O risoto de limão siciliano é realmente um prato delicioso que combina muito bem com diversos acompanhamentos. Aliás, você também pode servi-lo sozinho que com certeza vai fazer sucesso entre seus convidados.
A receita de risoto de limão siciliano que trouxemos hoje para vocês é bem completa, porém, nada impede que você mude alguns ingredientes ao seu gosto. Em seguida, veja como fazer esse delicioso risoto e se prepare para receber centenas de elogios.
Risoto de limão siciliano
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de arroz arbóreo — arroz para risoto
- 1 litro de água
- 1 unidade de limão siciliano apenas o suco
- 2 tabletes de caldo de legumes
- 1 unidade de cebola grande picada
- 1 dente de alho picado
- ½ xícara de chá de vinho branco seco
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada a gosto
- Rodelas de 1 limão-siciliano grelhadas
Modo de preparo
- Primeiramente, prepare o caldo de legumes, para isso, em uma panela grande, ferva 1 litro de água com os tabletes de caldo de legumes.1 litro de água, 2 tabletes de caldo
- Logo após dissolver completamente, mantenha o caldo aquecido em fogo baixo.
- Em outra panela grande, aqueça o azeite e 1 colher de sopa de manteiga em fogo médio.2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de manteiga
- Em seguida, adicione a cebola e o alho picados e refogue até que fiquem dourados e fragrantes.1 unidade de cebola, 1 dente de alho
- Adicione o arroz arbóreo à panela e mexa bem para revestir os grãos com a mistura de azeite e cebola.2 xícaras de chá de arroz
- Então, cozinhe por cerca de 2 minutos até o arroz ficar levemente transparente.
- Logo após, despeje aos poucos o vinho branco sobre o arroz e mexa levemente para ele ser absorvido.½ xícara de chá de vinho branco
- Comece a adicionar o caldo de legumes aos poucos, uma concha de cada vez, mexendo constantemente e esperando até que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais.
- Em seguida, continue esse processo até que o arroz esteja cozido, o que deve levar cerca de 20 minutos.
- Quando o arroz estiver no ponto desejado, adicione o suco de limão-siciliano e a manteiga restante, mexendo bem para incorporar.1 unidade de limão siciliano, 2 colheres de sopa de manteiga
- Logo após, misture o queijo parmesão ralado no risoto até que ele fique cremoso e o queijo derreta completamente.1 xícara de chá de queijo
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Retire do fogo e sirva o risoto de limão-siciliano decorado com salsinha picada e rodelas de limão-siciliano grelhadas para um toque final de sabor e aroma.Salsinha picada a gosto, Rodelas de 1 limão-siciliano grelhadas
Aproveite essa delícia! Essa receita de risoto de limão siciliano é realmente deliciosa desse jeitinho como ensinamos aqui, mas claro que você pode fazer algumas modificações. É sobre isso que vamos falar em seguida!
Por que usar o arroz arbóreo para fazer risoto de limão siciliano?
O arroz arbóreo é o tipo mais popular de arroz usado para fazer risotos. Ele é cultivado principalmente na Itália com grãos curtos, arredondados e com alto teor de amido.
É justamente o alto teor de amido faz com que o arroz arbóreo absorva líquidos lentamente, resultando em uma textura cremosa e macia no risoto.
Desse modo, ele é uma excelente escolha quando você quer um risoto cremoso e cheio de sabor. No entanto, outro tipo de arroz também é usado no preparo do risoto, como, por exemplo, o arroz carnaroli.
Assim como o arroz arbóreo, o carnaroli é amplamente utilizado na preparação de risotos. Ele também tem grãos curtos e arredondados, mas tem uma menor capacidade de absorção de líquido e é mais resistente ao cozimento excessivo.
Isso faz com que o risoto feito com carnaroli tenha uma textura firme por fora e cremosa por dentro. Então, a principal diferença entre o arroz arbóreo e os outros é sua textura e capacidade de absorção de líquidos, tornando-o ideal para risotos cremosos.
Posso fazer risoto com arroz branco?
Embora seja possível fazer risoto com arroz branco, não é a escolha tradicional e recomendada para essa preparação. O arroz branco, também conhecido como arroz agulhinha de grão longo, tem uma textura diferente e menor teor de amido em comparação com as variedades de arroz utilizadas para risoto, como o arroz arbóreo e o carnaroli.
O que torna o risoto especial é a textura cremosa resultante da liberação lenta do amido durante o cozimento, o que não é obtido facilmente com o arroz branco de grão longo. O arroz utilizado para risoto, como o arbóreo ou o carnaroli, possui grãos curtos e arredondados, que absorvem líquido gradualmente e liberam amido, criando uma textura rica e cremosa.
No entanto, se você não tiver acesso a essas variedades de arroz para risoto, ainda poderá fazer algo semelhante usando arroz branco, mas o resultado será diferente.
Uma dica para usar o arroz branco no risoto é ajustar a técnica de cozimento e adicionar mais caldo e mexer continuamente para obter uma textura mais próxima da de um risoto.
Qual a origem do risoto?
Existem risotos dos mais diversos tipos, desde o risoto de limão siciliano, até mesmo o risoto de cogumelos, o risoto de carne, o risoto de queijo, o risoto de alho-poró, entre outros.
Mas qual será a origem desse prato tão delicioso? O risoto é um prato originário do norte da Itália, especificamente das regiões da Lombardia e do Piemonte.
Seu nome deriva da palavra italiana “riso”, que significa arroz. Sua história remonta à Idade Média, quando o arroz passou a ser cultivado nessa região.
Os grãos de arroz eram valorizados por sua capacidade de conservação durante os invernos rigorosos. Com o tempo, os italianos começaram a criar pratos que utilizavam esse ingrediente, e acredita-se que o risoto surgiu como resultado.
A receita tradicional envolve o cozimento lento do arroz em um caldo rico, geralmente incrementado com manteiga, queijo e outros ingredientes locais. E desse modo, o risoto se tornou um prato popular com os mais variados sabores.
Posso fazer modificações no risoto de limão siciliano?
Sim, algumas pessoas preferem não usar alguns ingredientes que geralmente tem em todo preparo de risoto, como, por exemplo, o vinho branco. O queijo parmesão também costuma estar presente na preparação de todos os sabores de risoto.
Além disso, você pode fazer seu próprio caldo de legumes, o que também é bastante recomendado. Outros preferem adicionar cogumelos e salsão. Tudo vai depender da sua criatividade, mas o carro-chefe dessa receita é realmente o limão siciliano.
Como grelhar o limão siciliano
Para adicionar ainda mais sabor ao risoto de limão siciliano, vamos deixar uma dica aqui de como grelhar o ingrediente.
Para grelhar limão siciliano na frigideira, corte o limão ao meio, expondo o interior. Em seguida, aqueça uma frigideira em fogo médio-alto e coloque as metades dos limões com o lado cortado para baixo na frigideira quente, sem adicionar óleo ou manteiga.
Grelhe por cerca de 2 a 3 minutos ou até que a superfície do limão comece a caramelizar e adquira uma cor dourada. Retire os limões da frigideira e deixe esfriar por alguns minutos antes de usar. Coloque as rodelas por cima do risoto de limão siciliano e sirva em seguida.
Receita de primeira!
Essa receita de risoto de limão siciliano é realmente deliciosa e você pode fazer em um almoço especial ou quando tiver vontade, já que é bem simples de fazer. Além disso, nada como modificar de vez em quando nosso cardápio, não é mesmo?
Agora que você já sabe como preparar um risoto diferente e delicioso, conta aqui se já conhecia essa receita. Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e marcar a gente. Segue nosso Instagram @casaeculinariaoficial.
1 Comentários