garfo para determinar se estão prontas.
  10. Agora, basta deixar as beterrabas esfriarem um pouco antes de manusear. E pronto!

Na panela de pressão

Enquanto isso, na panela de pressão, apesar de não ser tão saudável quanto no vapor, ainda assim consegue preservar alguns nutrientes e o seu sabor. Essa opção é bastante útil para quem necessita de uma opção rápida e eficiente. Confira:

O que você precisa:

  • Beterrabas frescas
  • Uma panela de pressão
  • Água

Passo a passo:

  1. Inicialmente, lave bem as beterrabas para remover a sujeira. E vá descascando as beterrabas, se desejar.
  2. Se preferir que elas cozinhem mais rápido, corte as beterrabas em pedaços menores.
  3. Logo após, adicione água suficiente à panela de pressão para cobrir as beterrabas.
  4. Em seguida, coloque as beterrabas cortadas ou inteiras na panela de pressão.
  5. Então, feche a panela de pressão e leve-a ao fogo médio-alto.
  6. Assim que a pressão for atingida, reduza o fogo para manter a pressão e cozinhe por cerca de 10 minutos, dependendo do tamanho das beterrabas.
  7. Depois, desligue o fogo e permita que a pressão diminua naturalmente antes de abrir a panela. Isso pode levar alguns minutos.
  8. Faça uma checagem: insira um garfo ou faca nas beterrabas para verificar a maciez. Elas devem estar macias, mas ainda firmes.
  9. E pronto! Espere um pouco elas esfriarem e depois já pode comer suas beterrabas com o que preferir.

No micro-ondas

Já no micro-ondas, é de longe a opção mais prática. Veja como é fácil:

O que você precisa:

  • Beterrabas frescas
  • Prato para micro-ondas com tampa ou filme plástico indicado

Passo a passo:

  1. Assim como nas outras duas maneiras de cozinhar a beterraba, lave-as e descasque-as, se preferir.
  2. Corte-as para diminuir o tempo de cozimento.
  3. Em seguida, coloque as beterrabas no prato para micro-ondas.
  4. Então, cubra o prato com uma tampa própria para micro-ondas ou filme plástico perfurado para permitir a saída de vapor.
  5. Logo, cozinhe em alta potência por cerca de 5 a 10 minutos, dependendo do tamanho das beterrabas e da potência do seu micro-ondas.
  6. Pause a cada 3-4 minutos para mexer ou virar as beterrabas, garantindo um cozimento uniforme.
  7. Por fim, lembre-se sempre de esperar esfriarem um pouco antes de manusear.
  8. E agora só aproveitar suas beterrabas cozidas!

Dúvidas frequentes sobre cozinhar beterraba

Agora que você sabe preparar beterraba cozida de formas diferentes, é comum surgirem algumas dúvidas na hora de cozinhá-las. Portanto, decidimos sanar todas as questões que poderão aparecer:

Dá para cozinhar beterraba murcha?

Caso as beterrabas estejam murchas, quer dizer que podem ter perdido parte da sua umidade e frescor. No entanto, ainda é possível cozinhá-las e aproveitar seu sabor e alguns nutrientes, mesmo que não estejam tão saborosas quanto as beterrabas frescas. Aqui vai uma dica: cozinhar as beterrabas em líquidos, como caldos ou água, pode ajudar a reintroduzir um pouco de umidade durante o processo de cozimento.

Pode cozinhar a beterraba no feijão?

Claro! É possível cozinhar a beterraba junto ao feijão, e também vai combinar bastante, especialmente em preparações de sopas, guisados ou ensopados. A beterraba adiciona sabor, cor e nutrientes à receita. Experimente!

O que fazer para a beterraba ficar doce?

A beterraba, apesar de ser naturalmente já um pouco doce, pode ser mais adocicada ainda. Para isso: escolha beterrabas frescas, asse no forno para caramelizar seus açúcares naturais e teste cozinhar no vapor, como ensinamos, para preservar o sabor doce.

Acompanhamentos para servir com beterraba

Então, como já dissemos no começo, a beterraba é um ótimo vegetal para incluir na sua dieta e consumir no seu pré-treino e pós-treino. Veja em seguida algumas combinações para você experimentar:

  • Aveia com beterraba: misture beterraba cozida ou ralada com aveia para uma fonte de carboidratos de liberação lenta, que fornecem energia sustentada durante o treino. Ou seja, ideal para ser consumido antes do treino.
  • Iogurte grego com beterraba: antes de ir treinar, combine beterraba com iogurte grego para uma opção rica em proteínas, que auxilia na manutenção dos músculos durante o exercício.
  • Abacate com beterraba: adicione abacate à beterraba para fornecer gorduras saudáveis, que ajudam na absorção de nutrientes e na recuperação pós-treino.
  • Saladas cruas com beterraba: Para as refeições principais, uma salada crua com beterraba pode adicionar muitos nutrientes à sua refeição.

Nos conte sobre a sua experiência ao cozinhar a beterraba

Então, o que achou de preparar essas beterrabas deliciosas e saudáveis? Deixe seu comentário sobre como foi essa experiência e se você prefere fazer no vapor, na panela de pressão ou no micro-ondas. E também, compartilhe com a sua família e amigos que vão adorar saber como cozinhar beterrabas!

Por fim, lembre-se de nos seguir no Instagram @casaeculinariaoficial para acompanhar mais dicas.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Like
Close
Casa e Culinária feito com . © Copyright 2023-2024. Todos os direitos reservados.
Close