Quem come carne e adora porco, sabe que a pancetta é uma parte bem tradicional da comida caipira. Além de estar presente nos aperitivos de boteco, uma barriga de porco à pururuca também é um sucesso para acompanhar com uma cervejinha.
E se você ainda não sabe como acertar o ponto, descubra agora como fazer barriga de porco à pururuca no tempero certo e super crocante. Experimente hoje mesmo e veja o segredo da receita perfeita.
Confira o passo a passo e os ingredientes necessários:
Barriga de porco à pururuca
Ingredientes
- 1 peça de pancetta com pele
- 1 limão
- Sal grosso
- Sal refinado
- Vinagre de maçã
- Folhas de papel alumínio
- Folhas de papel toalha
Modo de preparo
- Comece pegando a peça de pancetta e fazendo alguns furos para que o tempero possa se espalhar.1 peça de pancetta com pele
- Em seguida, espalhe na peça um pouco de vinagre de maçã, limão e o sal refinado.Sal refinado, Vinagre de maçã, 1 limão
- Leva para a geladeira e deixe de um dia para o outro.
- No dia seguinte, com o papel toalha retire o excesso de umidade.Folhas de papel toalha
- Agora leve para assar no forno e na churrasqueira.
- Na churrasqueira, coloque na parte mais alta e cubra a pele com sal grosso.Sal grosso
- Assim que ela chegar ao ponto ideal, é só tirar o sal e virar para assar do outro lado.
- Depois é só levar ao forno para terminar de assar com a pele para cima.
- Se preferir levar somente ao forno, coloque a peça em uma assadeira e cubra com o papel alumínio.Folhas de papel alumínio
- Quando a carne ficar cozida, retire o papel e deixe assando até a pele ficar crocante e sequinha.
Principais dúvidas na hora de fazer barriga de porco à pururuca
O torresmo, são pedaços da barriga, também conhecida como pancetta do porco, que contam com pedaços de carne, gordura e a pele do porco. O preparo consiste em deixar a pele bem crocante. Já o toucinho são parte da gordura do porco, que são cortados e fritos para retirar a banha, muito usado para fritar outros alimentos.
A melhor forma de deixar a pele do porco a pururuca é fritando em gordura bem quente e aos poucos. Deixe a pele sempre virada para baixo e não coloque pedaços muito próximos, assim a pele fica bem crocante e suculenta.
Antes de fritar, coloque os temperos e deixa os pedaços descansando na geladeira, quanto mais tempo melhor. Assim, ao colocar para fritar em gordura bem quente, o choque térmico ajuda a pele ficar ainda mais sequinha e crocante.
Tem como fazer barriga de porco à pururuca na airfryer?
O diferencial dessa receita é que ela pode ser feita no forno, na churrasqueira, frita na panela e até na airfryer. Assim sendo, o truque para que ela fique sequinha e crocante até na fritadeira sem óleo, é usar vinagre.
Portanto, além de cortar em pedaços menores, antes de levar na airfryer, preaqueça em 200°C e pincele vinagre nos pedaços.
Leve para assar por 30 minutos, repita o processo e assim que ficar bem sequinha é só servir. Essa receita também combina com mandioca na airfryer, que podem ser preparadas juntas.
Quer aprender mais receitas assadas?
Aqui você encontra barriga de porco à pururuca, costelinha de porco, costela de porco no forno e muito mais. Além disso, você também pode aprender de forma simples como fazer batata doce na airfryer.
Conheça todas nossas receitas e fique por dentro das melhores dicas de cozinha acompanhando nossas redes sociais. E aí já preparou alguma receita hoje? Aproveite para aprender os melhores truques de culinária hoje mesmo.
E por fim, bom apetite!
1 Comentários