Armário de cozinha organizado com potes

A cozinha é um ambiente da casa que exige um bom nível de organização. Afinal, muitos utensílios e alimentos são armazenados e manipulados ali. Logo, os mínimos detalhes importam, pois qualquer coisa fora de ordem será um incômodo durante o tempo que você vai passar cozinhando. Pensando nisso, hoje a Casa e Culinária te ensina como organizar armário de cozinha, o primeiro passo para torná-la um lugar mais agradável.

Mas espera aí, por que você deveria começar a arrumação pelo armário? Pois bem, todos os objetos e itens utilizados, geralmente, ficam em um só lugar, o armário. E é nesse sentido que a bagunça aparece. Isso porque é tanta coisa no mesmo espaço, que fica complicado encontrar e arrumar facilmente.

Portanto, tenha em mente que organizar o seu armário vai facilitar seu movimento dentro da cozinha, além de deixá-la mais bonita visualmente.

Porém, não precisa se assustar, na verdade, isso tudo é mais fácil do que parece! E claro, nós estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e dar ótimas dicas para organizar armário de cozinha. Vamos lá?

Aprenda como organizar armário de cozinha e deixá-la funcional!

Selecione as panelas por tipo e tamanho

O primeiro item que vamos organizar são as panelas. Antes de qualquer coisa, é preciso separar cada tipo de panela com seus semelhantes. Nesse sentido, pense nas funcionalidades de cada uma e em seus tamanhos. Por exemplo, se você possui mais de um tipo de frigideira, deixe a maior embaixo, com as menores logo acima ou ao lado, de forma decrescente. Aplique isso para todas as panelas.

Após fazer isso, ache um lugar adequado para deixá-las. Assim, recomenda-se escolher uma prateleira próxima ao fogão ou bancada, independente se abaixo ou acima. Ou ainda, utilizar ganchos nessa mesma região para obter mais modernidade.

Caso opte pelas prateleiras, sempre deixe as panelas que você mais usa à mostra, para acessar rapidamente. Já as outras, pode posicionar atrás dessas. Nunca deixe muitas panelas diferentes acumuladas, isso apenas dificulta o uso e gera dor de cabeça!

As tampas das panelas devem ser guardadas com um organizador, todas juntas, também ordenadas por seu tamanho. Assim fica fácil de encontrar, e não precisa testar uma tampa em cada panela. É simples: vai usar uma panela grande? Pegue uma tampa grande!

Panelas organizadas por tamanho dentro de armário

Eletrodomésticos no armário de cozinha

Muito provavelmente, você esteja acostumado a deixar todos os seus eletrodomésticos fora do armário de cozinha. Entretanto, nem sempre isso é funcional ou possível. Basta pensar um pouco em todos os objetos elétricos que você usa para cozinhar, que você vai se lembrar daqueles que ficam meio escondidos, ou esquecidos, apenas acumulando poeira.

Até porque, por exemplo, a frequência de uso de uma batedeira e um micro-ondas são totalmente diferentes. Logo, é super inviável colocar o seu micro-ondas dentro do armário, certo? Já a sua batedeira, e outros itens como liquidificador, sanduicheira, jarra elétrica e qualquer outro que não seja usado a todo momento, pode sim, ocupar um espaço na prateleira.

Por isso, encontre uma prateleira baixa e grande que você possa deixá-los um do lado do outro, de forma visível e de fácil acesso.

Dessa maneira, a quantidade de pó será muito menor ou até inexistente. E nós apostamos que você vai lembrar mais vezes de utilizá-los, do que se estivessem soltos em algum canto aleatório.

Eletrodomésticos organizados dentro de armário

Pratos, cada um tem sua função e formato

Em terceiro lugar, o jeito mais fácil e prático de organizar pratos é, mais uma vez, de acordo com sua utilidade e formato. Dessa maneira, os pratos fundos, que costumam servir para sopas ou comidas com molho, devem ficar juntos e empilhados. Logo, o mesmo vale para os pratos rasos. Por outro lado, se você possui mais de um jogo de prato de cada tipo, é só fazer a separação por cores e estampas.

Então, mesmo que o prato tenha a mesma funcionalidade, não deixe-o misturado com outros que não fazem parte do seu padrão de estilo. Pode parecer desnecessário, mas a organização também envolve estética. Afinal, é muito melhor abrir seu armário e ver tudo bem arrumadinho.

Porém, aonde eu coloco meus pratos? É simples, você pode escolher uma prateleira próxima à pia ou à mesa, uma gaveta grande, ou aquele espaço que alguns armários possuem propriamente para louças, chamadas de divisórias.

Ademais, se você também tem pratos de sobremesa, é só seguir a mesma ideia.

Pratos e bowls organizados por tipo e tamanho dentro de um armário

Devo deixar os copos virados para cima ou para baixo?

Certamente, para organizar pratos não há muito segredo. Já no caso dos copos, a história é diferente. Isso porque, é muito tradicional que as famílias guardem seus copos de cabeça para baixo, evitando poeira ou outros resíduos. Ás vezes, é possível ver, ainda, copos fora do armário da cozinha.

Se você gosta desse modo de organização, não há problema algum. Entretanto, tenha em mente que nem sempre esses objetos estarão seguros dessa maneira. O adequado é coloca-los dentro do armário mesmo, de preferência próximos ou na mesma prateleira que os pratos. Isto é, sempre virados para cima, para agilizar o manuseio e evitar que você pegue de forma errada e acabe derrubando.

Mas, e se acumular poeira? Bem, isso vai depender da frequência do uso. Por isso, sempre passe uma água ou um pano antes de usar os copos, para estar sempre limpo.

Novamente, lembre-se de organizar conforme função e estética. Assim, deixe as taças sempre juntas, e os copos comuns, sejam altos, baixos, grandes ou pequenos, sempre um perto do outro. Claro, se você possui uma grande quantidade, prefira os mais usados na primeira fileira da prateleira.

Taças de vidro organizadas em fileiras

Alimentos e mantimentos devem ficar organizados

Você tem o costume de deixar as compras do mês, principalmente, massas, arroz, feijão, pipoca e outros alimentos industriais dentro do seu armário? Pois é, é provável que você sempre organize quando sobra algum tempinho. Porém, cada vez que o armário é aberto e fechado, a bagunça vai surgindo aos poucos, até virar um caos.

Não se preocupe, isso é mais comum do que você imagina!

Nessa situação, se possível, o ideal é selecionar uma parte específica do armário, que seja preferencialmente alta, mas acessível. Logo, também escolher uma prateleira para cada tipo de comida. Por exemplo, os grãos e cereais todos juntos, enquanto os enlatados também ficam próximos entre si.

Ainda assim, caso você não possua muito espaço, divida as próprias prateleiras. Usando esse mesmo exemplo, coloque os grãos de um lado e os enlatados do outro. Sendo assim, mais fácil se estiverem todos empilhados.

Nesse sentido, a organização fica mais ao seu critério, dependendo da quantidade de mantimentos que você compra, usa e armazena. A regra geral é evitar deixá-los em prateleiras baixas. Isso porque, estarão mais próximos de eventuais sujeiras ou até mesmo temperaturas altas.

Armário de cozinha organizado com potes de vidro identificados por nome

4 Itens ideais para organizar armário de cozinha

Organizadores e cestos

Além do próprio armário, para facilitar mais ainda a sua vida e o seu modo de organização, existem alguns utensílios apropriados para ordenar e sistematizar os objetos de cozinha. Dois dos mais comuns e utilizados são os organizadores e os cestos.

Isto é, na verdade, existem muitos modelos de organizadores. Podem ser de metal, alumínio ou plástico, apresentar formatos na horizontal ou vertical, grandes ou pequenos, quem escolhe é você!

Para entender melhor, as versões mais famosas e que são, de fato, úteis, são as que servem para guardar pratos, como se fosse um escorredor de pia ou uma fruteira. E também, há aqueles que são grades que podem ser coladas dentro da prateleira, funcionando como um espaço extra ou até mesmo as bandejas divisórias de gavetas para talheres .

No caso dos cestos, geralmente são usados para guardar alimentos os utensílios específicos. Dessa maneira, seus tamanhos, formatos e materiais também variam.

Ademais, em algumas lojas também é possível encontrar kits de organização que incluem tanto os organizadores, quanto os cestos e outras funcionalidades.

Armário de cozinha organizado com aramados, cestos, potes e garrafas

Potes

Muito semelhante aos cestos mencionados acima, os potes servem para armazenar alimentos ou mantimentos fora de suas embalagens. Logo, muitos desses itens são feitos justamente para conservar o alimento por mais tempo, longe de qualquer imprevisto.

Para quem busca uma organização fundamentada em estética, existe uma variedade enorme de modelos, dos mais criativos aos mais simples. Inclusive, o mais bacana de usar os potes, é que você pode usar etiquetas para identificar cada comida e sua data de validade.

Em suma, eles também servem para otimizar espaço!

Potes de plástico e vidro organizados em armário de cozinha

Ganchos

Ademais, outro item super versátil e bem popular para organizar armários de cozinha são os ganchos. Nesse sentido, eles podem ser colocados dentro dos armários ou fora deles. Novamente, estão disponíveis para compra em diversos tamanhos e modelos. Logo, servem para pendurar qualquer coisa, desde uma panela, uma xícara, utensílios e panos.

Portanto, é muito versátil e fácil de usar. E mais uma vez, existem vários modelos de gancho, e alguns deles servem para ganhar espaço também dentro das prateleiras.

Ganchos de cozinha para pendurar talheres, panos e diversos utensílios

Bônus: aonde comprar esses itens para o armário de cozinha?

Mais baratos X mais sofisticados

Depois dessa lista toda cheia de dicas de organização, talvez você esteja com alguns produtos anotados para comprar, não é mesmo? Então, não se preocupe, agora, vamos te mostrar alguns sites seguros e confiáveis para realizar essa compra sem problemas.

Caso você esteja em busca de itens com valores mais em conta, a loja Telha Norte, que faz parte da empresa Tumelero, possui um setor especializado em organização para a casa. Você também encontra uma excelente diversidade de itens desse tipo no site e na loja física Ferreira Costa. Ambas, possuem produtos dos quais citamos aqui, além de outras utilidades para sua casa. Em geral, são produtos de qualidade e bem avaliados.

Por outro lado, se você prefere optar por objetos mais sofisticados, com um desenho mais bonito e um valor um pouco mais elevado, a dica é o site da Aramado. Esse, diferente do primeiro, é totalmente dedicado para organização e decoração de casa, logo, os produtos são mais bem elaborados. Novamente, possuem qualidade e é bem conhecido na Internet.

Organizador de talheres em uma gaveta

Considerações finais

Por fim, nós da Casa e Culinária esperamos que você finalmente tenha aprendido um pouco mais sobre como organizar armário de cozinha da melhor forma possível. Assim, torcemos para que sua cozinha fique muito mais bonita e confortável, preparada para receber deliciosas receitas e convidados queridos.

Contudo, vale ressaltar que sempre que quiser iniciar uma nova organização na sua cozinha, é preciso identificar o seu tipo de cozinha, fazer uma boa limpeza e separar os objetos que perderam a utilidade para você. Assim, você mantém a higiene do ambiente, não acumula nada e organiza da melhor forma.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com quem precisa conhecer essas dicas, e se tiver alguma dúvida, deixa nos comentários! Até a próxima!