Se tem uma receita coringa para fazer no dia a dia que todo mundo gosta é o rocambole de carne moída. Esse é um prato simples e tipicamente brasileiro, por isso, existem diversas opções de recheios.
Feito com carne moída temperada e recheado com ingredientes saborosos, o rocambole de carne moída é uma opção versátil e deliciosa para o almoço, lanche da tarde ou jantar. Ah, e uma saladinha basta para acompanhá-lo.
Hoje você vai saber como prepará-lo, além de algumas variações de recheios que vão transformar esse prato e deixá-lo da maneira que mais gosta. Em seguida, confira os ingredientes e como fazer um delicioso rocambole salgado.
Rocambole de carne moída
Ingredientes
- 1 kg de carne moída
- 1 unidade de cebola pequena picada
- 2 dentes de alho amassados
- ½ xícara de chá de bacon picado
- 200 g de queijo prato em fatias
- 100 g de muçarela em fatias
- ½ xícara de chá de azeitonas picadas
- 2 colheres de sopa de maionese
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Primeiramente, misture a carne moída, a cebola, o alho e o sal.1 kg de carne moída, 1 unidade de cebola, 2 dentes de alho, Sal a gosto
- Em seguida, abra a carne moída em uma folha de papel-manteiga.
- Coloque metade do bacon, do queijo prato, da muçarela e metade das azeitonas sobre a carne.½ xícara de chá de bacon picado, 200 g de queijo prato, 100 g de muçarela, 1/2 xícara de chá de azeitonas
- Então, enrole a carne formando um rocambole.
- Pincele a maionese sobre o rocambole e cubra com o restante do bacon, do queijo e das azeitonas.2 colheres de sopa de maionese
- Coloque-o em uma forma untada com manteiga ou azeite.
- Em seguida, leve ao forno baixo por cerca de 30 minutos.
- Aumente o forno após esse tempo e asse por mais 10 minutos ou até dourar.
- Sirva quente.
Dúvidas sobre o rocambole de carne moída
Apesar de ser uma receita simples, algumas dúvidas podem surgir quando você fizer o rocambole de carne moída, por isso, vamos saná-las aqui. Além disso, também vamos dar algumas sugestões e dicas de recheios que combinam muito bem com a refeição.
Quais tipos de carne são melhores para moer?
Os melhores tipos de carne para moer são os mais macios e com boa textura. Carnes com fibras longas e duras, como o contrafilé, não são recomendadas. Algumas das melhores carnes para moer são:
- Patinho: é uma carne de primeira, com fibras macias e pouca gordura. É a carne mais usada para receitas que requerem carne moída.
- Coxão duro ou coxão mole: são carnes de segunda, com fibras, mas ainda é macia o suficiente para ser moída, por isso, também pode ser usada no rocambole de carne moída.
- Lagarto: é uma carne de segunda, com fibras macias e uma textura uniforme, sendo usada também para moer.
- Maminha: é uma carne com fibras macias e um sabor suave.
- Fraldinha: é uma carne com fibras longas e um sabor intenso. É uma boa opção para hambúrgueres e almôndegas.
- Acém: é uma carne com fibras longas e um sabor suave. É uma boa opção para refogados e sopas.
Também é importante considerar a quantidade de gordura na carne. Carnes com pouca gordura, como o patinho, são mais saudáveis, mas podem ficar secas se forem cozidas demais. Carnes com mais gordura, como o coxão duro, são mais suculentas, mas podem ser mais calóricas.
Posso congelar o rocambole de carne moída após pronto?
O rocambole de carne moída pode ser congelado após pronto por até 3 meses. Para descongelar, retire o rocambole do freezer e deixe-o na geladeira por cerca de 24 horas antes de voltar ao forno. Em seguida, veja como congelar corretamente:
- Deixe o rocambole esfriar completamente antes de congelar.
- Enrole o rocambole em filme plástico ou papel alumínio, certificando-se de que esteja bem vedado.
- Coloque-o em um saco plástico para congelar e feche bem.
- Etiquete o saco com a data.
- Se você quiser congelar o rocambole em fatias, corte-o antes de congelar.
Como sei que o rocambole de carne moída não está cru por dentro?
Essa é uma dúvida muito comum em relação ao rocambole de carne moída, afinal, não queremos que ele fique cru. Por isso, o ideal é assar em fogo baixo por cerca de 30 minutos e aumentar o fogo após esse tempo.
Desse modo, ele vai assar uniformemente e ficar muito mais saboroso. Ainda assim, você pode, com o auxílio de um garfo comprido, tirar um pequeno pedaço do rocambole e observar se a carne está bem assada.
Dicas e sugestões de recheios para o rocambole de carne moída
Na receita de hoje optamos pelo recheio de dois queijos com bacon, no entanto, nada impede que você incremente e use outros de sua preferência. Em seguida, veja algumas dicas rápidas de recheio:
- Presunto e queijo com espinafre: espalhe o espinafre cozido, temperado e escorrido sobre a carne moída, depois coloque o presunto e o queijo. Em seguida, enrole o rocambole e leve ao forno.
- Recheio de legumes com requeijão: espalhe o requeijão sobre a carne moída, depois coloque os legumes picados temperados.
- Recheio de carne seca com ovos: espalhe os ovos cozidos picados sobre a carne moída, depois coloque a carne seca desfiada. Enrole como pede a receita.
Tempere a gosto
O rocambole de carne moída é um prato tradicional da culinária brasileira, prático e delicioso. Essa é uma opção para servir como prato principal ou como lanche no final da tarde.
Você viu que existem diferentes tipos de recheios que podem ser usados no rocambole de carne moída. Além disso, caso prefira, você pode adicionar outros temperos, como, por exemplo, caldo de cebola em pó, também fica uma delícia.
Viu só como é possível fazer algumas mudanças e deixar a refeição ainda mais saborosa? Agora que você já sabe disso, aproveita e segue a gente no @casaeculinariaoficial para conferir mais receitas e dicas culinárias.
Por fim, não esqueça de comentar sobre o que achou da receita e nos contar como foi sua experiência!
1 Comentários