O sunomono é um prato tradicional japonês avinagrado que traz toda a leveza, o frescor e a essência do pepino japonês.
Surgindo a partir de uma influência mútua entre culinária chinesa e japonesa, o sunomono, como resultado, é a representação da união entre duas culturas tão ricas no mundo gastronômico.
Portanto, sem mais delongas, vamos ao passo a passo:
Sunomono
Ingredientes
- 2 unidades de pepino japonês
- 2 colheres de sopa de sal
- 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 3 colheres de sopa de açúcar
- Gergelim branco e preto a gosto
Modo de preparo
- Corte os pepinos em fatias finas.2 unidades de pepino japonês
- Em um recipiente, adicione os pepinos fatiados, o sal e misture.2 colheres de sopa de sal
- Separe uma nova vasilha e coloque uma peneira sobre ela. Em seguida, adicione os pepinos na peneira e deixe descansando por pelo menos 10 minutos.
- Lave os pepinos em água corrente, visando a retirada do sal. Dica: esprema os pepinos com a mão para facilitar o processo.
- Em uma panela de tamanho médio, adicione o vinagre e o açúcar. Deixe em fogo baixo e vá misturando até que o açúcar derreta. Dica: não deixe o açúcar ferver, isto é, desligue o fogo antes disso.3 colheres de sopa de vinagre de arroz, 3 colheres de sopa de açúcar
- Transfira todo o pepino para um recipiente e acrescente o molho de vinagre e açúcar por cima. Atenção: o molho deve estar frio ou em temperatura ambiente.
- Misture e acrescente gergelim por cima.Gergelim branco e preto
- Bom apetite!
Confira as dúvidas mais frequentes em relação ao sunomono
Em uma tradução direta, sunomono significa ”alimento avinagrado”, seja durante o modo de preparo ou para fins de conservação.
Em primeiro lugar, o pepino japonês é fino, comprido e não possui sementes, tendo gosto um pouco mais saboroso. Por outro lado, o pepino normal (pepino aodai) é mais grosso, possui coloração verde-escura e sabor neutro.
Não se sabe ao certo, entretanto, acredita-se que o sunomono tenha surgido na época Nara, na China, que compreende o período entre os anos 710 e 794 d.C.
Pratos ideais para acompanhar o sunomono
- Tartar de salmão: o tartar de salmão é uma receita bastante colorida, visualmente linda e, obviamente, muito saborosa. De fato, mostarda, cebola roxa, suco de limão, pimenta e outras especiarias juntas não poderiam dar errado.
- Temaki de salmão: o tradicional temaki de salmão acompanha o sunomono e é igualmente fácil de preparar. Ficou com dúvida sobre qual a lista de ingredientes para fazer aí na sua casa? Confira nosso tutorial!
- Poke de salmão: faça um delicioso poke de salmão em 20 minutos. É isso mesmo? Sim! Você não leu errado… Em menos de 30 minutos, é possível preparar esse delicioso prato japonês.
Nos acompanhe no Instagram e não perca mais nenhuma novidade!
Gostou da receita de sunomono de hoje? Então, vá aqui embaixo e deixe seu comentário dizendo o que achou, nós adoraríamos saber!
E se você é um amante da culinária asiática, confira agora o nosso guia completo da culinária japonesa para ser um verdadeiro expert.
Assim sendo, não deixe de acompanhar cada novidade aqui da página por meio do perfil @casaeculinariaoficial no Instagram.
Até a próxima!
1 Comentários