A flor-de-maio é uma planta nativa das florestas tropicais do Sudeste e do Nordeste brasileiro. Ela faz parte da família dos cactos e é uma planta epífita, isso significa que quando ela está na natureza costuma crescer sobre os troncos das árvores, mas sem prejudicá-las.

A flor-de-maio tem uma estrutura em formato de gominhos e nas pontas desemboca em flores, normalmente de cor rosa, branca ou vermelha. Ela pode ser cultivada em casa sem complicações. E seguindo algumas dicas e truques simples, é uma planta fácil de cuidar.

Um vaso de flor-de-maio é uma boa escolha para quem quer trazer um pouco de cor e vida para a decoração do ambiente.

Quer saber como cultivá-la? Veja a seguir algumas dicas.

Solo apropriado

Para que possa se desenvolver, a flor-de-maio deve ser plantada em um solo bem drenado e levemente ácido. Para isso, uma sugestão é usar no solo um preparo específico para cactos. Dessa forma, é possível encontrar o equilíbrio certo para que sua planta possa florescer.

Outra recomendação é aplicar fertilizante a cada duas semanas, como forma de incentivar a floração.

Umidade adequada

A flor-de-maio é uma planta que gosta de altos níveis de umidade. Por isso, uma recomendação é borrifá-la com frequência, principalmente nos meses de inverno, quando o ar tende a ficar mais seco.

Outra sugestão, é deixar a flor-de-maio na cozinha ou no banheiro. Esses cômodos são ambientes com alta umidade e, por isso, podem colaborar para o bom desenvolvimento da planta.

Frequência da rega

O excesso de água é um dos maiores inimigos da flor-de-maio, prejudicando as raízes da planta e a matando rapidamente. Por isso, a frequência de rega para essa espécie é a cada 15 dias no verão e somente uma vez por mês no inverno.

Quando for regar, verifique se o solo está bem seco. Nesse momento, uma boa dica é usar um lápis para testar o nível de umidade, garantindo que, pelo menos, os 5 centímetros superiores da terra estejam completamente secos.

Outra recomendação é arejar o solo, para permitir uma distribuição uniforme dos nutrientes.

Iluminação necessária

Na natureza, a flor-de-maio cresce nos troncos das árvores e, portanto, recebe luz filtrada pelas copas. Dessa maneira, nos ambientes domésticos, o mais adequado para a flor-de-maio é que ela receba luz indireta.

É fundamental evitar a exposição direta ao sol forte, especialmente nas horas mais quentes do dia, pois isso pode causar queimaduras nas folhas. Para ambientes internos, uma boa sugestão é colocar a flor-de-maio em um parapeito de janela voltado para leste ou oeste, onde a planta receba luz indireta.

Alterne a posição do vaso

Para garantir que todos os lados da planta recebam uma quantidade semelhante de luz, lembre-se de girar o vaso com regularidade. Essa prática vai ajudar a estabelecer um padrão de crescimento uniforme.

Outra sugestão para auxiliar no crescimento completo da flor-de-maio é plantá-la em vasos suspensos, estimulando um desenvolvimento saudável e homogêneo.

Problemas comuns

Apesar de ser fácil de cuidar, a flor-de-maio pode apresentar alguns problemas. A maioria tem soluções simples.

Veja abaixo alguns exemplos:

  1. Queda dos botões de flores: pode acontecer por conta de mudanças repentinas de temperatura e também por excesso de água. Busque manter a planta em local adequado e sempre confira o nível de umidade do solo antes de regar.
  2. Caules murchos: pode ocorrer por iluminação ou rega feitas de maneira incorreta. Para que a planta se recupere, reajuste a quantidade de luz e água.
  3. Descoloração: acontece quando a planta é exposta a muita luz. Para evitar esse problema, lembre-se que a flor-de-maio gosta de receber luz parcial e indireta.

Está pensando em cultivar uma flor-de-maio?

Apostar em um vaso de flor-de-maio é uma ótima opção para decorar um ambiente, não acha? Além de trazer um pouco de cor e vida para o espaço, é uma planta prática para cultivar em casa, não apresentando tantas dificuldades ou complicações. E agora você já sabe muito bem como cuidar e o que fazer quando acontecer algum problema. Tá esperando o que para ir atrás da sua?

Ah, e para ver outras ideias de plantinhas para alegrar sua casa com praticidade, clique aqui e confira esse post com tendências de cactos para a decoração de interiores.