abará

Hoje você vai saber como fazer um delicioso abará, uma receita tradicional baiana muito apreciada. Para facilitar o preparo, vamos falar mais sobre alguns dos principais ingredientes usados na receita, como, por exemplo, o azeite de dendê.

Além disso, embora a receita seja tradicional na Bahia, sua origem é nigeriana. Iremos falar mais sobre isso no decorrer da publicação. Você também vai ter a oportunidade de saber como é feito o azeite dendê.

Além disso, saiba também a diferença entre o abará e o acarajé, ambos possuem algumas similaridades, mas o preparo de cada possui alguns segredos.

Em seguida, confira os ingredientes e como preparar esse prato delicioso e marcante. 

5 de 1 avaliação

Abará

Saiba como preparar um delicioso abará, um prato tradicional da culinária baiana com origem nigeriana e sabor marcante!
Porções 10 porções
Tempo de preparo 25 minutes
Tempo de fogo 15 minutes
Tempo total 40 minutes

Ingredientes

  • 1 kg de feijão-fradinho
  • 350 g de camarão seco defumado
  • 2 unidades de cebolas grandes e picadas
  • 1 pedaço de gengibre pequeno
  • 200 ml de azeite de dendê
  • Folhas de bananeira passadas no fogo
  • 1 copo de água natural
  • Azeite doce a gosto para servir
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Primeiramente, coloque o feijão-fradinho de molho de um dia para o outro, trocando a água várias vezes para soltar a pele e o olhinho preto.
    1 kg de feijão-fradinho
  • Em seguida, retire a água e triture o feijão-fradinho em um processador.
    1 copo de água
  • Logo após, triture o camarão seco grosseiramente.
    350 g de camarão seco
  • Então, descasque e pique a cebola. Reserve.
    2 unidades de cebolas
  • Passe as folhas de bananeira pelo fogo para amaciá-las e facilitar a dobra.
    Folhas de bananeira
  • No liquidificador, bata a cebola, o azeite dendê, a água e o gengibre até obter uma massa homogênea.
    2 unidades de cebolas, 200 ml de azeite de dendê, 1 pedaço de gengibre
  • Coloque a massa do feijão-fradinho em uma panela e adicione a mistura do liquidificador.
    1 kg de feijão-fradinho
  • Em seguida, bata com a colher de pau até a massa ficar aerada e aumentar de tamanho, com uma textura semelhante a um mingau grosso.
  • Logo após, tempere com sal a gosto.
    Sal
  • Corte as bordas das folhas de banana.
  • Logo após, corte as folhas em pedaços de aproximadamente 15 cm de largura.
  • Então, pegue uma colher de sopa da massa e enrole na folha de banana, formando um triângulo.
  • Em seguida, cozinhe no vapor em um cuscuzeiro por cerca de 40 minutos até que fiquem firmes.
  • Sirva quente ou fria com azeite doce a gosto!
    Azeite doce
Autor: Helen Batista
Calorias: 171.79kcal
Custo: R$ 65,00
Refeição: Acompanhamento, Almoço
Cozinha: Brasileira, Nigeriana
Palavra-chave: abará, abará baiano, acarajé, azeite de dendê, culinária baiana, receita africana, receita com azeite de dendê, receita de abará

Dúvidas sobre a receita de abará

Claro que por ser uma receita diferente, podem surgir algumas dúvidas. Em seguida, vamos saná-las para que você tenha uma excelente experiência na preparação do abará.

O que é azeite doce que serve com o abará?

Na Bahia, usa-se a palavra azeite para se referir ao azeite de dendê, enquanto o óleo de oliva, de origem portuguesa, é o azeite doce. Além disso, o azeite de dendê, é um óleo vegetal essencial na culinária baiana, sendo usado no preparo de pratos tradicionais como o abará e o acarajé.

Como o azeite de dendê é feito?

O azeite de dendê é feito da polpa do dendê, sendo um fruto de cor alaranjada ou amarronzada. Além disso, esse fruto da palmeira conhecida como dendezeiro ou palmeira-de-dendê. 

O dendezeiro cresce em áreas tropicais com climas quentes e úmidos, atingindo até quinze metros de altura. É dessa palmeira que se extrai o óleo que é tão característico na culinária baiana e que dá um sabor único aos pratos.

Como passar a folha de bananeira no fogo para fazer a dobra?

Para passar a folha de bananeira no fogo e facilitar a dobra, você pode utilizar a boca do fogão. Basta segurar a folha sobre a chama por alguns segundos, movendo-a constantemente. Isso fará com que a folha amoleça e se torne mais flexível, tornando mais fácil dobrá-la para preparar o abará.

Qual a história do abará?

O abará tem origem na região sudoeste da Nigéria, onde é conhecido por diversos nomes, como ole-le, alele, tabani, moin-moin, moinmoin, moyi-moyi ou pudim de feijão. 

Sua formulação básica consiste em feijão-caupi, água, óleo e sal, com a possibilidade de adicionar ingredientes opcionais, como ovo, mariscos picados, pimentão, purê de tomate, cebola e pimenta-verde. 

Qual a diferença entre acarajé e abará?

A diferença entre o acarajé e o abará está no modo de preparo e nos ingredientes utilizados. Ambos possuem a massa de feijão-fradinho, mas o acarajé é frito em azeite de dendê, enquanto o abará é cozido a vapor. 

Além disso, o abará leva camarão na sua massa com o azeite de dendê. Porém, ambos os pratos são comuns nas ruas da Bahia, especialmente nos tabuleiros das baianas de acarajé.

Dicas e sugestões para apreciar o abará

Você sabe a maneira certa de comer abará? Na Bahia, geralmente, serve-se com azeite doce ou com o próprio dendê. Porém, você também pode comer de outras maneiras. Veja a seguir nossas dicas e sugestões:

  1. Tradicionalmente, serve-se o abará regado com azeite de dendê, que realça seu sabor característico e dá um toque especial ao prato. Algumas pessoas preferem regá-lo com o azeite doce, já que a massa já possui o dendê.
  2. Se você preferir um abará mais leve, pode servi-lo puro sem azeite de dendê, mantendo seu sabor suave e a textura única da massa. Nesse caso, experimente ele quente ou frio, ambos são deliciosos.
  3. Já para os amantes de um toque picante, adicione pimenta-malagueta ou molho de pimenta a receita. Outra dica é comer o abará com camarões ou um vinagrete de tomate, cebola e pimentão. 

Faça e conta aqui como ficou!

Agora que você já sabe os detalhes de como fazer um delicioso abará, faça em sua casa e conta aqui nos comentários como ficou. Aproveita e serve com um refogado delicioso de camarão.

Os pratos tradicionais da Bahia são deliciosos, porém, caso não goste de sabores tão picantes, basta trocar alguns ingredientes, embora o abará seja delicioso exatamente assim, com essa receita tradicional.

Enfim, veja outras receitas em nosso portal, tenho certeza de que vai adorar as novidades. Compartilha a receita com seus amigos e siga a gente no Instagram @casaeculinariaoficial.