Espaguete a carbonara.

Você já experimentou o espaguete à carbonara ou macarrão carbonara? Se ainda não, depois de ver essa receita carbonara vai ser difícil resistir.

É um prato italiano clássico e super popular em todo o mundo. E o mais legal é que para preparar a carbonara, são necessários poucos ingredientes, mas mesmo assim, ela tem um sabor incrível e seu preparo é rápido.

É uma opção deliciosa para aqueles dias em que você quer comer algo gostoso, mas não quer passar muito tempo na cozinha. Vale a pena experimentar!

Esse prato fica excelente quando acompanhado de salada verde ou de tomates frescos cortados em cubinhos com manjericão e azeite. Você também pode servir com um bom vinho branco ou tinto. 

O espaguete à carbonara, ou macarrão a carbonara, é um prato muito versátil e você pode adaptar de acordo com diferentes gostos e preferências, adicionando cogumelos, ervilhas ou outros ingredientes de sua escolha.

Vamos aos ingredientes e como prepará-lo?

5 de 10 avaliações

Espaguete à carbonara

Experimente o sabor delicioso do Espaguete à Carbonara. Veja nesse post como preparar essa clássica receita italiana em casa.
Porções 5 porções
Tempo de preparo 10 minutes
Tempo total 10 minutes

Ingredientes

  • 500 g de espaguete
  • 150 g de bacon em cubinhos
  • 5 ovos
  • 1 cebola pequena fatiada
  • ¼ xícara de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 4 colheres de sopa de parmesão ralado
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Salsinha a gosto

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, cozinhe o macarrão em água fervente com sal até chegar no ponto que você deseja.
    500 g de espaguete, Sal
  • Enquanto isso, coloque o bacon para dourar, em uma panela com azeite, até ficar crocante.
    150 g de bacon, 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Acrescente a cebola e deixe refogar posteriormente.
    1 cebola
  • Em seguida, adicione os ovos e bata-os levemente.
    5 ovos
  • Acrescente o creme de leite bem como o queijo parmesão e tempere com sal e pimenta a gosto.
    1/4 xícara de creme de leite, 4 colheres de sopa de parmesão ralado, Sal, Pimenta do reino
  • Deixe aquecer bem, depois escorra o macarrão e misture-o ao molho, mexendo rapidamente para que o espaguete fique bem envolvido. 
  • Sirva em seguida, com um pouco de salsinha por cima e acompanhado de um bom vinho tinto, se desejar.
    Salsinha
Autor: Larissa de Abreu
Calorias: 295kcal
Custo: R$ 15,00
Refeição: Almoço, Jantar
Cozinha: Italiana
Palavra-chave: carbonara, culinária italiana, espaguete, receita com macarrão, receita com ovo, receita da itália, receita italiana

Curiosidades sobre espaguete à carbonara

Existem diversas teorias sobre a origem do macarrão carbonara, e uma delas sugere que a receita carbonara foi criada com ingredientes fáceis de encontrar e preservar. Por causa disso, ela teria sido muito apreciada pelos trabalhadores das zonas montanhosas, que mineravam carvão vegetal. O nome carbonara vem da palavra “carbone” em italiano, que significa carvão.

Uma informação útil sobre o espaguete à carbonara é que ele é uma opção rica em proteínas, graças ao bacon, e carboidratos, que ajudam a manter a energia ao longo do dia.

Claro que o consumo moderado e o equilíbrio com outros nutrientes são importantes, mas é bom saber que você pode fazer uma escolha saudável ao incluir a carbonara em sua dieta balanceada.

Dúvidas sobre o espaguete à carbonara

O que significa carbonara?

A palavra “carbonara” desta receita não possui um significado específico em si mesma, pois se refere principalmente a um prato de comida italiano chamado “Spaghetti alla carbonara” ou simplesmente “carbonara”.

Ou seja, esse prato é uma especialidade da culinária italiana e seu nome se relaciona com os ingredientes usados na sua preparação, como ovos, queijo Pecorino Romano, pancetta ou guanciale e pimenta preta.

Assim, em termos gerais, “carbonara” se refere a esse prato de massa italiano e não tem um significado independente além disso.

Pode comer macarrão carbonara no dia seguinte?

Sim, você pode comer carbonara no dia seguinte, desde que tome alguns cuidados ao armazenar e reaquecer o prato para garantir sua segurança e qualidade. Aqui estão algumas dicas:

  1. Armazenamento: após preparar a carbonara, deixe esfriar à temperatura ambiente por um curto período de tempo e, em seguida, coloque-a em um recipiente hermético ou coberto com filme plástico. Certifique-se de refrigerar o prato dentro de duas horas após o preparo. Isso ajuda a evitar o crescimento de bactérias.
  2. Resfriamento: colocar a carbonara quente diretamente na geladeira pode elevar a temperatura interna da geladeira, o que não é ideal. Portanto, é uma boa ideia permitir que o prato esfrie um pouco antes de refrigerá-lo.
  3. Reaquecimento: ao reaquecer a carbonara, é importante fazê-lo de maneira adequada para manter sua textura e sabor. Aqueça a carbonara em uma panela em fogo baixo, mexendo constantemente. Evite o uso de micro-ondas, pois pode fazer com que os ovos cozinhem demais e o prato perca sua cremosidade. Adicionar uma pequena quantidade de creme de leite ou caldo de galinha durante o reaquecimento pode ajudar a manter a textura.
  4. Consumo seguro: ao consumir a carbonara no dia seguinte, certifique-se de que ela seja aquecida até uma temperatura interna segura, geralmente acima de 74°C, para eliminar possíveis bactérias.

Portanto, lembre-se de que pratos à base de ovos, como a carbonara, podem ser suscetíveis a contaminação bacteriana e devem ser manuseados e armazenados com cuidado para evitar problemas de segurança alimentar. Se você tiver dúvidas sobre a segurança do alimento, é sempre melhor descartá-lo em vez de arriscar problemas de saúde.

Qual tipo de macarrão engorda menos?

Para aqueles que estão seguindo uma dieta e gostariam de fazer um prato menos calórico, recomendamos prestar atenção no tamanho da porção e os ingredientes que você adiciona ao prato, ao invés do macarrão em si, pois espaguete, fettuccine, linguine ou qualquer outro tipo tradicionalmente usado na receita, contém uma quantidade semelhante de calorias e carboidratos. Portanto, para fazer uma versão mais leve da carbonara, você pode considerar o seguinte:

  1. Use uma quantidade menor de queijo e bacon (ou opte por uma versão com menos gordura).
  2. Adicione mais vegetais, como ervilhas ou espinafre, para aumentar a quantidade de fibras e nutrientes no prato.
  3. Use ovos inteiros ou uma combinação de ovos inteiros e claras para reduzir o teor de gordura.
  4. Escolha uma opção de macarrão de trigo integral, que é rica em fibras e pode ajudar a manter a sensação de saciedade.

Lembre-se de que, mesmo com ajustes para tornar a carbonara mais leve, o equilíbrio geral da dieta e a moderação nas porções ainda são fundamentais para manter uma alimentação saudável e controlar o ganho de peso.

O que harmonizar com carbonara?

Existem alguns acompanhamentos que harmonizam muito bem com o macarrão à carbonara.

Primeiramente, o vinho branco seco é uma ótima pedida, pois realça o sabor do creme e tem acidez para equilibrar o prato.

Além disso, uma saladinha verde com folhas como rúcula, agrião e alface americana refresca a refeição.

Legumes grelhados, como abobrinha, berinjela e aspargos verdes também combinam bem com o macarrão carbonara.

Por fim, como entrada é interessante servir uma porção de bruschetta para despertar o paladar.

Adicione a receita carbonara como uma de suas massas favoritas!

Por fim, a carbonara é uma receita muito prática e deliciosa para você experimentar na sua casa. Deixe nos comentários o que você achou da receita e qual recheio você decidiu usar.

Então, se você desejar aprender mais receitas de massas, como ravioli, macarrão de fornolasanhas e muito mais, continue explorando o nosso site.

Conheça também nosso instagram. Lá, você encontra várias dicas culinárias e receitas novas todos os dias.

Aproveite!