Quem nunca ouviu a piada do “é pavê ou pacomê”? O pavê de biscoito é uma sobremesa deliciosa muito conhecida pelos brasileiros e marca presença em diversas ocasiões como festas, aniversários, sociais e muito mais!
O pavê de biscoito é uma sobremesa que rende bastante e é uma excelente opção para servir em almoços de família. Nessa receita, o doce gelado pode ser feito com diferentes tipos de biscoito e encanta a todos com um delicioso creme por cima.
Porém, você sabe como surgiu essa receita? Confira abaixo!
Origem do Pavê de Biscoito
O termo “pavê” se origina de “pavage“, uma palavra de origem francesa que significa pavimentar ou pavimentação. No entanto, surge a pergunta: por que o termo “pavimentar”? Geralmente, a sobremesa é montada em camadas de creme e biscoito, estabelecendo assim a conexão com o termo mencionado.
Apesar do nome da sobremesa se derivar de uma palavra francesa, sua verdadeira origem ainda é incerta. Estudos indicam que o pavê de biscoito teve origem no Brasil, enquanto outros afirmam que a sobremesa veio de outros países. Há relatos que ainda sugerem que essa sobremesa tenha se inspirado em doces europeus, como o “Trifle”.
Mesmo que a sua origem seja incerta, os brasileiros conhecem e adoram amplamente essa sobremesa. Com sua textura cremosa e uma variedade de sabores disponíveis, o doce cativa diversos paladares.
Aqui está um guia simples que a equipe do Casa e Culinária preparou para você fazer um pavê de biscoito cremoso!
Pavê de biscoito
Ingredientes
Creme
- 400 ml de leite
- 1 colher de sopa de amido de milho maizena
- 1 caixa de leite condensado
- 1 unidade de gema
- 1 caixa de creme de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 pacotes de biscoito maizena ou champanhe
- ½ xícara de chá de leite para umedecer os biscoitos
Ganache
- 1 caixa de creme de leite
- 200 g de chocolate ao leite ou meio amargo
Modo de preparo
Preparando o creme
- Numa panela adicione os 400ml leite, a Maizena (amido de milho), o leite condensado, a gema, o creme de leite e a essência de baunilha400 ml de leite, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 caixa de leite condensado, 1 unidade de gema, 1 caixa de creme de leite, 1 colher de chá de essência de baunilha
- Misture e leve ao fogo médio, mexendo sem parar
- Mexa até engrossar e começar a soltar do fundo da panela
- Restire do fogo, transfira para uma tigela e aguarde esse creme esfriar completamente. Reserve.
- Em uma forma ou travessa de vidro, faça uma camada com o creme já frio
- Mergulhe as bolachas Maizena no leite, rapidamente para não encharcar2 pacotes de biscoito, 1/2 xícara de chá de leite
- Em seguida, vá acomodando as bolachas na travessa, deixando uma do lado da outra, formando uma camada
- Faça uma camada de creme por cima dessas bolachas
- Continue fazendo esse processo até terminar com o creme por cima de tudo, em seguida leve para geladeira por 2 horas
Preparando a ganache
- Numa panela, despeje o creme de leite e leve ao fogo médio1 caixa de creme de leite
- Quando começar a levantar fervura, desligue o fogo imediatamente
- Adicione o chocolate ao leite ou meio amargo e mexa até derreter completamente e formar um ganache200 g de chocolate
- Aguarde esfriar e despeje esse ganache por cima da última camada de creme e espalhe bem
- Leve para a geladeira, deixe por 3 horas e está pronto para servir
Perguntas frequentes sobre o pavê de biscoito
Qual o tipo ideal de biscoito?
Geralmente, os biscoitos mais conhecidos para fazer pavê de biscoito são: Maizena e Champanhe. No entanto, é possível fazer a sobremesa com outros tipos, como:
- Biscoito de leite: Com um sabor super suave, esse tipo de biscoito pode ser usado para dar crocância nas camadas do pavê;
- Biscoito de chocolate: Se você deseja adicionar um toque especial de doçura na sobremesa, o biscoito de chocolate é a opção ideal;
- Biscoito Maria: Outra excelente escolha, é o biscoito Maria que combina super bem com pavês;
- Biscoito Oreo: Para um sabor diferenciado, os famosos biscoitos oreo adicionam um toque especial no doce;
Biscoito de Aveia: Se você já gosta de um pavê rico em fibras, os biscoitos de aveia podem ser uma opção interessante.
Quais são os sabores de pavês?
As variedades de sabores para pavê de biscoito são inúmeras. Por exemplo, você pode fazer pavês de bis, brigadeiro, limão, morango, pêssego, banana com canela e existem pessoas que arriscam até no sabor de caipirinha.
Geralmente, o pavê é feito com biscoitos e o creme branco. Com esses ingredientes básicos, adicionar o sabor desejado é uma tarefa muito simples. Basta picar as frutas ou derreter o chocolate e adicionar em alguma camada da sobremesa. É muito fácil!
Como decorar a sobremesa?
Primeiramente, devemos falar que existem diversas formas de decorar um pavê de biscoito, tudo depende do gosto de cada um. Por exemplo, é possível decorar a sobremesa com raspas de chocolate branco ou normal, raspas de limão, chocolate peneirado e até mesmo frutas.
Além disso, se você for uma pessoa criativa, pode fazer desenhos, escrever palavras e tudo mais que sua criatividade mandar. São inúmeras as possibilidades!
Gostou da receita?
Se você ama doces e gosta de experimentar receitas simples, o pavê de biscoito é a escolha perfeita! Com um sabor irresistível e textura cremosa, a receita vai surpreender a todos.
Gostou da receita? Conte nos comentários sua opinião sobre o doce e se houver alguma dúvida na hora do preparo, estamos à disposição para ajudar. Não deixe de curtir e compartilhar com a família e amigos essa receita deliciosa. Aproveite!