O que deixa um gaúcho feliz é reunir os amigos ou a família e preparar um chimarrão, ou como dizem no sul do Brasil “um mate bem cevado” e prosear até o entardecer. O chimarrão é uma bebida nutritiva, que aproxima, e fortalece os laços por sua tradição.
Bebida de gosto amargo mas que esquenta o coração, é uma herança dos índios guaranis que estavam aqui quando os Espanhóis chegaram no século XVI.
O chimarrão é uma bebida quente, com a água aquecida em 70º C, mas que não é tomada somente no inverno, os gaúchos costumam tomar chimarrão até mesmo nos dias quentes.
O chimarrão é uma bebida saudável e por ser consumido quente tem propriedades diuréticas que beneficiam principalmente quem sofre com retenção de líquido.
Além disso, a erva mate contem minerais como ferro, fósforo, potássio manganês, além de antioxidantes que retardam o envelhecimento e possuem propriedades que que auxiliam na renovação celular.
Para preparar o chimarrão, você precisará de uma cuia de porongo ou de madeira, uma bomba para puxar a água e uma garrafa térmica para que a água permaneça quentinha.
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de erva mate da sua preferência
- 1 litro de água
Como fazer chimarrão
- Primeiramente, aqueça a água na chaleira ou jarra elétrica. Dica: não deixe que a temperatura passe de 70º C para não ferver.
- Em seguida, coloque duas colheres de sopa de erva mate dentro da cuia.
- Logo depois, adicione a água da chaleira até a dobra (margem de limite) da cuia.
- O próximo passo é colocar a bomba dentro da cuia.
- Depois cubra o topo com mais duas colheres de sopa de erva mate.
- E por fim, não esqueça de deixar um espacinho para colocar mais água.
- Pronto, tchê! Agora é só curtir seu chimarrão!
Dicas de uma gaúcha, tchê!
É muito importante que você não deixe a água ferver, pois se isso acontecer a água fervida pode queimar a erva e o gosto ficar muito amargo!
É obrigatório puxar a água pela bomba até “roncar”, ou seja: beber até a última gota, esse é o sinal que você bebeu toda água que tinha dentro da cuia, pois não se deve deixar o mate pela metade.
Em uma confraternização, a primeira cuia quem toma é o dono da casa, isso é regra.
Não pode mexa na bomba, isso faz o chimarrão desmoronar, podendo entupir. Uma dica para que ele não corra o risco de entupir, é usar um filtro de chimarrão na bomba, assim a erva não passa para dentro dela.
Não usamos açúcar no mate, então não pague mico, não peça para colocar. Outra coisa que foge à etiqueta na roda de chimarrão é: mudar a ordem que o mate é servido e dizer que o chimarrão é anti-higiênico. Ah, e não dorme com a cuia na mão, como se costuma dizer quando a pessoa demora muito para tomar o mate.
Pode colocar um chazinho de camomila, erva doce, poejo ou anis junto com a erva mate que harmoniza muito bem.
Dica: Não reutilize a erva de um dia para o outro, pois ela azeda. Remova a erva da cuia e lave bem sempre que não quiser mais tomar o chimarrão.
E por fim, se você gostou de aprender a preparar um chimarrão bem cevado e das nossas dicas, deixe seu comentário e compartilhe conosco como você faz o seu chimarrão.

Chimarrão
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de erva mate da sua preferência
- 1 litro de água
Modo de preparo
- Primeiramente, aqueça a água na chaleira ou jarra elétrica. Dica: não deixe que a temperatura passe de 70º C para não ferver.1 litro de água
- Em seguida, coloque duas colheres de sopa de erva mate dentro da cuia.4 colheres de sopa de erva mate da sua preferência
- Logo depois, adicione a água da chaleira até a dobra (margem de limite) da cuia.
- O próximo passo é colocar a bomba dentro da cuia.
- Depois cubra o topo com mais duas colheres de sopa de erva mate.
- E por fim, não esqueça de deixar um espacinho para colocar mais água.
- Pronto, tchê! Agora é só curtir seu chimarrão!
maravilha, é simples demais de fazer
com vocês fica mais simples ainda
parabéns
Nunca provei… quero provar
Muito bom, hein
O chimarrão não é Gaúcho na verdade nem chega perto de ser os donos desta deliciosa tradição.
A erva mate pra quem não sabe é bastante abundante na região sul porém o Maior produtor da erva mate é o Paraná, também o maior consumidor de chimarrão é o povo Paranaense. O mais interessante é que as melhores ervas que os gaúchos tomam por lá são de plantações e ervateiras Paranaenses. Estado com maior exportação e pioneiro nesta tradição, os primeiros consumidores desta erva em todo Território BRA, tanto que está tramitando na Câmara da Capital PR para fazer desta tradição chimarrão de fato pertencente ao Estado do Paraná.
Para de falar besteira. Pesquise primeiro.
Gosto do chimarrão e do tereré.
Ganhei um kg de yerba mate CBSé, sabor laranja… Top! Tomo gelado. Muito saboroso!
Chimarão era utilizado pelos índios Guaranis, que habitavam os “sete povos das Missões”, localizados na região de Santo Ângelo (RS), e norte da Argentina.
Os Espanhóis “conquistadores” começaram a utilizar o “mate”, pois descobriram que uma das propriedades é CURAR O PORRE, A RESSACA DA BEBIDA…
Posteriormente o Chimarão começou a se espalhar pelo Brasil…
Sou consumidor dessa deliciosa bebida, mesmo porque sou de descendência indígena, meus bisavós são Paraguaios e todavia mantenho essa tradição pelas manhãs e a noite. Marcial Ocampos