Ícone do site Casa e Culinaria

Pão caseiro fofinho e fácil

Pão caseiro sobre tábua de madeira.

O pão é um dos alimentos protagonistas da culinária brasileira e muitas pessoas têm vontade de aprender a fazê-lo. Hoje, você vai descobrir os segredos por trás do pão caseiro fofinho, além de conferir as melhores receitas para acompanhá-lo.

Para fazer um pão caseiro que tenha uma consistência macia e sabor marcante, é preciso seguir alguns passos importantes, além de se atentar à quantidade correta de ingredientes.

Confira a seguir:

5 de 1 avaliação

Pão caseiro

Está na hora de aprender o passo a passo de uma receita que fará você se apaixonar: confira como fazer pão caseiro fofinho.
Porções 4 porções
Tempo de preparo 3 hours
Tempo de fogo 40 minutes
Tempo total 3 hours 40 minutes

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de açúcar refinado
  • 30 g de fermento biológico
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal
  • 30 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara de chá de leite aquecido em micro-ondas por 15 segundos
  • 500 g de farinha de trigo
  • 1 ovo batido levemente

Modo de preparo

  • Em uma vasilha, misture o fermento, o leite, o ovo, a manteiga, o açúcar e o sal.
    1 colher de sobremesa de açúcar, 30 g de fermento biológico, 1 colher de sobremesa rasa de sal, 30 g de manteiga, 1 xícara de chá de leite, 1 ovo
  • Vá adicionando a farinha aos poucos e misturando.
    500 g de farinha de trigo
  • Agora, sove a massa de forma delicada, adicionando um pouco mais de farinha por cima enquanto realiza o processo.
  • Reserva a massa.
  • Em seguida, modele os pães e deixe-os crescerem até que dobrem de tamanho.
  • Pincele os pães usando gema de ovo e leve-os para assar a 180ºC até que fiquem dourados.
  • Seus pães caseiros estão prontos! Espere esfriar um pouco e já pode servir.
Autor: Gabriel Souza
Calorias: 150kcal
Custo: R$6,00
Refeição: Aperitivo, Café da manhã, Lanche
Cozinha: Brasileira, Italiana
Palavra-chave: como fazer pão, como fazer pão caseiro, pão caseiro, receita de padaria, receita de pão, receita de pão caseiro

Veja as principais dúvidas e curiosidades sobre o pão caseiro fofinho

Quando se trata do alimento mais presente na mesa dos brasileiros, existem várias dúvidas comuns que podem aparecer em relação à consistência, ao crescimento da massa e ao modo correto de corte.

Veja tudo isso na sequência:

O que fazer para o pão não ficar duro?

O pão caseiro que ensinamos hoje não fica duro após seu preparo, mesmo após 2 dias. Mas, em caso de pães franceses de padaria que ficam duros, a melhor recomendação é borrifar um pouco de água por cima deles e levá-los ao forno médio por aproximadamente 5 minutos.

O que fazer para a massa de pão crescer no frio?

Em tempos frios, muitas pessoas encontram dificuldade para fazer a massa do pão e de outras receitas cresceram. Dessa forma, um truque excelente é pré-aquecer o forno em temperatura baixa por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, desligue o forno e deixe a massa crescer lá dentro.

Pode cortar o pão quente?

Não é recomendado, pois podemos deformar a massa. Desse modo, o ideal é esperar alguns minutos até que o pão esfrie um pouco, para aí, sim, realizar o corte.

Receitas para acompanhar seu pão caseiro fofinho

Geleia de morango sem açúcar: para acompanhar seu pão caseiro, nada melhor do que uma geleia feita de forma saudável e que tem um sabor irresistível.

Laranja kinkan: o toque cítrico da laranja kinkan pode acentuar o sabor do pão e você consegue prepará-la aí na sua casa! Essa combinação, sem dúvidas, é surpreendente.

Patê de frango com cenoura e requeijão: o tradicional patê pode ganhar lugar na sua cozinha para combinar com seu pão fofinho. Essa dupla irá conquistar a todos da mesa.

Confira outras receitas aqui no Casa e Culinária

Por fim, agora que você já sabe fazer pão caseiro fofinho e de forma muito prática e econômica, que tal ficar por dentro de todas as novidades aqui do Casa e Culinária? Siga nosso perfil no Instagram @casaeculinariaoficial e não perca nada!

Gostou da nossa receita de hoje? Deixa um comentário, seu feedback é bem importante para que possamos sempre entregar o melhor do universo da Culinária a vocês.

Bom apetite!

Sair da versão mobile