criança brincando com em quarto montessoriano

Talvez você já tenha visto por aí alguma foto de um quarto infantil bem diferenciado, chamado de quarto montessoriano, que contém traços minimalistas, cores leves, poucos objetos e uma cama baixa. Certamente, você deve ter ficado curioso. Nesse sentido, mais do que uma tendência atual de decoração, estamos falando do método Montessori. O qual, em suma, é um meio de organizar e decorar pensado para o melhor desenvolvimento da criança.

Logo, conhecer isso é muito interessante para quem está esperando um bebê, ou simplesmente quer dar uma repaginada no quarto das crianças. Afinal, além de todos os estudos focados no bem-estar infantil, tal método apresenta um estilo único e personalizável. Sendo assim, capaz de proporcionar um ambiente diferente, bonito e educativo para seu filho.

Já adiantamos para você que não há nada de mirabolante nessa técnica, já que é super acessível e promete oferecer diversos benefícios para quem quer experimentar!

Então, sem mais delongas, vamos conhecer mais sobre o método montessoriano e ainda, aprender a inserir em casa.

criança brincando com ursinho e outros brinquedos montessorianos

Entenda melhor como o método Montessori funciona

Pilares do método montessoriano

Antes de mais nada, a primeira coisa a se fazer antes de colocar o método na prática, é entender de fato como tudo funciona. Até porque, o assunto envolve a segurança e o conforto do seu filho, então, é preciso reconhecer se você e sua família se identificam com a teoria.

Portanto, saiba que o método Montessori foi criado em meados de 1907, por uma médica e pedagoga italiana chamada Maria Montessori. Após concluir seus estudos, ela começou a trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais em sua universidade, e foi ali que a ideia surgiu.

A partir de muitos estudos e observações cientificas, Maria concluiu que toda criança já nasce preparada para aprender, e que cabe ao adulto estimulá-la da maneira correta. Por isso, em seu método, ela defende diversos pilares para bons resultados:

  • Ambiente preparado: o quarto da criança precisa estar adequado a suas características e necessidades, levando em conta o tamanho, a ordem e toda a composição.
  • Autoeducação: qualquer criança possui a capacidade e o desejo de aprender, logo, seu quarto deve incentivar e estimular sua busca pelo conhecimento.
  • Criança equilibrada e adulto preparado: cada criança aprende e se desenvolve de um jeito, então é preciso entender o tempo dela, para adaptar o ambiente da melhor maneira, e ainda, saber guiá-la.

Ademais, vale ressaltar que o estudo completo de Montessori contempla uma ampla lista de pilares e técnicas. O que não possui foco apenas dentro de casa, mas também em escolas. Aqui, citamos os mais relevantes para o projeto do quarto infantil.

Quais as vantages do método montessori?

Se você está considerando adaptar o quarto do seu filho seguindo esse método, é uma ótima ideia, pois as vantagens são inúmeras! Isso porque, como vimos acima, tudo é fruto de estudos e pesquisas de uma pedagoga engajada com a causa da educação, tanto até que é executado em diversas escolas atualmente.

Dessa maneira, ao apresentar essas práticas no cantinho da criança, as chances de ela desenvolver com mais facilidade suas habilidades sociais e cognitivas são muito maiores. Além disso, a autonomia dela irá evoluir, sendo capaz de se sentir confiante e capaz.

Agora, imagine que tudo isso se multiplica quando a criança está inserida na prática desde a sua primeira infância. Então, se você é papai ou mamãe de primeira viagem, tem mais um motivo para aderir o Montessori!

Porém, se não é o seu caso, esse método ainda é para você, uma vez que irá ajudar crianças que já estão engajadas a aprender, até mesmo as que possuem maiores dificuldades.

5 passos para organizar um quarto montessoriano

Não use berço

Sem dúvidas, o que mais costuma chamar a atenção dos papais preocupados é a ausência de berços e camas dentro do quarto montessoriano. Mas, calma, isso e´ uma proposta para adaptar a segurança da criança, evitando quedas ou batidas. E ainda, o principal objetivo é que a criança seja capaz de desenvolver suas capacidades com maior liberdade, evitando a dependência dos pais no futuro.

Ainda assim, isso só deve ser posto em prática a partir dos 6 meses de vida, ou quando a criança começar a engatinhar e se movimentar por conta própria. Lembre-se também de nunca deixá-la sozinha no local.

Portanto, para adotar este critério no quarto, você pode utilizar um colchão firme em cima de alguma estrutura sólida e baixa em madeira ou MDF, com uma altura adequada para a criança subir e descer. Ou ainda, recorrer aos inúmeros modelos de camas montessorianas já disponíveis no mercado, que apresentam estruturas criativas e seguras.

Uma dica para deixar esse espaço mais aconchegante e bonito, é apostar em uma boa quantidade de almofadas com estampas divertidas. Isso porque, além de estimular a imaginação, dá mais segurança para amortecer qualquer possível impacto.

Cama montessoriana em madeira, com cortinas e enxoval em tons claros

Brinquedos e atividades

É claro que um quarto de criança não pode faltar brinquedos e atividades, certo? No quarto montessoriano não é diferente! Porém, ao invés de encher o espaço com uma grande quantidade de brinquedos aleatórios… O correto é priorizar aqueles que realmente despertam seu interesse, que tenham alguma proposta cognitiva, e que possam se encaixar em qualquer cantinho do quarto.

Por isso, um exemplo é o tapete de atividades, que serve para a criança brincar, e ainda é possível que você brinque com o estilo dele dentro da decoração. Podendo assim conter as cores e as texturas da paleta que você escolher para o resto da composição.

Ou também, escolher uma parte da parede para colocar um quadro negro, ou até mesmo toda ou parte dela com tinta efeito lousa para ser o próprio quadro. Assim, a criança terá um local destinado a desenhar e escrever, além de decorar o quarto com seus próprios rabiscos!

Além dessas inspirações que se misturam dentro da decoração, outros brinquedos clássicos e ótimos são os quebra-cabeças, bloquinhos de construção e objetos sensoriais.

criança brincando com em mini cozinha montessoriana

Cores estimulantes

Um dos grandes focos nesse método é a utilização de cores que estimulem o interesse e o aprendizado da criança. Logo, da mesma maneira que a psicologia das cores diz que tons de vermelho podem despertar a energia nas pessoas, cores que tragam benefícios para a criança funcionam igual.

Nesse sentido, de acordo com toda a proposta do Montessori, as cores do quarto precisam passar a sensação de relaxamento, concentração, calmaria e bem-estar na criança. Então, prefira utilizar tons mais claros e pastéis, principalmente na matiz do verde, azul, amarelo e rosa.

Porém, não pense que precisa se prender a isso, afinal, a decoração serve justamente para você criar um espaço todo do seu jeito, com as suas características e estilo. Por isso, experimente harmonizar diferentes colorações e padrões, trazendo contrastes com cores mais vivas, ou apenas adotando o neutro.

Lembre-se de utilizar a escolha das cores não apenas nas paredes e no piso, mas também em todos os outros elementos do quarto. Como nas roupas de cama, almofadas, tapetes, brinquedos e quadros. Uma dica de ouro é escolher um tema conforme o gosto da criança, como por exemplo, animais, bola, carrinho, bonecas e etc.

criança brincando com em quarto montessoriano

Espelho

Outro objeto presente dentro do quarto montessoriano que chama a atenção de todo mundo é o espelho. Afinal, é difícil parar para pensar que esse objeto ofereça mais benefícios do que perigos. Porém, não precisa se preocupar, o segredo é justamente optar por um espelho com moldura firme, de material resistente. Além de nunca deixar a criança brincar sozinha com ele.

Mas afinal, qual a importância desse item dentro do quarto? Bem, assim que a criança tiver um contato constante com a sua própria visão, ela irá desenvolver seu autoconhecimento e identidade.

Ademais, em termos de decoração, o espelho contribui, principalmente dentro de quartos pequenos, com aquela sensação de amplitude e luminosidade. E claro, também oferece um toque de sofisticação no ambiente.

Para se adequar a proposta infantil, é interessante utilizar alguns adesivos ou molduras lúdicas, que despertem ainda mais o interesse da criança, e ainda se encaixar na decoração.

Criança se olhando em espelho provençal branco

Preparando o quarto montessoriano

Agora, o resto da decoração e da organização do quarto infantil montessoriano deve ser muito bem planejada e adequada para a criança. Isto é, levando em consideração principalmente a sua altura, de maneira que todos os móveis sejam acessíveis para o tamanho dela, e que os objetos estejam todos dispostos na linha do seu olhar.

Então, podemos pensar no quarto como uma ”mini estrutura” mesmo, algo projetado para alguém que é pequeno. Pois assim, a criança terá a autonomia de explorar o ambiente e escolher o que quer fazer dentro dele. Por isso, aproveite para criar uma estética bem divertida com isso em mente!

Algumas ideias criativas são fazer pinturas lúdicas no quarto ou utilizar papéis de parede que remetam a algo que seja apenas do mundinho delas. Colar ou pendurar objetos e acessórios com textura também são ótimos para deixar tudo mais instigante e bonito.

Além do mais, lembre-se de optar sempre por mobílias e objetos seguros, que não possuam tantas quinas, materiais nocivos ou qualquer outro perigo. E claro, sempre deixe a limpeza e a organização do local em dia.

criança brincando em tapete de atividades colorido

Considerações finais

Portanto, organizar um quarto montessoriano para o seu filho é também uma forma de educá-lo, e por isso, ressaltamos a importância de sempre realizar pesquisas completas ou alguma consulta com profissionais da área, a respeito do planejamento desse ambiente, para que seu espaço fique completamente adaptado.

Nesse caso, você pode recorrer a ajuda de arquitetos ou designers de interiores para projetar um ambiente seguro o suficiente, bonito esteticamente e bem organizado de acordo com o espaço que você tem disponível. E também, se possível, converse com pedagogos ou terapeutas ocupacionais para saber quais os estímulos são adequados para seu filho.

Além disso, solte a criatividade, sempre tente organizar o quarto conforme o crescimento da criança, o desenvolvimento do seu próprio estilo e personalidade. Assim, ele terá um espaço próprio e vocês terão um momento em família muito mais especial e divertido, além de ótimas lembranças!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário aqui embaixo que vamos adorar saber sua opinião, até a próxima!