O matcha, um pó verde, tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Ele não é só usado para compor o chá matcha, mas o seu pó também é usado para fazer doces e até temperar pratos salgados, como massas e carnes.
O ingrediente é um tipo de chá-verde originário da China, mas também muito conhecido no Japão, e as pessoas gostam dele não só pelo sabor, mas também pelos benefícios que traz à saúde.
Inclusive, quem levou o matcha ao Japão foram os monges chineses na Dinastia Song. Eles consumiam o pó todas as manhãs para trazer longevidade. Além disso, os monges o bebiam na meditação para afastar o estresse.
Agora que você sabe um pouco do contexto do matcha, veja a seguir 3 maneiras de fazer a bebida deliciosa tradicional da China e algumas dúvidas que podem surgir.
Chá matcha
Ingredientes
- 1 colher rasa de matcha
- 1 xícara de chá de água quente
Modo de preparo
- Primeiramente, utilize uma peneira para polvilhar o pó (matcha) na tigela, conhecida como chawan.1 colher rasa de matcha
- Em seguida, misture a água com o pó.1 xícara de chá de água quente
- Para misturar, você pode usar um garfo, um espumador de leite ou o tradicional batedor de bambu, chamado de chasen.
- Logo após, certifique-se de misturar completamente até formar uma espuma.
- Desfrute da sua bebida diretamente na tigela.
- Caso prefira, você também pode saborear a receita em uma xícara.
Dúvidas sobre o chá matcha
Apesar de ser uma bebida de preparo simples, sempre surgem dúvidas sobre o chá matcha. Em seguida, vamos saná-las para você ter um chá delicioso e tradicional. Além disso, vamos compartilhar 3 maneiras diferentes de fazer a bebida.
Onde surgiu o matcha?
Conforme mencionamos acima, ao contrário do que muitos pensam, o Matcha não tem origem no Japão, mas sim na China, durante a Dinastia Song. A planta cresce à sombra e quando colhida, passa por um processo de cozimento a vapor, em seguida, é seco.
Após o cozimento, as folhas são separadas dos caules e as folhas, conhecidas como tencha e são transformadas no pó que se tornou parte de rituais zen-budistas na China.
Em 1191, um monge Zen chamado Eisai o trouxe para o Japão. E apesar de ter perdido popularidade na China durante a Dinastia Ming, o chá foi adotado pela cultura japonesa. Logo após, ele tornou-se essencial nos rituais zen-budistas no Japão e ganhou destaque na refinada Cerimônia do Chá Japonesa.
Quais benefícios do matcha?
O matcha é um tipo de chá-verde com muitos antioxidantes bons para a saúde. Assim, eles ajudam a prevenir doenças como câncer e problemas cardíacos, além de auxiliar na perda de peso.
No entanto, a pesquisa sobre esses benefícios é baseada em observações e não em artigos científicos. Ou seja, sabemos que é saudável, mas não existem comprovações de seus benefícios.
Ainda assim, é uma boa ideia incluir o chá em sua dieta, mas lembre-se de manter uma alimentação equilibrada e saudável.
Como sei se o matcha é de boa qualidade?
Você pode identificar um bom matcha pela sua cor e textura, sendo que o ingrediente de qualidade é bem verde com uma textura suave. Já o ingrediente de qualidade inferior é mais amarelado e granulado ao toque devido às folhas mais duras. A qualidade das folhas também afeta o sabor.
Qual é o sabor do chá matcha?
Um bom chá matcha tem um sabor suave e levemente doce, enquanto o ingrediente de baixa qualidade pode ter um sabor amargo e não tão agradável. Portanto, a cor, textura e sabor são formas simples de avaliar a qualidade do chá.
Dicas e sugestões: 3 maneiras de fazer o chá matcha
A primeira receita que compartilhamos é do matcha tradicional, ou seja, o usucha que é menos cremoso, pois usamos nele uma menor quantidade de pó. Em seguida, saiba como preparar o koicha, o matcha latte e o matcha latte gelado.
Koicha
- 4 colheres rasas do pó
- 1 xícara de chá de água quente
Matcha latte
- 1 colher rasa do pó
- 1 colher de sopa de água quente
- 1 xícara de leite integral
Matcha latte gelado
- 1 colher rasa do pó
- 1 colher de sopa de água quente
- 1 xícara de chá de leite gelado
- Gelo a gosto
O modo de preparo é o mesmo para todos, desde que seja seguido o passo a passo do matcha (usucha) tradicional que mencionamos acima. Os demais ingredientes também são incorporados um a um e batidos com um garfo ou um tradicional batedor de bambu.
Escolha o seu preferido e nos conte
Como vocês puderam ver nas receitas que compartilhamos, o matcha é muito especial. Sua história que vai da China ao Japão é cheia de cultura e espiritualidade. Além disso, é bom para a saúde por causa dos seus antioxidantes.
Você encontra o pó verde facilmente em empórios de produtos naturais para que você possa fazê-lo em casa. Porém, muitas cafeterias ao perceberem o sucesso do chá o servem da maneira que você desejar.
Enfim, quando fizer uma das receitas que compartilhamos conta aqui se gostou. Vale ressaltar que a qualidade do matcha interfere em seu sabor. A quantidade do produto que você usar também pode deixá-lo mais forte ou mais fraco, mas nunca amargo. Compartilha nossa receita e siga a gente no Instagram @casaeculinariaoficial.
Até a próxima!
1 Comentários