Você sabia que o mingau de fubá é um alimento nutritivo com diversos benefícios? Por isso, hoje vamos compartilhar com vocês essa receita antiga, mas presente em nossas vidas até hoje.
Quando bate aquele friozinho a vontade de saborear um mingau de fubá é irresistível, não é mesmo? Então, sabe aquelas receitas que nos transportam para momentos especiais, lembrando dos encontros em família ou da comida preparada com carinho pela mãe, ou pela avó?
O mingau de fubá é exatamente uma dessas. É uma preparação simples que faz parte do dia a dia de muita gente, sendo até mesmo a primeira refeição de alguns. Por isso, em seguida, saiba quais são os ingredientes e como é fácil de fazer essa receita.
Mingau de fubá
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de fubá de milho
- 1 e ½ colher de sopa de açúcar (pode usar adoçante se preferir)
- ½ colher de chá de sal
- 1 xícara de leite
- Canela a gosto, em pó (opcional)
Modo de preparo
- Para preparar o mingau de fubá, comece reunindo todos os ingredientes em uma panela e leve-a ao fogo.2 colheres de sopa de fubá de milho, 1 e ½ colher de sopa de açúcar, ½ colher de chá de sal, 1 xícara de leite
- Em seguida, mexa em fogo baixo com cuidado para garantir que o fubá se dissolva completamente.
- Então, deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo constantemente.
- Coloque por cima canela em pó a gosto.Canela
- Desligue o fogo, sirva quente ou fria.
Simples, não é mesmo? E apesar de ser uma receita bastante conhecida, vamos abordar algumas dúvidas sobre o mingau, como, por exemplo, seus benefícios, de qual ingrediente ele vem, se existem outras receitas com fubá. Confira!
Dúvidas frequentes sobre o mingau de fubá
O fubá é feito de qual ingrediente?
O fubá é feito a partir do milho, sendo esse um dos ingredientes mais comuns em muitas cozinhas. Nas indústrias, processa-se o milho através de maquinário até adquirir uma textura bem fininha, ou seja, o fubá.
Em casa, você também pode fazer fubá de forma simples, basta moer o milho até atingir a consistência desejada, geralmente um pouco mais grossa do que o fubá industrial. Inclusive, você pode usar o fubá caseiro tanto na receita de mingau como para fazer um delicioso bolo de fubá cremoso.
Quais são os benefícios do mingau de fubá?
Primeiramente, vamos falar sobre os benefícios do fubá que é o ingrediente principal do mingau. O primeiro deles é que o fubá fornece energia, já que é uma fonte boa de carboidratos, então, ele se torna ideal para consumir antes da prática de exercícios físicos.
Outro benefício muito importante são as fibras, então, ao se alimentar de mingau de fubá ele vai contribuir para o funcionamento do intestino. O fubá também possui nutrientes essenciais, como, por exemplo, as vitaminas e minerais.
O fubá também é livre de glúten, por isso, é tão usado em diversas receitas. Vale ressaltar que ele é usado tanto em receitas doces como em receitas salgadas. Desse modo, todos os benefícios que mencionamos aqui, podem ser observados também no mingau de fubá.
Pode comer o fubá todos os dias?
O fubá é um ingrediente um pouco calórico, portanto, caso você esteja de dieta, talvez não seja uma boa ideia consumir todos os dias. Porém, o fubá não é prejudicial à saúde. Ele é bastante usado na polenta, em bolos, pães e mingaus coisas que consumimos com uma certa frequência. Alertamos apenas o cuidado com as quantidades!
Receitas doces e salgadas feitas com fubá
- Bolo de fubá: Um bolo tradicional brasileiro feito de fubá (farinha de milho), açúcar, ovos e leite, com uma textura macia e sabor delicado de milho. É uma delícia.
- Polenta: Um prato italiano e também popular em outras regiões, feito de farinha de milho cozida em água ou caldo até atingir uma consistência densa, que pode ser servida em fatias, frita ou como acompanhamento para diversos pratos. Você vai amar.
- Broa de fubá: Um tipo de pão de milho feito com fubá, farinha de trigo, açúcar, sal e fermento, com uma textura mais densa e sabor característico de milho. Experimente.
Dicas e sugestões para servir e incrementar o mingau de fubá
Em seguida, você vai ver algumas dicas para servir e incrementar, ou seja, deixar o mingau de fubá ainda mais gostoso. No entanto, não tenha medo de experimentar combinações e ingredientes diferentes para encontrar o seu mingau perfeito, confira:
- Você pode adoçar o mingau de fubá com açúcar, mel, ou adoçantes naturais como o melado de cana.
- Acrescente sabor ao mingau com especiarias como, por exemplo, canela em pó, cravo-da-índia ou noz-moscada.
- Sirva o mingau com frutas frescas picadas, como bananas, maçãs, morangos ou pêssegos.
- Experimente uma versão salgada do mingau com queijo parmesão ralado por cima.
- Acrescente cacau em pó ou pedaços de chocolate amargo para criar um mingau de chocolate delicioso.
- Experimente diferentes texturas adicionando granola crocante, flocos de cereais ou aveia.
- Sirva como sobremesa após o jantar ou como um café da manhã nutritivo.
Sirva como uma sobremesa gelada
Além de todas as dicas que escolhemos para vocês, outra opção é esperar esfriar e colocar em tacinhas. Em seguida, leve à geladeira e sirva o mingau de fubá gelado, também fica muito saboroso.
A verdade é que o mingau é tão versátil que pode virar diversas refeições, tanto doces quanto salgadas. Então, com suas infinitas possibilidades de personalização, você pode adaptar o mingau de fubá ao seu gosto pessoal.
Gostou da nossa receita? Você conhece outra versão? Comenta, queremos muito saber sua opinião. Aproveita e compartilha essa receita, não esquece de marcar a gente e curtir nosso Instagram @casaeculinariaoficial.