A etiqueta à mesa é um conjunto de regras e comportamentos que devem ser seguidos durante uma refeição para demonstrar respeito e evitar complicações. Sabe-se que desde as primeiras grandes civilizações exigia-se um tipo de conduta durante as refeições, porém, foi durante o Renascimento na França que esta prática se popularizou. Mas afinal, se fazemos parte da sociedade atual e não somos franceses, por que é uma boa ideia tentar aprender tais costumes?
Bem, a resposta é mais simples do que parece! Certamente, a maioria das refeições que participamos, por estarmos em família ou entre amigos, dispensam qualquer regra, porém, é provável que você já tenha se apertado durante algum encontro mais formal. Por isso, conhecer pelo menos o básico de etiqueta ajuda a evitar qualquer constrangimento. E claro, mostra que você é uma pessoa muito educada que se preocupa com o bem-estar dos outros presentes.
Nesse sentido, essas regras não servem para você fingir ser de uma classe social que não é, como algumas pessoas pensam. Muito pelo contrário, elas auxiliam para que você se adapte em todos os tipos de ambiente, sempre de maneira respeitosa.
Então, para te guiar por esse caminho, o Casa e Culinária separou 15 regras fundamentais para aprender de uma vez por todas sobre etiqueta à mesa! Vamos conferir?
Use os utensílios conforme a etiqueta à mesa sugere
Ordem dos componentes da mesa
Para começar, algo que muita gente costuma confundir são a ordem dos talheres. Isso porque, a maioria das mesas postas em eventos formais contam com uma grande quantidade desses itens dispostos. Porém, não precisa se preocupar, a ordem é algo bem simples de aprender.
Portanto, você só precisa se preocupar em utilizar sempre os talheres de fora para dentro. Isto é, comece pelos que estão mais distantes do prato, até chegar nos que estão mais próximos, conforme o cardápio vai sendo servido.
Logo, essa regra serve justamente para você não usar os mesmos talheres para todos os pratos servidos durante a refeição, que costuma se dividir em entrada, prato principal e sobremesa. Fácil, não é?
Como você deve arrumar a mesa:
- Souplat, prato raso, prato de sopa e, um pouco acima, à esquerda, prato para pão.
- Talheres (da direita para a esquerda): colher de sopa, faca de peixe e faca de carne;
(da esquerda para a direita): garfo de peixe e garfo para carne;
(parte superior do prato): garfo de sobremesa virado para a direita, em seguida, colher de sobremesa virada para a esquerda. - Guardanapos: à esquerda dos garfos, mas não tem problema se em sua mesa só couber ou ficar melhor posicionado se estiver à direita;
- Copos (da esquerda para a direita, acima das facas): água, champanhe, vinho tinto e vinho branco.
Cada talher e sua função
Ainda sobre talheres, ressaltamos o assunto de cima, uma vez que você não deverá utilizar a faca de salada para cortar uma carne no seu prato principal, ou vice-versa. Afinal, tanto o tamanho quanto a afiação de cada talher foi desenvolvido pensando no seu próprio uso.
Isso também vale no sentido de que, os garfos sempre irão servir para alimentos sólidos, enquanto as colheres, para alimentos líquidos.
Ainda assim, nem sempre é fácil identificar qual talher serve para o que, já que são pequenas coisas que mudam entre, por exemplo, um garfo de peixe e um para carne. Então, uma dica para não errar quando esquecer a função de cada talher é lembrar de seguir sempre a ordem correta, assim não tem erro!
Evite desordem e sujeira à mesa
Conforme o menu de comidas vai mudando, lembre-se de manter a mesa, o seu prato e os seus talheres bem organizados e limpos. Isto é, caso o mesmo talher sirva para mais de um prato, pode existir um descanso de talher do lado direito, onde você pode apoiá-los durante a troca de pratos. E ao terminar sua refeição, deixe os talheres dentro do prato, nunca em cima da mesa.
Quanto aos guardanapos usados, ao finalizar, deixe-os ao lado do prato, preferencialmente do lado esquerdo e nunca dentro do prato.
E nada de empilhar os pratos sujos dos outros convidados, viu? Mesmo que isso seja o costume de algumas pessoas na sua própria casa ou em restaurantes, pensando em ajudar os garçons, não é algo tão apropriado para eventos formais. Espere alguém do serviço retirar para você.
Não esqueça das taças
Quando comparamos a variedade de talheres com a de taças, parece besteira pensar em errar o uso de algo tão simples, afinal, a quantidade é bem menor. Porém, saiba que até mesmo aqueles que já conhecem a etiqueta à mesa esquecem dessa pequena regra e acabam utilizando suas taças da maneira errada.
Dependendo do tipo do evento que você está frequentando, isso pode mudar, mas tenha em mente que as taças costumam variar entre cinco tipos: para água, para vinho branco, para vinho tinto, para suco ou refrigerante e para champanhe. Você pode identificá-las-las em sequência na imagem abaixo. Para saber diferenciar, preste atenção nos tamanhos e na ordem.
Saiba usar os pratos corretamente na etiqueta à mesa
O último utensílio que vamos comentar é talvez, o mais importante de todos: o prato. Afinal, é ali que todas as refeições irão acontecer! Nesse sentido, entenda que na sua mesa pode haver pelo menos 4 tipos de pratos diferentes, sendo que cada um serve para um tipo específico de comida ou etapa da refeição.
Dessa maneira, os mais utilizados são o prato raso e o fundo, que costumam estar em cima de um sousplat, posicionados por ordem do menu. Enquanto o prato raso serve para comidas sólidas, o fundo é para os líquidos.
Ademais, você também pode encontrar o prato de pão, que fica logo ao lado esquerdo dos outros. Já o de sobremesa, utiliza-se apenas ao final das refeições.
A etiqueta à mesa ensina a comer cada tipo de comida
Sopas
Quem é que nunca levantou o prato de sopa e colocou na boca para tomar o restinho do caldo? Pois é, na etiqueta de mesa, isso só será aceito se for alguma prática na cultura do evento, como é o caso de refeições orientais. Senão, isso será visto como um grande desrespeito.
Então, a maneira correta de aproveitar toda a sopa do seu prato, é incliná-lo levemente, para conseguir pegar com a colher.
Aliás, também não esqueça de evitar barulhos excessivos enquanto se delicia com a sua sopa, pois isso também é um sinal de falta de educação, seus barulhos podem incomodar bastante as pessoas que estão dividindo a mesa com você, então pense nos outros.
Carnes
As pessoas devem redobrar a atenção ao desfrutar de suas refeições com carnes, uma vez que sabemos que são a parte favorita de muitos. Portanto, ao consumir sua carne, evite cortar pedaços muito grandes para comer. Assim, você também não se suja e corre menos risco de se engasgar.
Dependendo da carne que está sendo servida, ela pode vir acompanhada de um outro talher específico para lidar com os ossos, como uma pinça. Logo, nada de pegar aquele pedacinho de costela com as mãos, ao menos que seja um costume local e aceito por todos, pois esta prática pode acabar sujando diversos itens da mesa ao mesmo tempo.
Atenção nas quantidades e bons modos na etiqueta à mesa
Certamente, as refeições muitas vezes são vistas como um momento de lazer, onde você se senta à mesa para desfrutar de um bom prato, com tudo que se tem direito. Entretanto, quando estamos falando de um jantar ou almoço mais formal, lembre-se de tomar cuidado com os exageros.
Logo, na hora de se servir, tente colocar no prato apenas o que vai comer naquele momento, pensando se haverá algo a mais para servir depois. Afinal, não há nada melhor do que conseguir aproveitar um pouquinho de tudo que se tem na mesa!
Aliás, mesmo que você goste muito do que está sendo servido, evite colocar uma grande quantidade ou raspar o prato sem deixar um pouco daquela opção para os companheiros de refeição ou também repetir muitas vezes.
Frutos do mar
Os frutos do mar costumam ser o tipo de comida que mais gera confusões na mesa. Isso porque, nem todo mundo está habituado a comer algo muito diferente de um peixe, como é o caso de moluscos, ostras e mariscos. Por isso, redobre a atenção para saber como agir nesses momentos.
Assim como as carnes, conforme o tipo do fruto do mar, alguns outros talheres irão ser acrescentados na mesa, para facilitar a refeição, como garfos e facas específicas. Em alguns casos, talvez você precise utilizar a mão, então lembre-se que o guardanapo é seu melhor amigo.
Massas
Na hora de comer massas, além de uma mistura de tudo que você viu até agora, tenha em mente duas regras importantíssimas. Primeiro, de maneira alguma, utilize a faca para cortar a massa, além de ser algo desrespeitoso em algumas culturas, você aproveitará muito menos a degustação.
E em segundo lugar, lembre-se que a maneira correta de colocar a massa no garfo é a enrolando no mesmo, com o auxílio da colher ou faca se for preciso. Dessa maneira, você consegue comer sem fazer bagunça e espirrar molho por aí!
Sobremesas
A hora da sobremesa normalmente é a mais divertida em um jantar formal. É o momento em que os convidados já estão mais relaxados, já conversaram bastante e agora irão saborear um delicioso doce para fechar o menu.
E para o tão aguardado momento da sobremesa, devemos utilizar os talheres que estarão dispostos na parte superior do prato. Devem estar disponíveis uma colher e/ou um garfo virados para a direita e uma faca virada para a esquerda.
A sobremesa tanto pode ser servida em taças ou pratos individuais como em uma travessa onde cada um irá retirar sua porção, neste caso lembre-se sempre de não exagerar na sua para que todos consigam saborear um pouco e caso sobre depois de todos estarem servidos, não é pecado repetir sem exageros.
Cuidados com o comportamento na etiqueta à mesa
Conversas
Além de talheres e comidas, cuidados com o seu comportamento não podem ser deixados de lado para uma boa etiqueta à mesa. Então, para começar esse assunto, vamos falar sobre conversas. Isto é, enquanto estiver em qualquer tipo de evento, seja os formais ou mais informais, evite falar muito alto e começar discussões desagradáveis.
Já no caso da conversa entre os outros convidados, sempre demonstre interesse e interaja conforme necessário, medindo suas palavras de maneira educada, sem palavrões ou termos vulgares. Além disso, nunca interrompa ou fale por cima de alguém.
Postura e gestos
Quando pensamos em etiqueta, logo nos vem à mente que não devemos colocar os cotovelos sob a mesa. Pois é, apesar de parecer algo básico e comum, é um grande sinal de respeito, o que evita que você invada o espaço de quem está ao seu lado.
Agora, quanto a sua postura, mesmo que seja difícil, tente permanecer ereto e confortável, sem estar relaxado ou despojado de mais na cadeira. E se precisar se retirar da mesa, não esqueça de pedir licença e sair sem pressa.
Enquanto estiver conversando, experimente não gesticular tanto, para não distrair os convidados de suas refeições ou acabar derrubando um item da mesa e causar um estrago.
Aguarde o anfitrião
Ao estar no lugar de convidado em um almoço ou jantar formal, a regra é clara: sempre aguarde pelo seu anfitrião. Isso vale tanto para se sentar à mesa, ou servir a sua comida. Afinal, se você estivesse no lugar dele, iria gostar de ser recebido da mesma maneira.
Isso porque, segundo as normas de etiqueta à mesa, esse comportamento que parece besteira, demonstra a sua consideração pela pessoa que te convidou e organizou todo aquele evento para você. Logo, veja seu anfitrião como uma figura central, que irá te guiar pelo resto dos acontecimentos.
Higiene
Sem dúvidas, talvez uma das regras mais fundamentais de etiqueta quanto ao comportamento de alguém, é a atenção com a sua higiene. Isto é, antes de iniciar a refeição, lave bem as suas mãos. E enquanto estiver comendo, tome cuidado para não se sujar excessivamente, ou sujar a própria mesa.
Por isso também, nunca fale com a boca cheia, e lembre-se de cobri-la ao espirrar ou tossir. Caso você acabe se sujando com a comida, não passe suas mãos ou boca na toalha da mesa, nem toque nos cabelos, rosto ou outras partes do corpo. Nessas situações, use o guardanapo, ou retire-se para o banheiro.
Respeito é tudo na etiqueta à mesa
Por último, mas não menos importante, ressaltamos que tudo gira em torno do respeito na etiqueta à mesa. Então, mesmo que não esteja relacionado diretamente ao seu comportamento na mesa, chegue no horário do evento, e ao chegar, cumprimente todos ao seu redor.
Ademais, o respeito também vale para a comida! Isto é, evite brincar ou criticar com os pratos servidos, e não deixe de agradecer ao serviço dos garçons e do anfitrião.
Considerações finais
Por fim, você com certeza está pronto para participar de qualquer evento, seja formal ou casual, e garantir um belo comportamento conforme as regras de etiqueta à mesa.
Uma regra básica de etiqueta, e não menos importante, é interessante que seja mencionada, como por exemplo, ao receber em sua casa organize os convidados da seguinte maneira:
- O anfitrião e a anfitriã deverão sentar-se à cabeceira da mesa;
- O convidado de honra ficará sempre à direita da anfitriã e a convidada, à direita do anfitrião.
- Para que as pessoas fiquem entrosadas, os outros casais deverão ficar separados, tendo-se o cuidado de colocar próximas as pessoas que tenham alguma afinidade.
Vale lembrar que as regras e dicas que citamos aqui, costumam ser usadas na maioria dos ambientes e culturas. Mas ainda assim, é fundamental sempre observar e se informar se há alguma outra conduta específica que o evento ou encontro espera que você siga, assim você não se surpreende e consegue manter a elegância e o respeito pelo grupo.
Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário bem legal aqui embaixo, nós iremos adorar saber sua opinião sobre etiqueta à mesa!
Até a próxima!
0 Comentários