A receita de galinha caipira surgiu no século XX, no Brasil. Ela aparece a partir da miscigenação de várias culturas no território brasileiro, e assim, veio um dos modos de preparo mais práticos e que realmente preserva o sabor da carne: a galinha caipira na pressão.
Entretanto, hoje iremos ainda acrescentar as batatas cozidas na receita, dando um toque especial a um prato que já muito famoso na culinária brasileira.
Ficou curioso(a) para saber como preparar a galinha caipira na pressão?
Então, veja o passo a passo a seguir:
Galinha caipira na pressão
Ingredientes
- 1 unidade de galinha caipira em pedaços
- 6 unidades de batata cozida
- 1 unidade de cebola picada
- 3 dentes de alho picado
- 2 colheres de sopa de óleo de soja
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- 1 colher de chá de açafrão
- 1 colher de sopa de colorau
- Orégano a gosto
- Sal a gosto
Modo de preparo
- Na panela de pressão, adicione o óleo de soja, o alho, a cebola e refogue.3 dentes de alho, 2 colheres de sopa de óleo, 1 unidade de cebola
- Acrescente o açafrão, o orégano, o colorau e mexa com uma colher.1 colher de chá de açafrão, Orégano, 1 colher de sopa de colorau
- Adicione agora a galinha caipira em pedaços e misture.1 unidade de galinha caipira
- Acrescente o sal e refogue a galinha caipira por 5 minutos. Lembre-se de mexer a cada 30 segundos.Sal
- Adicione o extrato de tomate e água fervente até que cubra completamente a galinha.2 colheres de sopa de extrato de tomate
- Misture e acerte o sal, se necessário.
- Feche a panela e, após pegar pressão, marque 25 minutos e deixe cozinhando.
- Após 25 minutos, desligue o fogo e retire a pressão da panela. Adicione as batatas cozidas e deixe cozinhando por cerca de 5 minutos.6 unidades de batata
- Pronto! Sua galinha caipira na pressão está pronta para ser servida.
Principais dúvidas sobre a receita de galinha caipira na pressão
O frango caipira é um galo jovem, enquanto a galinha caipira é a fêmea já em idade adulta. Além disso, o termo ”caipira” sugere que o animal teve criação livre sem controle padronizado alimentar, representando sua vivência natural. Em relação ao seu sabor e textura, o frango tende a ter carne mais macia e menos saborosa, devido ao rápido crescimento e à alimentação específica. Enquanto a galinha caipira pode ter uma carne mais firme e saborosa, devido à idade mais avançada e à dieta mais variada.
Existem vários benefícios da carne de galinha caipira. Entre eles estão o grande índice de vitaminas e minerais, como a B3, e a boa quantidade de colesterol bom, ou seja, o HDL.
Um dos motivos da carne de galinha caipira na pressão ser mais dura está justamente associado a alimentação do animal. Nesse sentido, por ter criação livre e alimentação a base de milho, sua estrutura muscular tende a ser mais forte, trazendo o aspecto mais consistente da carne.
Veja receitas ideais de acompanhamento
Arroz jasmim: essa categoria de arroz é bastante nutritiva e traz consigo um aroma tipicamente associado a pratos sofisticados. Ademais, arroz jasmim é ideal para acompanhar carne com sabor mais forte, como a galinha caipira.
Salada de feijão-fradinho: nos tempos de muito calor, as receitas refrescantes ficam em alta. Portanto, acompanhar a galinha caipira na pressão com a salada de feijão-fradinho é um sucesso para as refeições especiais durante o verão.
Mandioca frita: adicionar um acompanhamento crocante ao prato é uma forma inteligente de criar diferentes texturas. Experimente a mandioca frita com a receita de hoje, temos certeza que você não vai se arrepender!
Saboreie seu prato e compartilhe sua opinião conosco
Chegou finalmente a hora de você experimentar sua galinha caipira na pressão com batatas! Então, não se esqueça de compartilhar sua opinião sobre a receita conosco aqui embaixo nos comentários.
Por fim, siga nosso perfil oficial no Instagram @casaeculinariaoficial e receba sempre em primeira mão todas as novas receitas da página.
Até logo e bom apetite!