O risoto de funghi é uma receita italiana bastante requisitada nos restaurantes finos pelo Brasil e pelo mundo todo. Utilizando um vinho para dar um toque especial, junto aos temperos típicos da Europa meridional, o prato é um retrato da culinária local.
E agora você pode prepará-lo em casa de forma rápida e prática. Estamos aqui para te mostrar que pode ser mais fácil do que parece.
Em seguida, confira o passo a passo:
Risoto de funghi
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de arroz Arborio
- ¾ de xícara de chá de funghi seco
- ½ unidade de cebola
- 1,5 litro de caldo de legumes caseiro e sem sal
- ½ xícara de chá de vinho branco
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 dente de alho
- 4 ramos de salsinha
- ⅓ de xícara de chá de queijo parmesão ralado
- Pimenta-do-reino a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Em um recipiente, coloque o funghi e acrescente 1 xícara de chá de água fervente. Deixe por 30 minutos, retire a água e acrescente novamente a mesma quantidade de água fervente, deixando por mais 15 minutos. (atenção: não escorra a segunda medida de água fervente adicionada ainda).3/4 de xícara de chá de funghi
- Descasque e pique a cebola, o alho e a salsicha.1/2 unidade de cebola, 1 dente de alho, 4 ramos de salsinha
- Coloque uma peneira sobre uma jarra com medidas de volume de no mínimo 2 litros. Escorra a água do funghi na peneira.
- Acrescente o caldo de legumes até que a jarra marque 1,5 litro.1,5 litro de caldo de legumes
- Em uma panela, adicione duas colheres de manteiga e deixe-a derreter em fogo médio.4 colheres de sopa de manteiga
- Acrescente a cebola, uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos.Sal, 1/2 unidade de cebola
- Adicione o funghi e o alho, mexendo por 1 minuto. Em seguida, acrescente o arroz refogando por cerca de 2 minutos, misturando constantemente.2 xícaras de chá de arroz, 1 dente de alho, 3/4 de xícara de chá de funghi
- Tempere o arroz com pimenta e sal, regando com vinho na sequência.Pimenta-do-reino, Sal, 1/2 xícara de chá de vinho branco
- Adicione duas conchas de caldo de legumes e mexa em seguida. Deixe o risoto cozinhando até secar e adicione mais duas conchas, repetindo o processo até que fique no ponto de sua escolha.1,5 litro de caldo de legumes
- Na última vez que for adicionado o caldo, desligue o fogo. Acrescente as outras duas colheres de manteiga, o queijo parmesão e misture.4 colheres de sopa de manteiga, 1/3 de xícara de chá de queijo parmesão
- Sirva decorando com a salsinha picada por cima. Bom apetite!4 ramos de salsinha
Dúvidas mais frequentes sobre risoto de funghi
Este prato combina com vinhos frutados e com baixo teor alcoólico. Nesse sentido, o vinho tinto é a opção ideal, especialmente se preparado com uva Pinot Noir.
Em média 45 minutos. Além disso, o processo é muito simples: basta colocar os cogumelos em um recipiente e despejar água fervente sobre eles. Deixe por 30 minutos, retire o caldo e acrescente mais uma camada de água fervente, deixando por mais 15 minutos.
Os risotos necessitam de tipos especiais de arroz. Dessa maneira, para a receita de hoje, a recomendação é o arroz Arbóreo, que possui grãos densos e que harmoniza com cogumelos facilmente.
Receitas ideais para acompanhar o prato
Acompanhamentos para risoto de funghi não podem ”roubar” a atenção no prato. Por isso, recomendaremos duas opções de saladas e um drink tropical, que ornam significativamente a receita.
Salada de repolho: toque cítrico leve e não exagerado. Acompanhamento saboroso e com inúmeros benefícios à saúde.
Salada caprese clássica: utilizamos a combinação entre tomates frecos, manjericão, muçarela de búfala e outros temperos para chegar na salada caprese perfeita.
Negroni: um drink tropical para abrir o paladar antes do risoto de funghi. Apenas quatro ingredientes, mas muita refrescância e sabor envolvidos.
Curiosidades sobre o risoto de funghi
Que esse prato conquistou todo o território mundial, não é nenhuma novidade, mas você sabia que ele surgiu em uma região bem pequena da Europa?
Vêneto é uma região da Itália que se localiza no nordeste do país. Ainda mais, além do risoto de funghi, existem receitas famosas que também surgiram dessa região, como o Gnocchi con la fioreta, preparado com ricota, e o Baccalà alla vicentina, que utiliza o bacalhau seco e salgado.
Agora é a sua vez de contar o que achou!
Conte-nos o que achou da receita de risoto de funghi de hoje aqui embaixo nos comentários! Nós adoraríamos saber o que você achou.
Por fim, não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais e também de conferir outros temas aqui do Casa e Culinária.
Então, até breve!