O torresmo é aquela maravilha crocante que a gente adora, feito da panceta ou barriga do porco. Há várias formas de preparar, incluindo o torresmo de rolo e na panela de pressão. Tradicional na culinária mineira, é difícil não encontrar esse aperitivo em churrascos e botecos.
O petisco tem duas formas de preparo: com carne e pele ou apenas o toucinho e a pele. No entanto, claro que como toda receita, o ponto crocante do torresmo tem seus segredos.
A magia acontece quando a pele do porco é frita até ficar dourada, deixando cada pedacinho bem sequinho. E hoje vamos te ensinar como fazer a receita perfeita.
Acompanhe o passo a passo:
Torresmo
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de banha de porco ou óleo
- 1 kg de barriga de porco
- ½ colher de sal
- 1 limão em rodelas
Modo de preparo
- Escolha um pedaço de barriga de porco para torresmo.1 kg de barriga de porco
- Em seguida, corte em cubos.
- Coloque os pedaços em uma vasilha e adicione o sal.1/2 colher de sal
- Misture bem e deixe reservado.
- Depois, coloque o óleo ou a banha na panela de pressão e leve ao fogo.3 colheres de sopa de banha de porco ou óleo
- Antes de esquentar adicione a carne, mexa e deixe fritando em fogo baixo.
- Tampe a panela com a tampa sem a borracha.
- Deixe por 20 minutos, sacudindo a panela entre esse tempo.
- Quando o torresmo já estiver frito, retire da panela, escorra bem a gordura e sirva com limão.1 limão
Dúvidas frequentes sobre torresmo
Sim, além das variações com carne e sem, também é possível saborear o torresmo a pururuca, moído, de bacon e até prensado. Além disso, essas receitas também são preparadas com diferentes temperos.
Apesar de ser muito saboroso, não é recomendável comer esse petisco com tanta frequência. Isso porque, por se tratar de uma carne gordurosa ela pode contribuir com problemas de saúde e ainda ajudar no ganho de peso excessivo.
Quando a carne está mais seca, sem muita umidade, a panceta vai ficar com uma pele bem mais seca e crocante. Contudo, há uma outra forma de deixar a pele bem crocante.
Basta despejar óleo bem quente no torresmo quando estiver quase frito. Para conseguir deixar bem crocante, você pode repetir esse processo várias vezes.
Na hora de preparar seu torresmo, muitas pessoas confundem o toucinho e panceta, porém, para fazer o torresmo as duas servem. O que muda é que em uma você tem carne e no outro corte não. No entanto, no caso do toucinho, você terá apenas pele e gordura. Já no caso da panceta, além do gordura e da pele você também encontra uma parte com carne, ideal para torresmo de rolo.
Conheça outras receitas!
Fazer um torresmo na panela de pressão é um ótimo petisco para aproveitar uma cervejinha com os amigos. Contudo, aqui você pode aproveitar muitas outras opções de receitas para ter aperitivos e pratos deliciosos.
Assim, no Casa e Culinária temos: bolinho de chuva, biscoito de queijo, munguzá salgado, mané pelado e até mandioca na airfryer.
E para conhecer ainda mais e ter um cardápio cheio de novidades para impressionar nas refeições, não perca as dicas nas nossas redes sociais.
Bom apetite!