Como Junho está se aproximando, já estamos entrando no clima de festa junina por aqui! Então, hoje a receita será de uma bebida que não pode faltar em nenhum arraiá:
O quentão, e hoje ele será nossa estrela!
Primeiramente, não podemos deixar de falar que o quentão abraça todo mundo por dentro e deixa a gente aquecido e com um gosto maravilhoso na boca, não é mesmo?!
Além disso, é uma bebida perfeita para espantar o frio, além de ser um símbolo de união e celebração, reunindo amigos e familiares em volta de uma fogueira em uma noite fria!
Mas já é tão bom assim, que tal pararamos de falar e ir logo para a receita?!
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de água
- 1/2 xícara de chá de mel
- 2 colheres de sopa de gengibre em rodelas
- Casca de 1 laranja
- 4 cravos-da-índia
- 1 canela em pau
- 4 xícaras de chá de cachaça
Como fazer quentão
- Primeiramente, em uma panela, em fogo baixo, derreta o açúcar, sem mexer, até formar um caramelo dourado, mas não muito escuro.
- Em seguida, adicione a água, o mel, o gengibre, a casca de laranja, o cravo e a canela e mexa até dissolver todo o caramelo.
- Então, junte a cachaça e deixe levantar fervura.
- Por fim, deixe ferver por 3 minutos e sirva em seguida.
Uma porção de quentão, a tradicional bebida quente das festas juninas, geralmente contém cerca de 150 a 200 calorias. É importante lembrar que esse valor pode variar dependendo dos ingredientes e das proporções utilizadas na receita.
A história por trás do quentão
Primeiramente, o quentão é uma das bebidas mais tradicionalmente consumidas em festas juninas em todo o Brasil.
Mas você sabia que a origem do quentão vem dos tempos do Brasil Colônia? Então, essa é uma receita que carrega consigo um pedacinho da nossa história.
Contudo, dizem por aí que o quentão surgiu como uma adaptação do vinho quente trazido pelos portugueses. Com a falta de vinho por aqui, os brasileiros colocaram a criatividade em prática e substituíram o ingrediente principal por cachaça.
E por fim, nasceu o quentão, uma mistura de cachaça, especiarias e muito carinho, que aquece os corações.
Sugestões de acompanhamento
Agora que você já sabe como fazer um quentão e também conhece um pouquinho da história dele, que tal você testar, além da receita original, um quentão diferente?
Você pode acrescentar outras especiarias na receita, ou também misturar outros tipos de bebida, ou até mesmo deixá-lo mais cítrico usando limões. Além disso, essa bebida tão típica, poderia estar acompanhada por um delicioso bolo de milho ou então um bolo de fubá.
Por fim, nos conte aqui nos comentários o que você achou da receita do quentão se você já fez ela com algum tipo de variação e qual variação foi essa. Bom apetite!
Quentão
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de açúcar
- 2 xícaras de chá de água
- ½ xícara de chá de mel
- 2 colheres de sopa de gengibre em rodelas
- Casca de 1 laranja
- 4 cravos-da-índia
- 1 canela em pau
- 4 xícaras de chá de cachaça
Modo de preparo
- Primeiramente, em uma panela, em fogo baixo, derreta o açúcar, sem mexer, até formar um caramelo dourado, mas não muito escuro.2 xícaras de chá de açúcar
- Em seguida, adicione a água, o mel, o gengibre, a casca de laranja, o cravo e a canela e mexa até dissolver todo o caramelo.2 xícaras de chá de água, 1/2 xícara de chá de mel, 2 colheres de sopa de gengibre, Casca de 1 laranja, 4 cravos-da-índia, 1 canela em pau
- Então, junte a cachaça e deixe levantar fervura.4 xícaras de chá de cachaça
- Por fim, deixe ferver por 3 minutos e sirva em seguida.
1 Comentários