casa decorada

Quando falamos em estilo lembramos sempre da moda e para muitos ainda é difícil identificar o estilo que mais gosta para suas roupas, porém, hoje estamos falando sobre os estilos de decoração para sua casa.

Você sabe qual é o seu estilo? Se é minimalista, pois prefere itens básicos e acessórios com poucas informações? Ou se é clássico, pois adora peças de alta costura, com estampas e detalhes rebuscados?

Mostrar sua personalidade na sua forma de vestir ou de apresentar sua casa é algo que fala muito sobre você, como um cartão de visitas. Sua casa também merece estar sempre bem apresentada e seguindo as tendências de estilo para comunicar da forma certa o que você deseja transmitir.

Se você é um fã de móveis e objetos, mas não sabe por onde começar, saiba que existem várias formas de decorar sua casa de maneira encantadora.

Para iniciar, opte por seguir uma linha de estilo decorativo, seja ela clássica, minimalista, rústica, retrô, industrial, misturar mais de um estilo e ainda muitas outras possibilidades, desde que expresse seu gosto e seja um motivo de orgulho para você.

Portanto, procurar por suas preferências é o primeiro passo para descobrir o estilo que mais lhe encanta e fala sobre você. Por isso, trouxemos aqui tudo que você precisa saber sobre estilos de decoração para que sirva de inspiração e te ajude a fazer escolhas assertivas na hora de decorar seus ambientes.

Confira abaixo tudo sobre os estilos mais populares de decoração e descubra qual o que mais te agrada:

Estilos de decoração

Clássico

Quando estamos falando da definição dos diferentes estilos de decoração, esse é um dos mais conhecidos.

Isso porque o estilo clássico utiliza móveis robustos, com detalhes ornamentados, que imprimem um visual sofisticado, cheio de classe e remete à móveis antigos e portanto clássicos e tradicionais, de influência europeia que busca sua inspiração na França e na Inglaterra do século 18 e 19.

Os tecidos do décor clássico também trazem uma grande variedade nos padrões e nas estampas. Como por exemplo os padrões adamascados, florais, listras e xadrez como algumas das estampas mais utilizadas nessa estética.

Além disso, a decoração clássica adora fazer uso de lustres, adota uma paleta de cores bem neutra e pontos de destaque coloridos ficando por conta dos quadros, vasos de porcelana ou arranjos florais.

QUARTO COM DECORAÇÃO CLÁSSICA

Moderno

O estilo modernista ou simplesmente estilo moderno, surgiu no início do século XX, em contraponto ao luxo e riqueza de detalhes que se tinha no estilo clássico.

O principal objetivo de quem adota esse estilo é ter um ambiente funcional e elegante, sem excessos. Pregando sempre a simplicidade dos elementos, cores neutras, muitas linhas retas e curvas em pontos estratégicos, para oferecer suavidade ao espaço através dos móveis, cadeiras, poltronas, iluminação e objetos decorativos.

SALA DE ESTAR COM DECORAÇÃO MODERNA

Minimalista

Quem nunca ouviu aquela frase que diz: “Menos é mais”? Dita pelo arquiteto Mies Van der Rohe, entre o final do século XIX e o início do século XX, para se referir a uma linguagem de decoração que através da clareza e ausência de elementos se torna ornamental.

O design minimalista conta com formas descomplicadas, linhas puras e acabamentos simples e pela sua filosofia, de que “menos é mais”, um mobiliário funcional acaba sendo o elemento de design mais importante do espaço.

Portanto, a maioria dos ambientes com design minimalista adota uma paleta de cores predominantemente neutras, mas as cores primárias podem aparecer como um ponto de destaque ou obra de arte.

COZINHA CONCEITO ABERTO EM ESTILO MINIMALISTA

Rústico

O estilo de decoração rústico é marcado por características como texturas brutas e imperfeições na execução de alguns móveis e acabamentos do ambiente, algo que sempre está remetendo a natureza e as formas originais dos materiais, quanto mais bruto mais rústico.

Portanto, mobiliário em madeira, revestimentos em pedra, fibras naturais, couro, acabamentos aparentes e envelhecidos, são exemplos de elementos marcantes do estilo rústico, utilizados no espaço fazendo referência ao campo, com itens em formas não polidas e texturas naturais, tudo isso de forma elegante e despojada.

No estilo de decoração rústico podem ser adicionados elementos de outros estilos sem quebrar sua originalidade, como um ponto de luz pendente de estilo industrial, por exemplo, que pode oferecer descontração e sofisticação à decoração do ambiente.

VARANDA COM DECORAÇÃO RÚSTICA

Industrial

Com seu surgimento no ano de 1970, na cidade de Nova Iorque, o estilo industrial é um fruto da mudança de comportamento da sociedade, onde as pessoas encontraram formas de morar em galpões antigos, lofts ou fábricas abandonadas e acabavam utilizando itens que já existiam nesses locais como forma de decoração, dando origem ao estilo industrial.

A mistura de materiais como madeira e ferro, tijolinho aparente e piso em concreto, são elementos básicos utilizados para caracterizar um estilo industrial. Eles podem parecer pesados ou até mesmo rústicos demais, mas se usados com equilíbrio, eles proporcionam um efeito incrível e bem elegante no ambiente.

DECOR INDUSTRIAL
DECORAÇÃO INUSTRIAL

Retrô

Sabe aquele estilo cheio de personalidade, acolhedor e bem criativo? É o estilo retrô!

A partir das pessoas que tinham verdadeira paixão por itens que foram moda dentro das casas nas décadas passadas, criou-se o estilo retrô. Sempre fazendo uma releitura do passado, através dos móveis, decoração, papéis de parede e eletrodomésticos que tenham aparência de que foram da “época da vovó”.

São artigos atuais, muitas vezes cheios de tecnologia, mas com aparência inspirada no que já foi tendência para o universo do lar nas décadas de 1960/1970/1980, como por exemplo: Móveis com pés palito, modelos de liquidificador, pipoqueiras, frigobar e geladeiras com design retrô e tecnologias atuais, cores vibrantes, papéis de parede com florais ou estampas geométricas, luminárias de piso e entre muitos outros itens.

Étnico

A decoração no estilo étnico é composta por uma mistura de estilos do mundo inteiro, trazendo um pouco de nostalgia e lembranças boas para a casa, através de peças decorativas ou de enxoval que podem vir de todas as partes do planeta.

Portanto, para agregar o conforto e a elegância que o étnico pode oferecer no seu ambiente você pode adotar o uso de materiais naturais e rústicos, obras de arte tribais africanas, cores e elementos típicos da índia, peças decorativas orientais, porcelana francesa e entre outros itens em infinitas possibilidades que podem tornar seu ambiente interessante e super original de acordo com suas preferências.

quarto decorado com elementos orientais

Contemporâneo

Podemos caracterizar o estilo contemporâneo como moderno e clean, uma inspiração no estilo minimalista, mas abraçando obras de arte, texturas e peças decorativas e de mobiliário cheias de estilo, de forma leve e sem a preocupação de deixar os ambientes tão vazios.

Mesmo diferente do minimalismo, no estilo contemporâneo não se adota o uso extravagante de peças decorativas e mobiliário, os adornos, vasos e quadros aparecem de maneira equilibrada como pontos de destaque no cenário dos ambientes. É um estilo que está sempre ligado às tendências de design do momento e, por isso, está em constante transformação.

DECORAÇÃO CONTEMPORÂNEA PARA SALA DE ESTAR

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre os estilos de decoração mais icônicos e utilizados em projetos de interiores?

Compartilhe conosco nos comentários quais os seus estilos preferidos e continue acompanhando as matérias de arquitetura e decoração aqui no casa e culinária!