Duas unidades de pamonha assada em cima de folha de bananeira

A culinária brasileira é um caldeirão de sabores e influências de todo o mundo. E um dos pratos mais adorados é a pamonha assada, um “bolo de milho tradicional” que é um dos favoritos entre os habitantes locais e os visitantes.

Essa delícia de receita de dar água na boca é feita de milho fresco, leite de coco e açúcar e é assada com perfeição até ficar dourada e crocante por fora, e macia e cremosa por dentro. Por isso, ele é um prato perfeito para qualquer ocasião, desde uma reunião de família até uma noite sozinho.

Neste post, então veremos mais de perto como fazer esse delicioso e autêntico prato brasileiro e compartilharemos algumas dicas e truques para ajudá-lo a fazer o prato certo. Portanto, quer você seja um chef experiente ou um cozinheiro novato, prepare-se para encantar seu paladar e impressionar seus amigos com essa receita irresistível.

Introdução à pamonha assada

Pamonha enrolada em folha de milho em cima de tábua de madeira com garfo ao lado e duas pamonhas enroladas ao fundo da foto

A pamonha assada é um prato tradicional no Brasil, principalmente na região centro-oeste e sudeste do país. É feita com milho fresco, leite de coco e açúcar, e é cozida ou assada até ficar com uma consistência suave e cremosa. Geralmente comemos a pamonha assada servida quente, com uma camada crocante por fora e macia por dentro, e por isso é um prato que é amado por todos, desde crianças até idosos.

História da pamonha assada

A história da pamonha remonta aos tempos pré-colombianos, quando então os índios brasileiros usavam o milho em uma variedade de pratos. A pamonha assada era um prato comum, primordialmente durante as festividades de São João, quando o milho estava em sua época de colheita. Hoje, a pamonha assada ainda é um prato popular em todo o Brasil, especialmente em Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

Ingredientes para a pamonha assada

Os ingredientes para a pamonha assada são bastante simples e fáceis de encontrar. Você precisará:

  • 6 espigas de milho
  • 1 xícara de chá de leite de coco
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de manteiga

Você também pode adicionar queijo ou coco ralado para dar um toque extra de sabor. Além disso, opte por milho fresco, pois isso garantirá que sua pamonha assada fique macia e cremosa.

Passo a passo de como fazer a pamonha assada

Aqui está o passo a passo de como fazer a Pamonha Assada:

  1. Primeiramente corte o milho das espigas e coloque-o em um liquidificador ou processador de alimentos.
  2. Agora adicione o leite de coco e o açúcar, e bata até que tudo esteja bem misturado.
  3. Logo depois despeje a mistura em uma panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura engrosse e comece a desgrudar do fundo da panela.
  4. Em seguida adicione a manteiga e o sal, e continue mexendo até que tudo esteja bem misturado.
  5. Deixe a mistura esfriar por alguns minutos e enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º.
  6. Logo após, coloque a mistura de milho no centro de cada folha de milho e enrole, fechando as laterais e amarrando com um pedaço de barbante.
  7. Então coloque as pamonhas em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que fiquem douradas e crocantes por fora e macias por dentro.
  8. Por fim, retire as pamonhas do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Dicas para fazer a pamonha perfeita

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer a pamonha assada perfeita:

  • Use milho fresco para garantir que sua pamonha fique macia e cremosa.
  • Adicione queijo ou coco ralado para dar um toque extra de sabor.
  • Use folhas de milho para embrulhar as pamonhas, pois as folhas de milho ajudam a manter a umidade e dão um sabor extra às pamonhas.
  • Se você não encontrar folhas de milho, pode usar papel alumínio para embrulhar as pamonhas.
  • Pré-aqueça o forno antes de assar as pamonhas.
  • Verifique as pamonhas regularmente enquanto estiverem no forno para garantir que não queimem.

Sugestões de como servir

A pamonha assada é geralmente servida quente com uma camada crocante por fora e macia por dentro. Você pode servir as pamonhas com um pouco de manteiga derretida ou calda de açúcar. Mas algumas pessoas também gostam de comer as pamonhas com café ou chá. Outras opções para servir são com queijo ralado ou requeijão.

Variações da pamonha assada

Pamnhoa fatiada em pedaços com garfo ao lado dentro de prato branco redondo com borda marrom

Existem muitas variações de pamonha em todo o Brasil. Alguns adicionam leite condensado ou coco ralado à mistura de milho, enquanto outros acrescentam carne de porco ou frango desfiado. Algumas pessoas também gostam de fazer pamonha assada doce, adicionando açúcar e canela à mistura de milho.

Benefícios para a saúde da pamonha

A pamonha é uma fonte de carboidratos, fibras e proteínas. O milho é uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina A, vitamina C e ferro. O leite de coco é rico em ácidos graxos saudáveis, que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim e melhorar a saúde do coração.

Onde encontrar pamonha assada no Brasil

A pamonha assada é um prato popular em todo o Brasil, especialmente em Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Você pode encontrar pamonha em restaurantes, bares, padarias e feiras livres.

Conclusão

A pamonha assada é um prato delicioso e autêntico brasileiro e que todo mundo adora. É fácil de fazer em casa e pode ser personalizado de acordo com suas preferências de sabor. Use essas dicas para ajudá-lo a fazer a pamonha assada perfeita, e experimente servir com diferentes acompanhamentos para variar um pouco.

E se você tiver a oportunidade de visitar o Brasil, não deixe de experimentar a pamonha em um restaurante local ou em uma feira livre.

5 de 1 avaliação

Deliciosa e autêntica

Deliciosa pamonha assada: saboreie o melhor da culinária com essa receita tradicional. Fácil de fazer e irresistivelmente saborosa.
Porções 3 porções
Tempo de fogo 15 minutes
45 minutes
Tempo total 1 hour

Ingredientes

  • 6 espigas de milho
  • 1 xícara de chá de leite de coco
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 3 colheres de sopa de manteiga

Modo de preparo

  • Primeiramente corte o milho das espigas e coloque-o em um liquidificador ou processador de alimentos.
    6 espigas de milho
  • Agora adicione o leite de coco e o açúcar, e bata até que tudo esteja bem misturado.
    1 xícara de chá de leite de coco, 1/2 xícara de chá de açúcar
  • Logo depois despeje a mistura em uma panela e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura engrosse e comece a desgrudar do fundo da panela.
  • Em seguida adicione a manteiga e o sal, e continue mexendo até que tudo esteja bem misturado.
    3 colheres de sopa de manteiga, 1 pitada de sal
  • Deixe a mistura esfriar por alguns minutos e enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º.
  • Logo após, coloque a mistura de milho no centro de cada folha de milho e enrole, fechando as laterais e amarrando com um pedaço de barbante.
  • Então coloque as pamonhas em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até que fiquem douradas e crocantes por fora e macias por dentro.
  • Por fim, retire as pamonhas do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir.
Autor: George
Calorias: 270kcal
Custo: R$ 12,00
Refeição: Acompanhamento, Café da manhã, Lanche
Cozinha: Brasileira
Palavra-chave: pamonha, pamonha de milho, receita com milho, receita de pamonha, receita de são joão, receita típica mineira, são joão