A chipa é uma receita que apareceu lá no Paraguai e traz não só um sabor sensacional, como também faz parte da história do país. Ela surgiu durante a época de missões jesuítas, quando resolveram misturar carne, leite, ovos e queijo e fazer um pãozinho diferente.
Daí em diante, esse “pão de queijo do Paraguai” conquistou muitos países, inclusive o Brasil. A chipa também faz parte de uma tradição em que é servida na Páscoa, todos os anos, sem exceções.
Ela é assada de diferentes maneiras e como toda tradição, sua receita é passada de gerações e apreciada por todos.
Veja como é fácil fazer:
Chipa
Ingredientes
- 6 xícaras de chá de polvilho doce
- 400 g de queijo prato
- 3 ovos
- 2 xícaras de chá de queijo parmesão
- 150 ml de leite
- 1 xícara de chá de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de sal
Modo de preparo
- Primeiramente, rale os queijos. Mas, lembre-se: o queijo prato deve ser ralado em ralo grosso e o parmesão em ralo fino.2 xícaras de chá de queijo parmesão, 400 g de queijo prato
- Em seguida, coloque em uma tigela o polvilho, os ovos, a manteiga, o sal e os queijos.6 xícaras de chá de polvilho doce, 3 ovos, 1 xícara de chá de manteiga, 1 colher de sopa de sal
- Misture bem e vá colocando o leite aos poucos.150 ml de leite
- Continue misturando até ficar em ponto para enrolar.
- Depois separe pedaços da massa e forme massinhas em formato de U.
- Preaqueça o forno e coloque as chipas na assadeira.
- Leve para assar a 200 graus até dourar, deve ficar no forno em média por 20 minutos.
- Depois é só aproveitar!
Como rechear a chipa?
Apesar de ser uma receita bem simples de fazer, também dá para incrementar a chipa com vários recheios. Portanto, ao moldar a massa em formato de U, é só rechear, terminar de fechar e levar para assar.
O melhor de tudo é que você pode rechear com carnes, mais queijos ou mesmo uma deliciosa goiabada. Os recheios podem variar de acordo com sua preferência, o que deixa essa receita ainda mais perfeita para servir no dia a dia.
Dúvidas mais comuns sobre a chipa
Embora as duas receitas tenham os mesmos ingredientes, o formato do pão de queijo é redondo. Além disso, na chipa a quantidade de queijo é bem maior, de modo a deixar a parte de fora mais crocante e a de dentro ainda mais macia.
No Brasil, mais especificamente no Mato Grosso do Sul, a chipa também é parte da tradição. Na maioria dos casos a receita é até mesmo sustento de moradores que comercializam o pãozinho.
Conheça outras receitas fáceis e saborosas
Uma chipa no café da manhã é tudo de bom, mas que tal aprender como fazer tapioca recheada, cuscuz recheado e até snacks de batata doce para complementar a mesa?
Não perca tempo e confira as receitas super práticas como bolo de liquidificador e bolinhos de batatas e muito mais.
Acompanhe também nossas redes sociais e não perca as novidades da culinária.
Até a próxima!