Plantas de meia sombra decorando a casa

Muita gente pensa que cultivar plantas dentro de casa é um desafio para poucos. Entretanto, isso é muito mais fácil do que parece. O segredo, na verdade, é escolher as espécies adequadas para cada tipo de ambiente. Nesse sentido, as plantas de meia sombra são uma alternativa para espaços que não recebem tanta luminosidade direta.

Isso porque, esse tipo de planta é capaz de se desenvolver enquanto recebe pouca luz do sol, ou luz indireta. Dessa maneira, elas também acabam sendo muito mais fáceis de cultivar do que a maioria, pois exigem pequenas e poucas manutenções. Ou seja, também é o tipo ideal para quem é muito ocupado ou distraído.

Além disso, podemos ressaltar que a beleza delas é algo realmente admirável. Afinal, existem diversas formas, tamanhos e folhagens que se encaixam em praticamente todos os tipos de decoração. Sendo assim, são os tipos perfeitos para dar aquele toque mais natural em casa.

Portanto, agora, vamos conhecer algumas espécies que você pode adquirir, e claro, te ensinar a cuidar direitinho delas. Vamos lá!

Confira 5 plantas de meia sombra ideais para o seu lar

Costela de Adão

Folhagens de Costela de Adão recortadas

A primeira planta da nossa lista é a Costela de Adão, a qual apresenta diferentes tipos dentro de sua espécie. Elas podem ser grandes, pequenas, com furos e sem furos. Sem dúvidas, todas elas dão um toque especial aonde estão.

Colocar uma dessas na sua casa é saber que, ela irá chamar a atenção com suas grandiosas folhas verdes. Logo, utiliza-se em ambientes com uma decoração mais tropical, minimalista ou vintage. Justamente para dar um belo contraste.

Entretanto, apesar da beleza, não indicamos para quem tem animais ou crianças em casa. Isso porque, se mastigada, suas folhas liberam um ácido capaz de causar sérias irritações.

À título de curiosidade, algumas religiões orientais acreditam que essa planta possui uma força positiva poderosa. Então, dizem que ela é um amuleto da sorte, que atrai coisas boas e relaxamento para a casa. Muito interessante, não é mesmo?

Zamioculca

Zamioculca em vaso de cerâmica

A Zamioculca é a planta favorita de quem mora em apartamentos ou residências pequenas. Isso graças a sua pouca exigência de cuidados e a facilidade de se adaptar em qualquer ambiente. Nesse mesmo sentido, se você faz parte do time que não tem muito tempo para cuidar de plantinhas, vai adorar ela!

Muito famosa em qualquer decoração de interiores, suas folhagens de formato simples apresentam um brilho sem igual, com um tom de verde escuro único. Outra característica interessante é a sua durabilidade, já que, quando bem cuidada, pode durar anos e anos.

Elas podem ser encontradas em tamanhos pequenos ou grandes, cabendo em qualquer vaso e espaço. Como se adaptam facilmente, você pode posicioná-la tanto dentro de casa, quanto em uma varanda.

Mais uma vez, recomenda-se não cultivar essa planta próxima a crianças e animais, pois também pode ser tóxica em caso de ingestão.

Maranta

Folhagem em vasos de cerâmica

Para quem busca uma planta mais diferente e exuberante dentro de casa, as espécies da Maranta podem surpreender. Afinal, sua principal característica é a presença de estampas com formatos variados e cores que transitam entre tons de verde, branco e vermelho, em suas folhas. Ou seja, independente do lugar que ela está, ela com certeza irá trazer mais vida ao espaço.

Novamente, estamos falando de uma planta que necessita de poucos cuidados e tende a durar bastante tempo.

Na sua decoração, é possível utilizá-la de diversas maneiras, como em vasos de chão ou suspensos, prateleiras, arranjos, mesas e cabeceiras. Apenas certifique-se de escolher um local que tenha sombra e seja seco, para que ela possa se desenvolver melhor.

Lírio da paz

Lírio da paz em vaso de porcelana

Agora, a planta de meia sombra da vez é para quem também gosta de flores além de folhagens. O Lírio da paz é uma planta com folhas grandes e verdes, mas o que se destaca mesmo é sua flor branca e delicada. Devido o seu tamanho que varia entre médio e grande porte, se encaixa em todos os tipos de ambientes.

Combinando com as decorações de casa, ela é usada para ressaltar e trazer maior elegância ao ambiente. Portanto, alia-se com estilos como o minimalismo e o moderno, uma vez que também buscam composições mais elegantes e sóbrias.

É uma planta que não gosta muito de sombra, mas sim de um ambiente com luz filtrada, então deixe sempre perto de janelas. Também é preciso ter cuidado para não deixá-la em lugares muito secos, pois ela pode murchar facilmente.

Ademais, quanto ao seu significado, a planta está sempre associada a tranquilidade e ao equilíbrio emocional.

Espada de São Jorge

Folhagens de espada de são jorge em vaso de cimento

A Espada de São Jorge é uma planta conhecida pela sua beleza e baixa manutenção, uma vez que não exige muita quantidade de luz e água, e ainda, ser super resistente. Sua beleza é muito especial, já que conta com folhas altas e pontudas com tons de verde e branco, por vezes encontra-se com detalhe em tom amarelado nas bordas. Dessa maneira, acrescenta uma estética diferenciada e chamativa ao ambiente.

Mais uma vez, estamos falando de uma planta com significados místicos, quase sempre associados a sorte e proteção. Afinal, seu próprio nome já diz tudo, fazendo uma homenagem a um santo do catolicismo.

Um fato muito interessante é que, a Espada de São Jorge é reconhecida por ser uma grande purificadora do ar. Capaz de remover inúmeros gases que fazem mal a nossa saúde respiratória e renovar o ar do ambiente. Logo, muitos profissionais costumam indicar o seu uso em casa para quem tem problemas respiratórios ou alergias.

Como cuidar de plantas de meia sombra? Aprenda tudo com essas dicas!

Fertilização e adubação de plantas de meia sombra

Lirio da paz sendo adubado

Algo que muita gente sempre esquece na hora de cuidar das plantas é a fertilização e adubação da terra. Afinal, além de água e luz, todas as plantas precisam dos nutrientes que somente essas práticas podem oferecer. Isso porque, é ali que será absorvido tudo o que ela precisa para se desenvolver, e ainda, para manter seu solo saudável.

A fertilização e a adubação são duas coisas muito parecidas, mas diferentes. A primeira, oferece compostos sintéticos para o corpo da planta, enquanto a segunda, disponibiliza material orgânico para nutrir o solo. Dessa maneira, ambos os processos são necessários para a saúde da sua planta de meia sombra.

Em geral, o que esse tipo de planta exige é o mesmo que as outras. Como por exemplo, produtos e matérias que contenham nitrogênio, fósforo e potássio.

Porém, precisa estar atento quanto a época de fertilização e adubação das plantas de meia sombra. Recomenda-se realizar o processo sempre na primavera e no verão, mas isso pode variar dependendo da espécie.

Limpeza das folhas

Pessoa higienizando folhagem de costela de adão

Uma dica muito importante que serve para todas as plantas de meia sombra é sobre a limpeza de suas folhas. Isso porque, a maioria das espécies, por não exigirem muitos cuidados, podem acabar sendo esquecidas ou deixadas de lado. Não se preocupe, isso é muito normal, e a sua planta já está preparada para isso.

Porém, é justamente por isso que as folhas e até mesmo flores acabam acumulando muita poeira. Portanto, sempre lembre de reservar algum tempo para limpar suas plantas com um pano seco ou umedecido levemente. Isso ajudará a manter o brilho das folhas e a sua beleza natural.

Cuidado com o clima

Outro fator que também costuma ser esquecido pelos cuidadores de plantas, é o clima a qual elas estão sujeitas. Isto é, sempre que você for adquirir uma planta nova, pesquise sobre o clima que ela prefere, e pense se a sua casa está preparada para isso. Não pense que estamos falando apenas das estações do ano, na verdade, é preciso pensar principalmente na posição solar da sua casa.

Afinal, é essa posição que afeta como as temperaturas ficam dentro do ambiente, seja mais seco, úmido, frio ou quente.

A regra geral para as plantas de meia sombra é que, elas costumam preferir lugares mais frescos, nunca muito quentes. Assim como a luz direta do sol pode afetar essas espécies com queimaduras, as altas temperaturas de aquecedores podem fazer o mesmo.

Quanto a umidade, cada tipo tem suas exigências. Para você se situar melhor, dentre as plantas citadas aqui, as que preferem umidade são a Costela de Adão, a Maranta, o Lírio da paz e a Espada de São Jorge. Enquanto apenas a Zamioculca se adapta bem em climas mais secos.

Regando planta de meia sombra

Pessoa regando folhagens de espada de são jorge

Na verdade, não existe nenhum segredo específico para a rega das plantas de meia sombra. Isso porque, cada espécie de planta, seja de meia sombra ou não, exige uma rega específica. Porém, ainda assim, podemos notar que a maioria não gosta de regas muito frequentes, ou muito abundantes, já que são capazes de armazenar sua própria água.

Para você saber exatamente o que a sua plantinha gosta, preparamos uma lista com todos os detalhes:

  • Costela de Adão: rega moderada uma vez por semana em climas neutros, ou duas vezes para climas quentes.
  • Maranta: regar apenas quando o solo estiver seco, no máximo 3 vezes por semana.
  • Lírio da paz: regar de 3 a 4 vezes por semana, mas sempre evitando deixar muito encharcado.
  • Espada de São Jorge: no verão, precisa de água uma vez por semana, enquanto no inverno, a cada 10 dias.
  • Zamioculca: dê água proporcionalmente ao tamanho da planta, sendo recomendado 2 vezes por semana.

Certamente, essa lista serve apenas como base, para você ter uma ideia de como começar. Porém, conforme você vai conhecendo sua planta, vai entendendo melhor o que ela gosta ou não.

Considerações finais

Contudo, além das plantas de meia sombra serem ideais para ambientes com pouca luz, e para quem não possui tanto tempo disponível para elas. Vale ressaltar que todas elas são ótimas purificadoras do ar, capazes de filtrar até mesmo substâncias nocivas para nossa saúde. Logo, além de estética para sua casa, elas irão melhorar a qualidade do seu ar!

Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre plantas de meia sombra, e que já tenha escolhido a sua favorita dentre a nossa lista. E se quiser aprender um pouco mais sobre como cuidar melhor das suas plantinhas em casa, é só clicar no link e acompanhar nosso conteúdo repleto de dicas interessantes.

Conta pra gente aqui nos comentários, qual dessas você já vai adquirir, e como você pretende mesclar com a sua decoração. Não esquece de compartilhar com os amigos, e até a próxima!