Escalope de filé mignon ao molho madeira

0

Um prato suculento que traz um ar de sofisticação aos almoços ou jantares caseiros. Hoje você aprenderá a preparar o famoso escalope de filé mignon.

Além disso, também é muito importante escolher um acompanhamento que faça jus ao prato. Por isso, não faltarão opções para você decidir, já que daremos essas e outras dicas e curiosidades sobre a receita após o passo a passo.

Confira a seguir:

5 de 1 avaliação

Escalope de filé mignon

Aprenda a preparar um suculento escalope de filé mignon ao molho madeira e surpreenda seus familiares e amigos no próximo jantar especial!
Porções 4 porções
Tempo de preparo 15 minutes
Tempo de fogo 25 minutes
Tempo total 40 minutes

Ingredientes

  • 500 g de filé mignon cortado em bifes finos
  • 100 g de cogumelos fatiados
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 400 ml de caldo de carne (feito com 1 tablete de caldo de carne)
  • 100 ml de vinho madeira seco
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  • Use o sal e a pimenta-do-reino para temperar os bifes de filé mignon em uma tábua de madeira.
    Sal, Pimenta-do-reino, 500 g de filé mignon
  • Em seguida, use METADE da farinha de trigo para polvilhar a carne (IMPORTANTE: não gaste toda a farinha nessa etapa).
    2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • Em uma frigideira, adicione a manteiga e deixe-a derreter. Na sequência, frite os filés e reserve-os. (IMPORTANTE: reserve a frigideira, pois iremos usá-la).
    400 ml de caldo de carne, 2 colheres de sopa de manteiga
  • Dissolva o restante da farinha de trigo no caldo de carne aquecido, misturando com uma colher. Reserve o caldo.
    2 colheres de sopa de farinha de trigo, 400 ml de caldo de carne
  • Na frigideira em que foram fritos os escalopes, adicione o caldo de carne reservado, os cogumelos e o vinho. Misture com uma colher até que ferva e o molho encorpe.
    100 ml de vinho, 100 g de cogumelos
  • Sirva regando os escalopes com molho madeira. Bom apetite!
Autor: Gabriel Souza
Calorias: 165kcal
Custo: R$50,00
Refeição: Almoço, Jantar
Cozinha: Americana, Brasileira
Palavra-chave: Carne vermelha, Escalope, Escalope de carne, Escalope de filé mignon, filé mignon, receita de escalope de filé mignon, receita de filé mignon

Confira as maiores dúvidas em relação ao escalope de filé mignon

O que é o corte escalope?

Os escalopes são cortes de carnes, em seu significado mais amplo. Entretanto, em pratos denominados dessa forma, observa-se na culinária a tendência a cortes mais finos.

Qual a melhor parte do filé mignon?

O filé mignon é originário da parte lombar posterior do boi. Dessa maneira, sua principal característica é a maciez. Desse modo, não há grande diferença, pelo menos em receitas caseiras, na escolha específica de uma subregião do filé mignon.

Qual o ponto do escalope de filé mignon?

O ponto ideal para aproveitar ao máximo a suculência no escalope de filé mignon ocorre quando o centro da carne está rosado e as bordas escurecidas.

Descubra os melhores acompanhamentos para a receita de hoje

Purê de mandioquinha: existem purês de diversos tipos de legumes, sendo cada um ideal para acompanhar alguma categoria de prato. Nesse sentido, o purê de mandioquinha é uma ótima pedida para pratos de carne vermelha.

Salada de ovos com maionese: o escalope de filé mignon é uma receita com gosto bastante marcante. Por isso, uma opção neutra é uma boa combinação, como é o caso da salada de ovos com maionese.

Arroz basmati: grãos longos aromatizados não são escolhas comuns para o dia a dia. Porém, se você gostaria de deixar seu almoço ou jantar ainda mais especial, com um prato digno de restaurante cinco estrelas, escalope de filé mignon ao molho madeira com arroz basmati é uma dupla de sucesso!

Batata frita: além de ser uma delícia junto do escalope, você pode usá-la para decorar colocando-a em cima do seu filé. Fica um máximo!

Origem e curiosidades sobre o escalope de filé mignon

Você já deve estar cansaço de ouvir que a França é um berço magnífico de diversos pratos históricos, não é verdade? Então, com o escalope de filé mignon, não é diferente.

O francês Pierre de Montmirrail, em meados de 1800, teve uma inspiração e iniciou os primeiros pratos com o corte de filé mignon. Dessa maneira, com o passar o século XX, diferentes modelos de montagens foram surgindo, chegando ao escalope.

Diga sua opinião aqui embaixo e nos acompanhe no Instagram

Sua opinião é muito importante para nós! Você conseguiu entender as quantidades corretas dos ingredientes? O passo a passo ficou bem organizado? O que poderia melhorar? Conta aqui embaixo nos comentários sobre o que achou do escalope de filé mignon.

E não se esqueça de conferir a categoria carnes aqui do Casa e Culinária para ver outras opções irresistíveis. Por fim, siga-nos no Instagram @casaeculinariaoficial para acompanhar de pertinho cada novidade da página!

Até a próxima!

Junte-se à conversa

  1. 5 stars
    Muito delicioso, amei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avaliação da receita




Like
Close
Casa e Culinária feito com . © Copyright 2023-2024. Todos os direitos reservados.
Close