Carne no ponto perfeito com folhas de decoração.

Conseguir chegar no ponto perfeito da carne é uma tarefa um pouco desafiadora, principalmente se você é novo na cozinha. Assim, neste guia, que faz parte do nosso guia completo de técnicas culinárias, decidimos compartilhar dicas e técnicas infalíveis para garantir que suas carnes fiquem suculentas, macias e repletas de sabor a cada preparo. Não importa se você ainda é iniciante na cozinha, basta ler com atenção e colocar em prática.

Vamos lá aprender sobre o ponto perfeito da carne?

Os pontos da carne

Primeiro, é preciso saber quais são os pontos mais conhecidos da carne. Pois, eles irão influenciar diretamente no sabor e na textura do corte, podendo deixá-la mais macia e suculenta, ou, o inverso… Sendo assim, aqui estão os pontos mais populares da carne:

1. Mal passada

Nesse ponto, a carne fica grelhada por fora, porém crua por dentro, portanto, sua textura é mais macia. Visualmente, as suas extremidades estão douradas e o centro ainda está bem avermelhado.

Em relação ao seu preparo, deve-se deixar cada lado da carne no contato com o calor durante 2-3 minutos entre uma temperatura de 55 a 60°C.

Esse é considerado o ponto mais amado pelos apreciadores do sabor da carne.

2. Ao ponto para mal passada

É um meio termo entre a mal passada e ao ponto. A sua principal diferença é na borda mais cozida, mesmo o interior da carne continuando vermelha.

Para prepará-la, é necessário entrar em contato com o calor durante 5-7 minutos e sua temperatura não deve passar dos 68ºC.

3. Ao ponto

O ponto da carne é mais grelhado por fora, porém, ainda fica rosado por dentro. Esse ponto é mais próximo do cozimento do que os anteriores, mas ainda é sutilmente mal passado. Assim, a carne fica mais firme por fora e continua macia por dentro. Visualmente, ela fica mais tostada, apresentando uma cor mais próxima a um marrom claro.

Seu modo de preparo envolve deixar no fogo na temperatura máxima entre 65-70ºC durante 4-6 minutos cada lado.

Então, a carne ao ponto é uma das mais pedidas e tradicionais nos restaurantes. Em relação aos últimos pontos citados, ela já possui uma mudança maior na textura, já que é mais firme por fora.

4. Bem passada

A carne bem passada encontra-se completamente grelhada não só por fora, mas também por dentro. A sua coloração já possui um marrom mais escuro e a textura é bem mais firme e rígida.

Sua preparação consiste em deixar a temperatura entre 70-75ºC por 10 minutos no fogo ou na grelha.

A carne bem passada é bem popular e solicitada nos estabelecimentos, por ser mais crocante e firme.

Mas, afinal, qual é o ponto perfeito da carne?

Existem várias opiniões em relação a qual seria o ponto perfeito da carne. Os amantes da proteína, em sua maioria, preferem algo entre mal passada e ao ponto para mal, já que a carne fica ainda macia e suculenta, sendo assim fica mais próxima ao seu estado natural.

No entanto, o ponto perfeito da carne vai ser o que você prefere consumir! É totalmente sua escolha e seu gosto pessoal.

Na situação de precisar cozinhar para um grupo maior de pessoas que você não sabe a preferência do ponto da carne, sugerimos prepará-la ao ponto, pois seria o meio termo entre a mal passada e a bem passada, o que torna mais fácil de agradar a todos.

Como fazer a carne no ponto perfeito

Independente do ponto da carne que você prefira ou onde você a prepara, seja na grelha, no forno ou na frigideira, existe uma característica no corte da carne que precisa de atenção: a sua espessura.

Quanto mais fino for o corte da carne, mais dificuldade você apresentará para fazer uma carne ao ponto ou mal passada sem queimar. Portanto, se sua preferência são as carnes mais passadas, opte por fazer cortes finos. Caso prefira as carnes mal passadas, os cortes mais grossos são os ideais.

Caso esteja fazendo a carne na frigideira, é necessário que ela já esteja quente antes mesmo de colocar a carne. Quando a frigideira está fria, a carne não continua com o exterior mais crocante e só vai cozinhar enquanto a frigideira antes esquenta, o que tornará sua carne dura. Outra dica, é não utilizar tanta gordura na frigideira, só o que for preciso para untar.

Um ponto que ainda não foi estabelecido o consenso seria: virar ou não virar a carne com frequência no seu preparo? Se você decidir virar a sua carne, aguarde ela fazer um pouco de suco.

Venha melhorar suas habilidades na grelha, na churrasqueira ou na frigideira e crie refeições inesquecíveis com cortes suculentos e saborosos. Lembre-se de escolher carnes de qualidade, temperar adequadamente e grelhar na temperatura ideal.

Pronto! Agora você já está mais preparado e confiante para fazer uma carne no ponto perfeito. Compartilhe essa experiência culinária com seus entes queridos e desfrute dos elogios e sorrisos em cada refeição!

Confira também na versão webstory

Deixe o seu comentário com mais dicas e truques na hora de preparar a sua carne no ponto perfeito.

Não esqueça de comentar, compartilhando suas experiências ao preparar a carne no ponto perfeito, nos conte também qual o seu ponto preferido da carne. Vamos juntos descobrindo mais sobre a arte da culinária e aprimorando as nossas habilidades na cozinha!