Plantas em casa

Certamente você também vê uma beleza indescritível nas plantas em casa, além de beleza elas também trazem aconchego e promovem a renovação do ar do ambiente durante o seu processo de fotossíntese.

Surpreendentemente tem sido possível observar que as plantinhas naturais estão voltando a fazer parte da decoração dos lares, mas para muitos ainda é um desafio mantê-las vivas e saudáveis.

Com intuito de te ajudar a cuidar bem das suas plantas em casa, preparamos uma lista com 7 dicas que farão toda a diferença na hora de atender as necessidades básicas das plantinhas para que elas cresçam saudáveis e permaneçam por muito tempo com você.

Vamos conferir agora as dicas que irão te ajudar a ter suas plantas fortes e vigorosas!

Dicas para cuidar melhor das suas plantas em casa

Pesquise sobre a espécie de planta

Imagem: reprodução

Primeiramente uma dica super importante, é que você pesquise mais sobre a sua planta pelo nome científico da espécie.

O nome popular de cada uma varia de acordo com a região onde você mora, mas o nome científico é o mesmo em todo lugar do mundo e para cada tipo de planta já existem uma série de estudos.

De fato, entender um pouco mais sobre a espécie vai te ajudar a saber se ela é uma planta que gosta de sol, meia-sombra ou sombra, se é um tipo que precisa de mais ou menos rega, onde se adapta melhor e entre outros fatores que vão te ajudar a manter sua plantinha sempre cheia de vida.

Escolha a espécie adequada para o seu ambiente

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Antes que você leve sua plantinha para um determinado ambiente busque se informar se ela pode se desenvolver bem ou não naquele local, por exemplo: você deseja ter uma azaléia, mas o ambiente é completamente fechado, sem janelas e sem entrada de luz natural. Não vai dar certo, pois a azaléia é uma espécie que precisa de pelo menos 5h de incidência da luz solar por dia para permanecer saudável.

Por este motivo você precisa escolher bem as espécies, sabendo que se adaptarão as condições de luz, calor e atividade que será desenvolvida no local que você deseja cultivá-las.

Tenha uma quantidade de plantas que você consiga cuidar

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Eventualmente, você está em uma fase de paixão por plantas e quer ter vários tipos, mas sua rotina é agitada, você passa o dia fora de casa e não conseguiria cuidar delas da melhor forma? Nesse caso tente começar aos poucos.

Uma vez que sua rotina é corrida, mas você não abre mão de ter suas plantinhas em casa, comece cultivando uma ou duas espécies, daquelas de cuidados simples, a fim de que você consiga entender o processo de adaptação delas, até se sentir seguro para fazer novas aquisições e conseguir regar e adubar com a frequência necessária para que elas não morram rápido.

Regue na hora certa

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Primeiramente, é necessário saber que cada planta tem uma necessidade de rega diferente. E super importante observar o comportamento das suas, pois elas demonstram quando estão precisando de água ou se ainda estão hidratadas.

Ao plantar uma muda você deve regá-la e nos dias seguintes conferir se a terra da superfície está seca ou úmida, enquanto estiver úmida significa que por dentro ainda está encharcada, mas se na superfície a terra estiver seca significa que está na hora de fazer uma nova rega.

Nem todas as plantas precisam de regas diárias, por isso esteja sempre atento, água demais pode trazer danos à sua plantinha, como por exemplo afogar a raiz levando ao apodrecimento.

Dica: Ao regar coloque a água sempre na raiz, sem molhar as folhas. E caso as folhas estejam empoeiradas, higienize apenas com um pano úmido.

Mantenha suas plantas visíveis

IMAGEM: REPRODUÇÃO

No momento que você decidir ter plantinhas em casa é importante que elas estejam em lugares de fácil visualização, para que no dia a dia você não corra o risco de esquecer de regá-las ou passe despercebido no caso de alguma praga ou doença que, pela falta de nutrição, pode precisar de uma ação rápida.

Evite deixar a terra exposta

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Com intuito de garantir um solo rico em nutrientes e auxiliar na drenagem, a terra que fica na superfície do vaso deve estar sempre protegida por serragem, cavaco de madeira, palhinha, folha seca, cascas de frutos ou outros tipos de proteção desde que sejam de material seco, vegetal e em pedaços pequenos.

Tamanho adequado do vaso

IMAGEM: REPRODUÇÃO

Ainda que as suas plantas se adaptem muito bem ao ambiente, cresçam bonitas e saudáveis, você não pode se acomodar e deixar de observá-las, pois muitas acabam morrendo porque estão crescendo e não foi feita a troca do vaso.

Portanto, para garantir um desenvolvimento saudável saiba que suas plantinhas precisam de espaço.

Com a finalidade de não danificar suas plantas por falta de espaço, observe os sinais que elas apresentam quando estão crescendo muito, são eles: raízes emboladas, folhas frágeis e vasos rachados ou deformados. Se liga!

Gostou das dicas para cuidar melhor das suas plantinhas em casa? Comenta aqui e também compartilha com a gente as suas dicas, nós queremos muito saber!