Os comerciantes de gado, conhecidos como tropeiros, serviam o Feijão tropeiro aos tropeiros durante o período do Tropeirismo, o que torna esse prato um prato tradicional da gastronomia brasileira com raízes nessa época. Então com o tempo, o prato se popularizou por todo o Brasil, tornando-se um dos principais representantes da culinária mineira.
Fácil de fazer, o feijão tropeiro é uma mistura de ingredientes simples, mas saborosos, como o feijão, a carne seca, o toucinho e a farinha de mandioca ou milho. Os ingredientes que complementam o sabor do prato são arroz branco, couve refogada e torresmo.
Para quem gosta de comida caseira e saborosa, o feijão tropeiro é uma ótima opção. Ele pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas. Além disso, é uma excelente opção para reunir a família e os amigos em torno da mesa, para uma refeição deliciosa e descontraída.
Vamos preparar esse prato delicioso?

Feijão tropeiro
Ingredientes
- 500 g de feijão cozido e escorrido
 - 250 g de linguiça calabresa picada
 - 150 g de bacon picado
 - 1 xícara de café de azeite
 - 4 ovos fritos inteiros e picados
 - 2 cebolas picadas
 - 1 cubo de caldo de bacon
 - 6 dentes de alho amassados
 - 1 ½ colher de sopa de farinha de mandioca crua
 - Sal a gosto
 - Pimenta a gosto
 - Cheiro-verde a gosto
 
Modo de preparo
- Primeiramente, comece fritando separadamente o bacon e a linguiça em uma panela com azeite.250 g de linguiça calabresa, 150 g de bacon, 1 xícara de café de azeite
 - Em seguida reserve-os.
 - Na mesma panela, refogue a cebola e o alho e adicione o feijão escorrido e o caldo de bacon.500 g de feijão, 2 cebolas, 6 dentes de alho, 1 cubo de caldo de bacon
 - Em seguida, junte o bacon com a linguiça, adicione a farinha de mandioca, bem como os ovos fritos e picados.1 1/2 colher de sopa de farinha de mandioca, 4 ovos
 - Adicione bastante cheiro-verde e ajuste o sal e a pimenta de acordo com seu gosto.Sal, Cheiro-verde, Pimenta
 - Agora é só servir!
 
Como o feijão tropeiro se popularizou?
Certamente muito se debate sobre a origem do Feijão Tropeiro. Alguns acreditam que o prato surgiu no estado de Minas Gerais, enquanto outros defendem a ideia de que ele teve sua origem em São Paulo. O que se sabe é que ele se tornou muito popular durante o Tropeirismo. O período em que os tropeiros percorriam longas distâncias em busca de pastagens para seus animais.
Você sabia?
Você sabia que o feijão tropeiro era muito popular entre os tropeiros por ser uma refeição completa e fácil de transportar? Por isso, eles costumavam carregar a mistura de feijão e farinha em sacolas de couro e, na hora da refeição, misturavam a carne seca e o toucinho para ter uma refeição completa e nutritiva. Interessante, não é?
O que faz o feijão tropeiro azedar?
O feijão tropeiro pode azedar por várias razões, mas principalmente devido ao crescimento de bactérias ou fungos que causam a fermentação e produção de ácidos. Algumas das principais razões pelas quais ele pode azedar incluem o armazenamento inadequado, contaminação cruzada, temperaturas inadequadas durante o cozimento e tempo de armazenamento prolongado. Para evitar que o feijão tropeiro azede, é importante seguir práticas de higiene adequadas durante a preparação, armazenar o prato na geladeira assim que esfriar, consumi-lo dentro de um prazo razoável e descartar qualquer porção que pareça ou cheire estranha.
Agora é só preparar!
Gostou dessa receita? Prepare esse prato e deixe seu comentário de como foi sua experiência. Compartilhe este post com seus amigos e familiares que também vão amar aprender a fazer esse prato delicioso.
Até mais!
            
            
            
            
1 Comentários