Os cactos são os queridinhos da decoração de interiores. Além de se destacarem pelo visual exótico, eles também chamam atenção na praticidade: não precisam ser regados frequentemente e dispensam cuidados específicos.

Por unirem beleza e facilidade, os cactos têm se tornado tendência na decoração, ajudando a tornar os cômodos mais charmosos, com um toque natural.

Com diversas opções de formatos e tamanhos, essas plantas se encaixam em vários estilos de decoração. Confira, a seguir, algumas tendências, estilos e arranjos para transformar um ambiente com a presença dos cactos.

Espécies de cactos para decoração de interiores

Os cactos são suculentas plantas conhecidas por sua habilidade de armazenamento de água, o que faz com que não precisem ser regadas com frequência. Com diversos tamanhos e formatos, cada espécie traz seu charme próprio. Veja, a seguir, algumas delas:

Cacto mandacaru: é originário do Nordeste do Brasil. Pode alcançar até 6 metros de altura e apresenta menos espinhos que outras espécies de cactos.

Cacto almofada de alfinetes: tem formato de bolinha e é coberto por espinhos brancos. As flores são pequenas e cor-de-rosa.

Cacto xique-xique: espécie com muitos espinhos e com flores brancas. Pode chegar a medir até 4 metros de altura.

Cacto barril dourado: é redondo e possui espinhos amarelados. É mais gordinho, podendo medir até 60 centímetros de diâmetro.

Estilos de decoração para combinar com cactos

Os cactos funcionam bem com diversos estilos arquitetônicos. Eles são uma espécie coringa e se encaixam em projetos variados, de uma estética industrial até uma mais contemporânea.

Entretanto, é tendência na decoração com cactos combiná-los com estilos que remetam aos desertos e aos climas áridos. Essas opções combinam com o visual dos cactos, pois se relacionam com seus habitats originais, e assim formam um ambiente harmônico e encantador.

O estilo boho, por exemplo, utiliza referências hippies para suas composições. Ele mistura padronagens com estampas florais, étnicas e românticas. As plantas, incluindo os cactos, são uma forte característica desse estilo de decoração.

Outra opção é o folk, um estilo rústico e artesanal. O visual folk é composto por tons terrosos e por elementos naturais, como a madeira envelhecida. Os cactos são uma ótima opção para completar o ambiente.

Ideias para arranjos com cactos

A decoração com cactos tem uma grande variedade de opções. Por exemplo, apostar em arranjos pequenos com versões pequenas das suculentas, traz um toque de delicadeza para o ambiente. As plantas podem dar vida às estantes ou escrivaninhas. Fazer um mix com várias cores e estilos de vasos deixa o visual mais rico e dinâmico.

Outra opção é colocar os cactos em pequenos vasos de vidro, apoiados na mesa de centro. Esse arranjo deixa o cômodo mais autêntico e charmoso.

Já para um visual mais imponente, as versões grandes dos cactos são as sugeridas, como o cacto Mandacaru. Essa opção é perfeita para a decoração de cômodos maiores. Os cactos podem estar em vasos de barro e, assim, dão ao cômodoum toque mais rústico e marcante.

Como cuidar dos seus cactos

Apesar da praticidade nos cuidados, os cactos não são plantas indestrutíveis. Como são espécies de regiões desérticas, estão acostumadas com pouca água e, dessa forma, não podem ter o solo umedecido com alta frequência.

Para que seu cacto viva bastante tempo, é importante aprender a observar quando ele precisa de água. O solo deve estar completamente seco para que seja necessário regá-lo novamente. A frequência pode variar de acordo com a temperatura e a umidade do ambiente, mas geralmente fica entre uma vez por semana e uma vez a cada quinze dias.

Na hora de regar os cactos, a dica é sempre molhar em volta da planta e nunca em cima dela! Também é importante garantir que o vaso tenha um furo de drenagem, para que a terra não fique encharcada e danifique as raízes das plantas.

Outro ponto de atenção com cactos é o recebimento de luz solar. As plantinhas precisam estar em um local com alta incidência de luz, ou até luz solar direta. Em condições naturais, os cactos recebem até 6 horas de luz solar por dia.

Compre um cacto para decorar a sua casa!

Como visto, os cactos são uma tendência, pois podem estar em vários cômodos e se encaixam perfeitamente em diversos estilos de decoração. Além disso, completam o ambiente com charme e versatilidade, sem precisar de grandes cuidados no dia a dia. Dessa forma, escolher os cactos para decoração da sua casa é uma aposta prática e certeira!

Se, além dos cactos, você está planejando ter outras plantas em casa, clique aqui e confira esse post que sugere algumas plantas de meia sombra para cultivar em casa.

E se você gostou dessa publicação, deixe um comentário. Seu feedback é muito valioso para nós!