Tipos de grama perfeitos para o seu jardim

33

Quando se trata de planejar o jardim dos sonhos, a escolha certa dos tipos de grama que você pode utilizar é fundamental. A grama não desempenha apenas um papel estético, mas também permite que o solo se mantenha permeável, além de ser um item de jardim com fácil manutenção e adaptação às condições climáticas do local.

Pode não parecer, mas a variedade dos tipos de grama que temos no mercado é enorme e, por isso, pode ser difícil saber por onde começar. Mas preparamos esse conteúdo bem completo, onde abordamos os principais tipos de grama e onde podem ser utilizados, para te ajudar a tomar uma decisão importante e agregar mais beleza ao seu jardim.

Vamos lá!

Tipos de grama

Grama bermudas (Cynodon dactylon)

Dentre os tipos de grama, a grama bermudas é uma escolha muito popular para jardins residenciais devido à sua resistência ao calor e a climas mais secos. Ela forma um tapete denso, resistente e com tom de verde mais escuro.

Além disso, este tipo de grama exige pouca manutenção e tem potencial para restaurar um solo danificado. Portanto, se você mora em uma região com clima quente, a grama bermudas é uma boa opção para a sua casa.

Grama bermudas

Grama São Carlos (Axonopus affinis)

A grama São Carlos, também chamada de grama tapete ou grama sempre verde, é famosa por sua capacidade de se desenvolver bem em áreas sombreadas. Isso a torna uma boa escolha para jardins que recebem menos incidência de luz solar. Além disso, requer pouca manutenção.

Desta forma, este tipo de grama não é indicado para locais com tráfego intenso ou para a prática de esportes. Entretanto, como ela se recupera bem de escoriações, se torna ideal para jardins residenciais onde brincam animais de estimação.

Grama São Carlos

Grama esmeralda (Zoysia japonica)

A grama esmeralda é um dos tipos de grama de origem Asiática mais populares no Brasil. Ela possui folhas finas, lisas e sem pelagem. Esta espécie apresenta um crescimento lento, o que facilita a manutenção e a frequência de podas nos jardins.

Sendo assim, é ideal para regiões de clima quente, pois suas folhas possuem uma excelente tolerância a luz direta do sol e não precisam de muita água para se desenvolver e sobreviver.

Grama esmeralda

Grama esmeralda imperial (Zoysia spp.)

A grama esmeralda imperial, também conhecida como grama zoysia, é nativa da Ásia e se tornou popular por ter uma espessura mais fina e densa e também pela sua capacidade de se recuperar rapidamente após um pisoteio ou dias de tráfego frequente.

Este tipo de grama também é uma opção bem resistente a um clima quente e seco e, além disso, como ela não cresce muito, por consequência não precisa de podas frequentes, se tornando uma opção bem prática para manter.

Grama esmeralda imperial

Grama Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum)

Também conhecida como grama inglesa, a grama santo agostinho, além de ser uma opção ótima para jardins ornamentais, formando gramados bem densos, ela se adapta bem em áreas de sombra.

Para conservá-la bonita, a sua manutenção deve ser feita sempre que sua folhagem atingir 3cm de altura. Este tipo de grama é contraindicado para locais muito frios, entretanto é bem resistente à locais com solo mais salinizado.

Grama Santo Agostinho

Grama Bahia (Paspalum notatum)

A grama Bahia é também conhecida por grama batatais, grama forquilha e entre outros. Se tornou popular por sua capacidade de se adaptar a solos pobres e secos. Antes era utilizada como pasto, mas hoje ela se tornou uma escolha econômica para áreas onde a chuva é mais rara.

Entretanto, seu crescimento é mais lento, por isso, pode levar mais tempo para estabelecer um gramado denso e bonito.

Grama batatais

Grama sintética

O tipo de grama sintética é um produto feito por fibra artificial, que imita os gramados naturais. São opções ideais para quem deseja ter um toque de verde no seu jardim, mas sem manutenção alguma.

Portanto, a grama sintética tem durabilidade aproximada de 5 anos e pode ser exposta as intempéries.

Uma dica: molhe seu gramado sintético e assim aumentará a durabilidade do material. Mas se liga, se o piso por baixo do gramado empossar, sua grama sintética também vai empossar, por isso é importante adotar estratégias de escoamento no local de aplicação deste tipo de grama.

Grama sintética

Qual o tipo de grama mais usado?

A grama esmeralda é o tipo de grama mais utilizado no Brasil. Por ter uma aparência mais delicada, custo-benefício acessível e fácil manutenção, além de se adaptar muito bem ao clima do país, ela é a opção mais querida dos paisagistas.

Dicas para ter uma grama saudável

Pet brincando com bola de tênis no gramado

Ao escolher os tipos de grama para o seu jardim, considere o clima local, o tipo de solo, a quantidade de luz solar, o uso que você pretende ter sobre ela e a disponibilidade de irrigação.

Pois, como vimos, cada tipo de grama tem suas características e a escolha certa vai fazer toda a diferença na estética, desenvolvimento e facilidade de manutenção do seu gramado.

Lembre-se sempre de que a manutenção adequada tem um papel importante na saúde do seu gramado, independentemente do tipo escolhido. Portanto, informe-se e mantenha uma frequência de cuidados para garantir que seu jardim se desenvolva por bastante tempo.

Com o conhecimento adequado sobre tipos de grama e suas aplicações, você está pronto para manter de um lindo gramado em casa. Faça a escolha certa e aproveite ao máximo o seu espaço.

E se você deseja conhecer um pouco mais sobre o universo do paisagismo, você com certeza vai querer aprender sobre jardim vertical para ambientes internos, então não deixa de conferir.

Gostou desse conteúdo? Então compartilha com seus amigos e não esquece de nos acompanhar nas redes sociais @casaeculinariaoficial.

Junte-se à conversa

  1. A rainha das gramas é a oxanonopus cumpresos conhecida por grama brasileira da Gramigreen
    De baixa manutenção, suave ao toque, bonita cor, resistente a prragas…

  2. Linda demais a axonopus cumpresos!!! Bem conhecida como Grama São Carlos aqui no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Like
Close
Casa e Culinária feito com . © Copyright 2023-2024. Todos os direitos reservados.
Close